O que é Marketing de Relacionamento Digital?

Marketing de relacionamento tem como objetivo o bom relacionamento com os clientes. Ele cria e mantém uma relação de confiança e credibilidade entre as partes e com esta integração, transforma visitantes em clientes fidelizados.

Sabemos que, a cada dia que passa, a informação se torna algo de grande valor, e tendemos a comprar de pessoas com quem temos um maior relacionamento, compramos de pessoas que confiamos.

Nós compramos algo para facilitar a nossa vida ou os processos de algo, que seja para causar a nossa transformação parcial ou completa em alguma área. Compramos informações que podem nos ajudar a ter aquilo que desejamos, para melhorar a sua vida, para resolver algum problema ou dificuldade.

Você já teve a experiência de estar navegando na Internet em busca de algo para resolver algum problema e em todos os sites que entra, as informações estão incompletas, incompreensíveis e sem relevância para o assunto?

Com certeza já deve ter se deparado com muitos destes fatores, e a primeira coisa que deve ter pensado seria algo assim: “Onde está a informação que preciso? Isto deve ser enganação.”, ou até coisas piores podem ter passado em sua mente.

Pensando nisso, temos sempre que nos perguntar antes de postar quaisquer informações para os leitores:

  • Será que este conteúdo será útil para as pessoas?
  • Ele possui a qualidade que eu gostaria de encontrar em uma informação?
  • Este conteúdo é realmente bom para que eu possa cobrar por ele?
  • O conteúdo que criou vai transformar e ajudar muito a vida de alguém?

Se as respostas forem positivas, você estará proporcionando para o seu cliente algo de muito valor e naturalmente criando um relacionamento forte de confiança e obtendo credibilidade, em você e no seu trabalho.

Para manter o relacionamento com o seu cliente podemos contar com vários recursos disponíveis na Internet como E-mail marketing, mídias sociais e blogs.

Relacionamento por E-mail Marketing

Como uma das formas mais usadas e eficientes, você se mantem próximo dos seus clientes, o e-mail marketing mantém o seu nome vivo na mente do cliente, além de lembra-lo sempre do seu ou blog.

Dicas:

  • Foque-se nos e-mails segmentados para mandar o e-mail certo na hora certa.
  • Automatize o envio de e-mails usando uma boa ferramenta de e-mail marketing, como:
  • Oferecendo valor ao contato, descubra os seus gostos e interaja com ele.

 

 

Relacionamento através de Mídias Sociais

Uma poderosa ferramenta de marketing de relacionamento, as redes sociais ajudam na propagação de uma mensagem, imagem e de todo o conteúdo postado. Quando as pessoas se identificam com aquilo que esta sendo postado, eles naturalmente divulgam aos seus amigos, o que se multiplica rapidamente.

Dicas:

  • Mantenha um relacionamento, interagindo com os seus clientes nas redes sociais.
  • Faça perguntas com o objetivo de incentivar a participação do cliente.
  • Disponibilize conteúdos relevantes e indicações para que os clientes sigam, curtam ou se cadastrem no site de determinada marca.
  • Em posts que fizer nas redes sociais, direcione os clientes para o seu blog para que ele consuma o seu conteúdo.

 

Relacionamento através do Blog

Aqui é onde você vai criar uma relação verdadeira com o leitor, um modo de aproximar os seus clientes/leitores/consumidores, permitindo uma maior interação com seu público.

Dicas:

  • Escutar com atenção e responder com franqueza as conversas nas mídias sociais.
  • Oferecer a melhor experiência possível ao usuário que visitar algum recurso na Web.
  • Passe conteúdo relevante para o seu público e eles certamente voltarão para pegar mais dicas com você.

 

Conclusão

Conheça o seu público. O seu nicho de mercado. Isso é extremamente necessário para saber se o segmento do qual você faz parte está preparado para consumir a informação que você está disponibilizando.

Saber ouvir o cliente também é fundamental para o sucesso da estratégia, pois, o marketing de relacionamento é contínuo, direto e de valor agregado de comunicação constante.

Este relacionamento acaba sendo uma das principais formas de propaganda positiva, espontânea e gratuita para o seu blog ou produto.

Use as ferramentas disponíveis no mercado para propagar as suas ideias, e-mail marketing, mídias sociais e blogs.

Aumente a confiança e credibilidade com os seus clientes e mantenha um bom relacionamento com os seus leitores.

Neste post você aprendeu:

O que é Marketing de Relacionamento Digital?
Relacionamento por E-mail Marketing
Relacionamento através de Mídias Sociais
Relacionamento através do Blog

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre Marketing de relacionamento, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

Pesquisas que levaram a este artigo:

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

2 Comentários

  1. Nossa não tinha pensado dessa forma, muito bommm!!!!!

    • Monica,

      que bom que gostou. Ver as coisas de outras formas nos faz enxergar novos caminhos.

      Sucesso e obrigado pelo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *