O que são Landing Pages e Squeeze Pages?

Você sabia que uma boa lista de e-mails responsiva é o seu maior ativo no meio digital? Por isso que atualmente um dos recursos mais usados no mercado digital, que serve para capturar contatos e construir lista, são as landing page e squeeze pages que são colocadas em locais estratégicos do site/blog.

Com certeza você deve estar se perguntando o que seriam estas landing pages e squeeze pages, não é?

Criei este post para que você possa entender melhor a natureza destes termos. Então vamos lá!

 

O que é uma Landing Page?

 

Vamos imaginar que você fez uma pesquisa no buscador de sua preferência por “Promoção de Ultrabook”, vai aparecer diversos links contendo o resultado de sua pesquisa, mas nem todos os links te levarão ao produto desejado.

Vários links te levam a página inicial (Home) de um site onde você deve procurar o produto desejado novamente, e no final das contas você acaba não encontrando ou ficando chateado porque o site não te entregou somente aquilo que desejava.

Mas voltando a sua pesquisa, você entra em outro link que leva diretamente ao conteúdo buscado e esta página contém uma breve descrição sobre o produto e um botão para ação (Comprar). Assim que clicar neste botão você será redirecionado a página com as informações completas e opções para compra do produto.

A página que você entrou e correspondeu as suas expectativas te convencendo a efetuar a ação pretendida é chamada de Landing Page que por definição é uma página de entrada focada apenas no objetivo da campanha.

 

Para que serve uma Landing Page?

 

Sua finalidade é dar aos visitantes o que eles estão procurando imediatamente ao entrar no seu blog/site. As Landing Pages aumentam o número de visitantes e ajudam o blog/site a obter melhores estatísticas no ranking do Google por ser páginas que possui alta visitação em curto espaço de tempo.

 

Como posso usar as Landing Pages no meu Blog?

 

Como parte fundamental para uma estratégia de marketing, a Landing Page por ser uma página sem distrações, pode ser usada em seu blog com o único objetivo de converter o maior número de visitantes em leads (registro de pessoas através do seu e-mail) coletando informações sobre eles, principalmente o e-mail que posteriormente será usado para direcionar novas campanhas.

Optar pelo simples e direto quando criar as suas Landing Pages para converter visitantes em leads é algo muito importante. Foi comprovado psicologicamente que quando pedimos várias informações a um visitante este acaba não escolhendo nenhuma. Faça formulários com no máximo duas opções, nome e e-mail.

Como a sua Landing Page irá conter um formulário pedindo algo para o seu visitante, nada melhor do que dar algo em troca para que seja muito mais fácil obter os dados que você deseja, pode ser um E-book, Registro para um Webnário, uma consultoria, um cupom de desconto, uma vídeo-aula grátis, uma notificação do lançamento de um produto, lembrando que sempre devemos dar algo de valor e que cause transformação na vida do seu visitante.

 

Algumas dicas para configuração de suas Landing Pages

 

Sua proposta deve estar bem clara, informe sobre o que é que está sendo abordado, pois isto é o que vai atrair o interesse do visitante.

Use Call to Action (CTA) ou Chamada para Ação. Utilizando o CTA dentro de um botão deixando claro para o usuário a ação que ele deve tomar como “Baixar E-book”, “Cadastrar”, “Clique Aqui”.


Botão de chamada para acao Landing Pages e Squeeze Pages

Escolha um Layout claro e leve para que o visitante se sinta a vontade para localizar e navegar com facilidade.

Se exibir todas as informações que existem sobre o produto é possível que você não obtenha aquilo que deseja, então, seja objetivo.

Sabemos que os estímulos visuais ficam gravados em nossa memória, por isso, atrair a atenção dos visitantes utilizando recursos visuais é algo que converte muito bem. Onde você quer chamar atenção, use imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, rostos, setas e outras, como seu principal produto ou conteúdo de destaque.

Usado para otimizar as suas conversões, os Testes A/B é um meio de comparar alternativas antes de colocar no ar uma nova página do seu site ou blog, veicular anúncio ou disparar e-mail marketing com objetivo de entender qual a versão que dá mais resultado.

Landing Pages e Squeeze Pages otimizada

 

O que são e para que servem as Squeeze Pages?

 

Já entrou em algum site e antes de ver o seu conteúdo apareceu uma janela como se fosse um pop-up no meio da tela com um texto bem persuasivo e curioso, alguns pedindo para você “Curtir” sua FanPage no Facebook, texto contendo a promessa de receber algo (E-book, vídeo, etc), a maioria com um fundo de tela diferente e chamativo pedindo o seu e-mail?

Imagem de Landing Pages e Squeeze Pages

Uma página que libera o acesso ou lhe entrega o que é prometido somente depois de você ter inserido seu e-mail?

Com certeza você já passou por isso como eu! Então, quero que saiba que está é uma Squeeze Page e são páginas de captura com o único objetivo de capturar dados do visitante para construção de lista de e-mails de assinantes.

Listas estas que depois de um tempo percebemos que dedicamos uma grande quantidade de tempo e dinheiro para coletar e-mails e criar listas segmentadas que são consideradas a parte mais importante no meio digital para o marketing direto, pois, são usadas para enviar as suas campanhas.

 

Plugin SqueezeWP

Conclusão

 

Use estas técnicas de landing pages e squeeze pages para criar sua lista e fazê-la aumente a cada dia, mas use de forma sensata, pois, antes mesmo de ver o conteúdo que você tem disponibilizado, o visitante pode sair do seu site, talvez por achar abusivo, irreal ou que não seja algo que resolva aquele problema no qual ele se encontra.

Seja persuasivo e verdadeiro, jamais minta engane o seu leitor, pois, quando ele ver que o que você mostrou não tem nada de acordo com a realidade, você estará com um ponto negativo antes mesmo de começar.

 

Neste post você aprendeu:

O que é uma Landing Page?
Para que serve uma Landing Page?
Como posso usar as landing pages no meu Blog?
Algumas dicas para configuração de suas Landing Pages
O que são e para que servem as Squeeze Pages?

E você? Possui algumas dicas que podem ajudar a todos nós sobre landing pages e squeeze pages? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências!

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

3 Comentários

  1. Thanks , I have just been looking for information about this topic for ages and yours is the best I have discovered so far. But, what about the conclusion? Are you sure about the source?
    bracciali da uomo cartier http://www.liebenschmuck.de/it/

    Traduzindo…

    Obrigado, eu tenho procurado informações sobre este tópico a muito tempo e o seu é o melhor que descobri até agora. Mas, o que quis dizer na conclusão? Você tem certeza sobre a fonte?
    Pulseiras Masculinas Cartier

    • Prezado, muito obrigado pelo comentário a respeito das Landing Pages e Squeeze Pages.

      Seja o mais direto e realista possível, procure as palavras certas para o seu nicho de mercado, pense nas dores da sua persona, qual o problema dela e o que você pode fazer para ajudá-la e use isto em suas headlines.

      Tudo isto e muito mais os nossos amigos Copywriters estão nos dizendo a tempos, e para ajudar ainda mais , lhe indico ler o livro “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini

      Grato

  2. Pingback: Será que as pessoas se interessam pelo seu nicho? – Cursos de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *