O que são Testes A/B?

O que são Teste A/B?

Quer aprimorar os resultados do seu blog, gerar conversões e também aprender muito mais sobre os seus clientes? Os Testes A/B lhe permitirá alcançar  esta realidade, pois, eles consistem em testar duas versões de uma mesma página mostrando qual teve a maior taxa de conversões para uma meta estabelecida para o teste ou etapa do teste, quais as áreas mais exploradas pelos visitantes.

Porque fazer o teste A/B?

Porque você quer saber quais são as preferências do seu público alvo e quer ter muitas conversões. Você quer obter resultados e com eles, poder investir nas características que agradam o seu consumidor.

Testes A/B são mais simples de serem realizados;

Como o número de variações testadas é pequeno, não necessita de um grande volume de tráfego;

O resultado é obtido mais rapidamente devido ao número de variações testadas serem menores.

Pode também contemplar mudanças radicais no layout de uma página, e não apenas variações em elementos específicos dela.

O que você pode testar?

Quase tudo em seu site que afeta o comportamento do visitante pode ser testado. Se você pode mudá-lo, você pode testá-lo. Mas isso não significa que você deve necessariamente passar meses testando cada pequena coisa. Em vez disso, concentrar-se nas coisas que são mais propensos a ter um grande impacto e teste uma coisa de cada vez.

Você pode aplicar os testes A/B sejam numa nova página, Landing Pages, Squeeze Pages, anúncios no Facebook, anúncios no blog ou enviar um e-mail para sua lista, mas claro que os testes não se limitam a apenas estes itens. Estes que apresento abaixo são bons pontos de partida.

  •  Títulos (Headline)

Tamanho e tipo de letra, cor, tipo de informação, etc. (Este é um item de extrema importância por ser a primeira informação que seu visitante vê em seu site ou blog).

  •  Imagens

Com cor ou sem, uma imagem ou várias, pessoas ou produtos, homens ou mulheres, imagens diferentes e que causem impacto.

  •  Vídeo

Muito usado nos dias de hoje e podem aumentar muito as conversões.

Inicio automático ou clicar para dar play, Imagens junto com vídeo, Duração do vídeo (curto ou longo, falando ou apresentando slides).

  •  Conteúdo (Texto)

Vá direto ao assunto, saiba que a maioria das pessoas quando veem um texto muito grande, elas perdem a atenção, ficam com preguiça de ler e passam para o próximo site.  Caso o seu conteúdo seja extenso, utilize bullets points, destaques em negrito, imagens para não cansar o leitor e quebra de texto em parágrafos.

  • Formulários de e-mail

Na maioria dos blogs, senão em todos, você perceberá que as Landing Pages servem para capturar os e-mails dos visitantes oferecendo uma recompensa “isca digital”, por ele ter feito o cadastro. É sempre bom você pedir poucas informações neste formulário, normalmente somente o e-mail.

  • Chamada para botões de ação (CTA – call to action)

Esta é a sua chamada para ação, aqui é que gera sua conversão.

Podem conter alguns textos como: Comprar agora, Cadastrar, Receba Hoje, Inscrever, botões podem ser de diferentes tamanhos, cores, em lugares diferentes na página e ter um texto diferente.

  • Botões de mídia social

Posicionamento, tamanho e texto.

  • Cores

O seu visitante ficará muito a vontade e satisfeito de navegar em seu blog ou site se as cores se contrastarem.

Configurando um teste

 

  • Decida o que testar (Ex: Landing Pages)
  • Configure dois projetos que você deseja testar (a versão original com a nova modificada)
  • Não tenha medo de ser ousado e testar grandes mudanças para
  • Escolha uma ferramenta para executar seus testes ou trabalhar com uma companhia profissional especializado em testes

 

Ferramentas para testes A/B

Existem muitos softwares que permitem os testes A/B, mas a maioria é paga, porém, algumas permitem seu uso por um período de 30 dias grátis.

Listei apenas algumas ferramentas para os testes A/B, fique a vontade para navegar nestes sites e em outros encontrados nas buscas por “ferramentas testes AB” e escolha a que achar melhor.

 

Conclusão

O teste A/B pode ajudar muito no desempenho das suas páginas através de pequenas alterações que em uma primeira abordagem não parecem significativas, mas que aos olhos dos usuários, produzem uma experiência bem mais agradável de navegação.

Então, jamais deixe de testar, pois é daqui que saem os maiores resultados e conversões. Sabendo o que o seu visitante procura e precisa, você dará a ele a experiência que necessita a transformação que ele busca e em consequência disso aumentará a sua credibilidade no mercado.

Lembre-se que quanto mais tempo um visitante ficar em seu site ou blog, melhor será para você.

Neste post você aprendeu:

O que é Teste A/B?
Porque fazer o teste A/B?
O que você pode testar?
Configurando um teste
Ferramentas para testes A/B

Conhece mais algumas ferramentas e informações sobre Testes A/B? Deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências!

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