O que são mídias sociais?

O que são Mídias Sociais?

As Mídias Sociais são espaços onde as pessoas podem interagir entre si, obter informações do mundo inteiro, criar relacionamentos, compartilhar informações, dicas, links, textos, opiniões, áudios, fotos entre diversos outros conteúdos.

Como as mídias sociais tendem a focar 100% na comunicação e compartilhamento de conteúdo entre as pessoas, se torna algo que cria enormes oportunidades para grandes e pequenas empresas, profissionais autônomos, bem como para pessoas com uma ideia, uma opinião que pode gerar incríveis resultados.

Estas mídias possuem diversas formas de uso como, diversão, pesquisas de mercado, educação, vendas, indicações de produtos, geração de tráfego, distrações, relacionamentos e etc.

Alguns Tipos de Mídias Sociais

Como se trata de espaços onde as pessoas podem interagir entre si, alguns exemplos de mídias sociais seriam:

Microblogs – se trata de um tipo de blog que permite aos usuários publicar atualizações de texto, mas com restrições na quantidade de caracteres em suas comunicações (Ex: Twitter, Pownce).

Compartilhamento de fotos – não precisa nem dizer que o seu foco é o compartilhamento de fotos não é?! : )
(Ex: Flickr, Pinterest, Instagram, Zoomr, Picasa, Fotolog).

Compartilhamento de vídeos – os vídeos já são a maior parte do conteúdo consumido na Internet, eles são o presente do marketing de conteúdo. Pessoas adoram divulga-los para seus amigos quando são inspiradores, engraçados, bizarros ou informativos. (Ex: Youtube, Vimeo, Videolog, e Dailymotion)

Compartilhamento de áudios – compartilham arquivos de áudio entre usuários. (Ex: Itunes, LastFm e Podcast.net).

Livecasting ou transmissão ao vivo – permite transmitir streams de vídeo e áudio ao vivo na Internet (Ex: Juntin.Tv, Live365, Twitcam e ShoutCast).

Ferramentas tipo P2P (Peer-to-Peer – Ponto-a-Ponto) – são ferramentas que permitem a comunicação direta, pessoa a pessoa sem a necessidade de ter um servidor central, pois, cada um funciona como cliente e servidor ao mesmo tempo, permitindo o compartilhamento de serviços e dados. (Ex: Skype, WhatsApp)

Diferença entre mídias sociais e redes sociais

Enquanto as mídias sociais são as plataformas que usamos para nos comunicar e interagir com outras pessoas, as redes sociais como já diz o nome são redes que conectam grupos de pessoas ou amigos que se comunicam entre si de diversas formas através da plataforma escolhida.

É uma ótima maneira de nos socializarmos, seja para um bate-papo, marcar um encontro, reuniões, enfim, nas redes sociais mantemos contato com uma ou mais pessoas (sempre com mais pessoas para ser mais exato) por afinidade ou interesses mútuos.

 

Facebook Essencial - Camila Porto

 

 

Dicas para estar sempre presente e gerar resultados nas mídias sociais

Postar mensagens diferentes várias vezes ao dia – é muito importante que você esteja presente nos seus canais de comunicação e interagir com os seus amigos. Seja original e poste conteúdo próprio e de qualidade, faça posts direcionados.

Seja pessoal com os seus contatos – Pessoas gostam de interagir com pessoas que tenham algo a acrescentar em suas vidas, então, trate os seus contatos como amigos.

Não faça posts aleatórios apenas para poder postar algo – é interessante criar um calendário de mensagens que você deseja compartilhar com antecedência, deixando espaço para algumas adições de última hora.

Não marque pessoas em fotos – uma prática que quase ninguém gosta quando foi feito aleatoriamente, o certo para fazer as marcações é quando você possui uma foto em que aquela pessoa está.

Preste atenção no que os seus contatos estão fazendo – esta prática lhe dá a oportunidade de obter informações valiosas sobre os seus amigos/clientes, o que estão interessados e como se comportam.
Monitorando os comentários dos seus contatos você poderá ver o que as pessoas pensam de sua marca, se está indo no caminho certo ou não.

Experimente segmentar os conteúdos em listas de indicação baseando-se no tópico e veja que tipo de conteúdo gera mais interesse. Isto fará com que você tenha novas ideias para produzis mais desse tipo de conteúdo.

Para medir as conversões, você pode se basear em diferentes promoções feitas em várias mídias sociais e, posteriormente, encontrar melhor modo para gerar receita.

Melhore o seu ranking – a técnica de SEO (Search Engine Optimization) é a melhor maneira de obter tráfego de qualidade dos buscadores, mas os requisitos para o sucesso mudam constantemente.

Antes achávamos que otimizar e atualizar o blog regularmente, garantir que os títulos, tags, meta-descrições e distribuição de links direcionando para o seu site era suficiente.

O Google e outros buscadores podem calcular os rankings baseando-se na sua presença nas mídias sociais, este é um fator significativo e importantíssimo nos dias de hoje, devido ao fato de que as marcas fortes quase sempre estão presentes usufruindo das mídias sociais.

Ser ativo em mídias sociais demonstra um “sinal de marca” para os buscadores, informa que a sua marca é legítima, credível e confiável.

 

Facebook Essencial - Camila Porto

Conclusão

 

Claro que existem muitos outros aspectos a serem descritos sobre as mídias sociais por se tratar de algo presente na vida de todos nós, onde expomos as nossas ideias e falamos da nossa vida pessoal.

O interessante de todas estas categorias de mídias sociais, é que elas possuem algo em comum que é a socialização. Em nenhuma delas o usuário está sozinho e de todas as formas ele se encontra interagindo com alguém.

Lembre-se que o Marketing de mídia social, se e quando bem feito, pode levar a mais visitantes, amigos, compartilhamentos, mais tráfego, mais credibilidade e autoridade, gera mais confiabilidade para sua marca e consequentemente mais conversões.

Aproveite estas ferramentas que facilitam a sua vida na hora de expandir as suas ideias impactando milhares de pessoas com algo que seja valioso e de qualidade para suas vidas.

Faça a diferença, pois o nosso mundo precisa disso!
Neste post você aprendeu:

O que são mídias sociais
Alguns tipos de mídias sociais
Diferença entre mídias sociais e redes sociais
Dicas para estar sempre presente e gerar resultados nas mídias sociais
• Postar mensagens diferentes várias vezes ao dia
• Seja pessoas com seus contatos
• Não faça posts aleatórios apenas para poder postar algo
• Não marque pessoas em fotos
• Preste atenção no que os seus contatos estão fazendo
• Melhore o seu ranking

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre o que são as mídias sociais, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *