SEO para YouTube – Dicas Matadoras para Otimizar Seus Vídeos

Como colocar seus vídeos na primeira página com SEO para YouTube

Uma estratégia que vem registrando o maior crescimento nos últimos anos, levando a todo tipo de pessoas dos variados gostos uma mensagem ou ensinamento, se chama Vídeo Marketing, unida com as técnicas de SEO para YouTube, isto mesmo, pessoas ao redor de todo o mundo estão usando o YouTube ou outra plataforma de vídeos para postar seus vídeos com temas variados e ganhar dinheiro com ele.

Em meados de 2015, o YouTube tinha cerca de um bilhão de usuários (Isto era quase um terço dos usuários da Internet) e a cada minuto, isto mesmo, a cada minuto cerca de 300 horas de novíssimos conteúdos eram enviados para a rede.

São muitos vídeos e uma quantidade maior ainda de pessoas assistindo milhões de horas de vídeos no YouTube e gerando milhões, aliás, bilhões de visualizações e renda constante.

Um detalhe muito importante é que as visualizações dos vídeos no YouTube são feitas através de dispositivos móveis, dura em torno de 40 minutos e tem um crescimento de mais de 50% ao ano.

O número de horas gastas por pessoas assistindo vídeos através dos dispositivos móveis também cresce, e, de acordo com as estatísticas do YouTube, 100% ao ano.

Já deu para perceber a importância de você aplicar em seus vídeos no YouTube as técnicas que vamos ensinar aqui sobre SEO para YouTube, certo?!

Esteja na frente da concorrência, se torne um modelo para sua audiência, mostre para eles que você pode ajuda-los de alguma forma, leve a sua mensagem ao máximo de pessoas usando as técnicas de SEO para YouTube que vou te mostrar abaixo.

Você ainda não tem um canal de vídeos no YouTube? Então espere um momento e não continue a ler o restante desta postagem sobre SEO para YouTube e clique no link abaixo para aprender e aplicar outra dica de como criar o seu canal de vídeos no YouTube e habilitar a monetização.

 

O que devo fazer no SEO para YouTube?

 

Planejar as palavras chaves previamente que contenham bons números de buscas e resultados de pesquisas e depois utilizar as técnicas de SEO para YouTube e melhorar o posicionamento.

 

#1 – Use a Palavra-chave no Título dos seus Vídeos para YouTube

seo-para-youtube-palavra-chave-titulo

Na prática de SEO para YouTube, você deve se certificar que suas palavras-chave ou keywords estejam inseridas no título do vídeo, ele é quem informará aos motores de busca qual o conteúdo está sendo abordado na sua mídia.

Estas palavras-chave devem refletir os interesses do seu público-alvo, estes termos devem coincidir com aqueles que a sua audiência está buscando.

Você deve usar a palavra-chave no nome do arquivo que será enviado ao seu canal.

 

Lembre-se que o título do seu vídeo no YouTube não é definitivo e vale a pena você fazer alguns testes de conversão.

Separe as palavras-chave relacionadas com o seu vídeo e use-as da melhor forma possível, tente novas possibilidades, mas não repita as mesmas palavras-chave, pois, isto não vai te ajudar a ranquear melhor.

Uma outra dica interessante de SEO para YouTube é inserir as palavras ou a palavra-chave no arquivo da miniatura também ajudará no processo de ranqueamento.

 

#2 – Insira as Palavras-chave na Descrição

 

Neste campo chamado de Descrição, você possui um espaço de até 5000 caracteres onde poderá criar uma breve descrição mostrando sobre o que se trata o seu vídeo, inserir informações adicionais e também os links citados no vídeo, se caso o fez.

No SEO para YouTube, uma boa prática seria ,usar as outras palavras-chave referentes ao seu conteúdo neste espaço, mas de forma discriminada e sensata, sem ficar repetindo diversas vezes, a não ser que precise, é claro, porque isso pode ser considerado como prática de SPAM pelo YouTube e com certeza será punido por isso.
seo-para-youtube-palavra-chave-descricao

#3 – As Tags são Essenciais para os Indexadores

 

Está percebendo que no SEO para YouTube tudo está baseado em palavras-chave, da mesma forma que no SEO para Blogs?

Neste campo você utilizará as palavras-chave escolhidas para o ranqueamento do seu vídeo.

Você vai ser informado por ai que pode usar quantas palavras-chave quiser, mas não é bem assim.

Nas boas práticas de SEO para YouTube referente as Tags, nos é informado que temos cerca de 120 caracteres no total contando com os espaços, o que dá uma média de 15 palavras.

Se caso você ultrapassar, ele mostrará uma mensagem logo acima: “As suas tags são muito longas” e você deve retirar algumas.

Para não ter problemas com isso, escolha as palavras-chave que quer ranquear o seu vídeo, cole num arquivo de texto separadas por vírgula, depois acesse o contador de caracteres WebXtool e cole seu arquivo. Ele lhe dirá a quantidade de caracteres usadas.

Você pode inserir a sua frase chave ou o seu título como se fosse uma tag, mas use-a sem aspas, pois, isto pode aumentar as suas chances dos buscadores acharem o seu conteúdo dentro de mercados que você nunca chegou a nem sequer, pensar.

Caso use a sua frase chave, que ela tenha entre 3 a 4 palavras apenas.

seo-para-youtube-tags

Ainda não sabe quais as Tags ou palavras-chave (keywords) vai inserir no seu vídeo?

Tem um outro vídeo ensinando como você pode descobrir e utilizar as Tags de outros grandes canais, ou seja, usar as mesmas palavras-chave dos vídeos que possuem o mesmo assunto que o seu e que já se encontram na primeira página das buscas do YouTube.

Mas, somente copiar as Tags dos outros canais não vai fazer com que você chegue a primeira página, pois, temos que levar em consideração uma quantidade de fatores que informarei neste post.

 

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Marketing e Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

#4 – Posicionar melhor os seus vídeos através de link building e palavras-chave específicas

 

SEO para YouTube - link-building

Quer ranquear uma palavra-chave particular? Então o que você precisa de fazer é conseguir links externos.

Esta técnica também chamada de Link Building ou Backlink é um fator primordial caso queira ranquear com uma palavra-chave especifica como por exemplo: “bolo de chocolate”.

 

Você terá de trabalhar bastante para obter backlinks relevantes para os seus vídeos, mas tenho certeza que se direcionar para as pessoas certas do seu próprio nicho e tiver um conteúdo de real qualidade, logo logo terá mais relevância e acessos para o mesmo.

Você também poderá e deverá usar as suas redes sociais e os grupos para compartilhar o seu conteúdo, mas novamente, sem fazer SPAM ok.

 

#5 – Tempo de Visualização  – Um dos Grandes Fatores de Ranqueamento

 

SEO-para-YouTube - Tempo de Visualizacao

Independente que você faça todo o processo de SEO para YouTube, o tempo de visualização dos seus vídeos é o que importa, bem mais que os likes em um vídeo.

Para o YouTube, o conteúdo é o que importa, pois, ele engaja o seu público e faz com que ele queira assistir este, o próximo e assim por diante.

Desta forma, quanto mais tempo você conseguir segurar a atenção do seu público-alvo, mais tempo ele passará assistindo e melhor o seu vídeo será ranqueado.

Aqui você pode utilizar a estratégia da teia de vídeos, que consiste em adicionar os vídeos relacionados e complementares a aquele que está sendo visto no momento, como próximo da fila ou para os seus melhores vídeos, pois isto aumentará o tempo de visualização média dos seus vídeos.

#6 – Visualização Total do canal

 

A propaganda é a alma de qualquer negócio, ela traz resultados expressivos de forma rápida, então, aqui vão algumas práticas:

Embed (incorpore) seu vídeo em sites de grande tráfego, em seu blog, em um artigo em um Press Release ou nas suas newsletters.

Faça propaganda do seu canal e anuncie seus vídeos nas mídias sociais, sem fazer SPAM.

Use anúncios pagos como o Youtube Ads, Facebook Ads ou outra plataforma.

Alguns estudos mostram que nas segundas e terças-feiras os compartilhamentos são bem maiores, mas lógico que cabe a você fazer os seus testes.

Peça ao seu público para compartilhar seu vídeo através de anotações, descrição, no próprio vídeo e nos comentários.

Crie listas de reprodução adicionais e peça que os seus usuários adicionem seus vídeos na lista deles.

Se esforce para aumentar as visualizações do seu canal trocando títulos e testando, fazendo um novo lançamento na próxima semana, na segunda ou terça.

Use anotações para comentários e peça ao público para deixar um comentário no final.

Use o Yahoo Respostas para divulgar seu link respondendo a dúvidas relacionadas ao conteúdo do seu vídeo e coloque o link para complementar a sua resposta.

Utilize as categorias do Yahoo respostas (Computadores e Internet exclusiva para Youtubers)

 

 

#7 – Consiga mais Inscritos para o seu Canal

 

Inscreva-SEO-para-YouTube

Muitas pessoas sentem a necessidade de retribuir por aquilo que você está ensinando a elas, então, peça para estes visitantes que se inscrevam em seu canal.

Use um design que os faça se interessar pelo seu canal e encoraje-os se inscrever.

Utilize as anotações, a descrição e crie uma chamada para ação pedindo que eles se inscrevam

Seu conteúdo é realmente bom? Se preocupe em fazer um conteúdo de qualidade.

Apresente seu canal de forma única, por mais que tenham vários outros canais que falam sobre a mesma coisa, o mais certo é você criar uma identidade única.

Muitos falam que os agregadores de links são uma ótima estratégia para gerar mais visualizações e relevância para o seu canal, bem como seus vídeos, mas eu quero deixar um alerta em relação a esta estratégia:

Tomem muito cuidado ao usar esta técnica, pois, ao invés de ajudar, ela pode estar te prejudicando. Você pode saber mais no blog InvestidaBlog, onde tem um artigo muito interessante e que te mostra o porque dos agregadores de links ser uma estratégia que pode lhe prejudicar.

 

 

Conclusão

 

Dicas como estas estão ajudando cada vez mais pessoas a conquistarem ótimos posicionamentos dos seus vídeos, inscritos, likes e aumentando cada vez mais o tempo de visualização e relevância para seus vídeos.

Use e abuse destas estratégias de SEO para YouTube e caminhe adiante. Com certeza, em breve você estará monetizando o seu canal e sendo favorito para milhares de pessoas.

Se bilhões de pessoas estão assistindo vídeos no YouTube a cada dia, porque os seus vídeos também não podem ser vistos por milhares delas?!

Estas estratégias e muitas outras você pode adquirir no treinamento do YouTube 300

 

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre SEO para YouTube, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • seusvideos
  • o q Ed motta estâ fazendo atualmente youtube
  • o q Ed motta estâ fazendo atualmente yutube
  • o que significa ser uma pessoa sem identidade yoo resposta
  • repita não tem isso daqui mim no YouTube

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

9 Comentários

  1. Olha, o conteúdo deste artigo é muito bom! Mas, tenho que discordar de alguns pontos.

    Criar vários blogs novos só para divulgar seus vídeos é uma estratégia que dá muito trabalho e pouco resultado.

    É melhor criar conteúdo de qualidade e enviar o seu vídeo para influenciadores do seu nicho. E, se o conteúdo for realmente bom, você vai conseguir backlinks de qualidade.

    Também discordo com uso de agregadores de links, pois apesar de enviarem milhares de visitas, eles causam um grande estrago nos seus resultados. Eu falo justamente sobre isso num dos meus artigos.

    Espero que entenda o meu ponto de vista.

    Sucesso! 🙂

    • Matheus,

      obrigado pelo comentário, fico feliz e grato por compartilhar o seu ponto de vista conosco.

      Sucesso para você também.

      Gratidão

  2. Rob Carlos

    Baixar vídeos do youtube é bem legal.

  3. Rodinelson

    Bom, bom demais.

    • Rodinelson,

      obrigado pelo comentário. Fico feliz por saber que gostou do post.

      Abraços

  4. Gustavo Motta

    Outro grande post pessoal!! Um serviço que recomendo bastante para quem está começando no Marketing Digital é a plataforma VintePila.com

    3 seviços que já usei e recomento fortemente:
    – Logotipo: https://www.vintepila.com.br/servicos/criacao-de-logo/eu-vou-criar-um-logotipo-moderno-e-profissional/
    – Seo para Youtube: https://www.vintepila.com.br/servicos/marketing-digital/eu-vou-fazer-um-seo-matador-para-seus-videos/
    – Facebook Ads: https://www.vintepila.com.br/servicos/gerar-trafego/eu-vou-criar-anuncios-para-aumentar-seu-trafego-em-5x/

    Tem mais uma porrada de outros serviços lá =)

    Abraços!

    • Opa…Que bacana esta indicação Gustavo Motta.

      Obrigado por compartilhar e tenho certeza que diversos leitores aqui do blog procuram estes serviços.

      Sucesso

  5. Quero agradecer o artigo, pra mim que esta comecando agora, esta sendo muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *