Nicho de Mercado – Aprenda agora como encontrar o mais lucrativo

O que é nicho de mercado?

Muitas vezes, você procurou saber o que é nicho de mercado e as respostas ficaram vagas? Parecia que estava faltando alguma coisa para ter o entendimento mais direto do que se trata? Ficou mais perdido do que antes após ler definições e não saber o que fazer?

Isto acontece com muitas pessoas devido a quantidade de definições muito parecidas encontradas em vários meios de informação, a maioria deles não diz diretamente o que é nicho de mercado, o qual parece mesmo não ter uma definição correta, mas podemos chegar a uma ideia.

“Um nicho de mercado é um segmento ou uma área específica de mercado onde há uma oportunidade que passou a ser explorada de forma dominante e muito lucrativa por uma empresa, em função de dispor de vantagens competitivas originadas de uma estratégia de marketing, que faz uso de suas potencialidades e cujas bases estão voltadas à especialização e a um contínuo enfoque na diferenciação, de modo que o posicionamento de seu produto detenha uma imagem singular, criando um relacionamento forte com seus clientes, difícil de ser quebrado pela concorrência.”

 

Entendendo o que é nicho de mercado

 

Pensando nisso, para o fácil entendimento daqueles que ainda não compreenderam o termo, nada melhor do que demonstrar como funciona, e primeiramente temos que saber como a estrutura de um mercado é divido:

estrutura-mercado

Vamos imaginar que existem pessoas ao seu redor que estejam acima do peso e que buscam emagrecer e perder peso com alguma dieta, exercícios entre outras.

O que estas pessoas querem é desfrutar de saúde, melhorar a autoestima e viver melhor a cada dia, certo?!.

Para sabermos o que é um nicho de mercado devemos ir subdividindo o mercado principal usando a estrutura de um mercado, conforme o exemplo abaixo:

Mercado (Saúde) –> Segmento (Emagrecimento) –> Nicho (Dieta) –> Sub Nicho (Dieta detox)

Mercado (Negócios) –> Segmento (Imóveis) –> Nicho (Leilões) –> Sub Nicho (Leilões Judiciais)

 

2 tipos de nichos a serem explorados

 

1.Nichos onde as pessoas têm um problema grave ou problema que eles querem uma solução urgente (ou seja, uma questão de saúde, algo que torna infelizes, problemas de dinheiro)

2. Nichos onde as pessoas são muito apaixonadas e obtém grande prazer de fazê-lo (ou seja, um desporto ou hobbies, viagens)

Onde as pessoas têm um problema grave ou problemas, estão geralmente desesperados por uma solução e se você puder fornecer essa solução para eles, vão literalmente ficar atrás de você para comprá-lo.

É por isso que os nichos, tais como perda de peso e dieta, problemas com namoro e ganhar dinheiro on-line são tão lucrativos.

Se alguém está apaixonado por alguma coisa ou sente grande prazer de participar, é provável que gaste muito dinheiro com isso, porque os faz sentir bem.

Daí por que os mercados, como saúde e bem-estar, relacionamentos e desenvolvimento pessoal, negócios, carreira e dinheiro, dentre alguns nichos destes mercados são tão lucrativos.

Claro que você também tem que olhar para o tamanho do mercado, a demanda, perguntar para o mercado o que ele está precisando, se há produtos disponíveis e se o nicho é perene.

 

Mas como encontrar o seu nicho de mercado ?

 

1. Escolha um dos mercados mais rentáveis (escolha algo que você realmente goste e que terá o prazer de estudar e falar)

2. Identifique uma grande necessidade, desejos específicos, talvez ainda não explorado, ou pouco explorado, talvez ainda não atendido, ou ainda sendo pouco atendido, ignorados pelos líderes de mercado e que possam ser atendidos de forma eficiente, eficaz e efetiva por você, através de suas potencialidades e diferenciais competitivos;

3. Anote todas as ideias que tiver, insira estas informações em algumas ferramentas disponíveis online para saber como e o que as pessoas e do seu nicho de mercado procuram.

 

Como encontrar o seu nicho de mercado ideal e saber se as pessoas se interessam por ele ou não?

 

Depois que você definiu o mercado que deseja atuar, o segmento e o nicho de mercado, vamos verificar se esse assunto será rentável e trará bons resultados. Caso não seja, possivelmente não valerá a pena continuar com ele.

Podemos usar algumas ferramentas online para determinar a quantidade de pessoas que estão buscando por determinado assunto e como elas estão buscando.

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18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Ferramentas de planejamento de palavras-chave

 

Google Adworks: Keyword Planner (Planejador de palavras)

“Com o Planejador de palavras-chave você pode pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, ver o desempenho de uma lista de palavras-chave e até mesmo criar uma nova lista de palavras-chave ao multiplicar diversas listas de palavras-chave juntas. Uma ferramenta gratuita do Google AdWords, o Planejador de palavras-chave também pode ajudar você a escolher lances e orçamentos competitivos para usar com suas campanhas. Independentemente de você ser novo na publicidade on-line ou um profissional experiente, use o Planejador de palavras-chave para lançar as bases de uma campanha bem-sucedida.”

Para acessar a ferramenta de Palavras-chave no site do Google Adwords você vai precisar de um login e senha que pode ser criado na hora. Caso tenha um e-mail do Gmail, você pode usá-lo para fazer Login no Google Adwords.

Após ter feito Login no Adwords aparecerá a tela abaixo. Clique no menu “Ferramentas” depois em “Planejador de palavras-chave”.

google adwords planejador de palavras

Após ter clicado em Planejador de palavras-chave, aparecerá a tela onde será necessário que você insira a palavra ou as palavras-chave de acordo com a sua busca, caso seja mais do que uma palavra, separe todas elas com vírgula. Não é necessário completar os outros campos, assim que que inserir a palavra-chave, clique em “Obter ideias”. No exemplo abaixo usei a palavra dieta.

google adwords obter ideias

Você será direcionado para o resultado da sua pesquisa. Clique na opção “Ideias de palavras-chave” depois selecione na tela de resultados da pesquisa a opção “Média de pesquisas mensais” para filtrar os resultados por quantidade de buscas mensais.

Na tela abaixo será exibido os termos mais procurados de acordo com a palavra-chave que você inseriu. Veja a quantidade de buscas mensais pela sua palavra chave.

adwords resultado de ideias de palavras-chave

 

Buscador do Google (Autocomplete)

 

Abra o seu navegador de internet e entre no buscador do Google e digite os termos que anotou no tópico “Mas como encontrar o seu nicho de mercado ?”

Fiz a pesquisa usando alguns termos digitando no buscador do Google pelas palavras indicadas sem aspas:

perder “ …

google-perder-peso

como acabar ”…

google-como-acabar

dietas ”…

google-dietas

medo de ”…

google-medo-de

melhorar a ”…
google-melhorar-a

 

Ubersuggest

 

Mais uma ferramenta incrível e simples de usar. Ela é bem intuitiva. Insira a palavra chave de sua pesquisa, informe o idioma da busca, o código que aparecerá na imagem e clique em Suggest

Pesquisando palavras chave no Ubersuggest

Assim que clicar em Suggest, aparecerá as sugestões de palavras-chave para serem usados em suas pesquisas conforme imagem abaixo:

 

Tela com os resultados da pesquisa no ubersuggest

Keyword Tool

Mais uma ferramenta muito eficiente na hora de sugerir palavras-chave. Ela retorna as palavras relacionadas ao tema que você especificar.

Keyword Tool gera mais de 750 palavras-chave na língua de sua escolha. Você pode exportar as palavras-chave e usá-los para criação de conteúdo, Search Engine Optimization, PPC ou outras atividades de marketing.

planejador de palavras keywordtool

Abaixo estão os resultados da pesquisa usando o Keyword Tool.

Você tem a opção de copiar todo o resultado para sua área de transferência. Você só precisa clicar no ícone escrito “Copy all” no lado direito da página e colar no arquivo no seu editor de textos preferido salvando suas pesquisas de palavras-chave que podem ser usadas mais tarde em seus conteúdos, SEO, tags, etc.

resultado pesquisa keywordtool

 

Neste post você aprendeu:

O que é nicho de mercado?
2 tipos de nichos a serem explorados
Como encontrar o seu nicho de mercado ?
Como encontrar o seu nicho de mercado ideal e saber se as pessoas se interessam por ele ou não?
Ferramentas de planejamento de palavras-chave

Conhece mais algumas ferramentas ou técnicas para encontrar um nicho de mercado rentável ou novos nichos de mercado? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!


18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

7 Comentários

    • Eduardo,

      obrigado pelo comentário e fico muito feliz de saber que o que foi passado aqui está ajudando a você e muitas outras pessoas.

      Gratidão.

    • Marco Andre,

      obrigado pelo comentário e se caso precisar de mais informações de como encontrar um Nicho de Mercado, é só informar que ficarei muito feliz em ajudar.

      Sucesso e prosperidade

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