Não seja pego de surpresa pelo algoritmo do Google: Aumente o tráfego para seu site na próxima atualização com estes 3 passos

Aumente o tráfego para seu site na próxima atualização

Em 21 de abril de 2015, o Google vai lançar uma atualização que tem como objetivo melhorar as pesquisas feitas pelos dispositivos móveis. Por se tratar de uma atualização global, ele trará grande impacto nos resultados das pesquisas e se você estiver em dias com as atualizações do seu site ou blog, poderá aumentar consideravelmente o tráfego para seu site.

Se você está achando que isto não fará nenhuma diferença para seu negócio online, saiba que o aumento do tráfego para seu site é coisa séria, pense duas vezes!

Caso o você não tenha uma versão para dispositivos móveis, você possivelmente passará a diminuir sensivelmente o tráfego para seu site, tanto em buscas realizadas através dos dispositivos móveis quanto as pesquisas feitas no desktop.

De acordo com o Google, a nova atualização do seu algoritmo terá um impacto muito maior que a sua atualização anterior, a Panda, que se mostrou feroz no raqueamento de páginas do Google, penalizando sites com conteúdo fraco, mas também, recompensou sites com conteúdo de qualidade, visando a melhora nos resultados de pesquisa para o usuário e também no tráfego para seu site.

Percebe-se que em todas estas atualizações que a Google faz, ele visa a experiência do usuário.

Você deve estar se perguntando: Tenho que ficar preocupado com o que há por vir? E eu lhe digo que Sim!

Mas, para a maioria das coisas hoje em dia, principalmente online, temos uma solução, certo? Temos apenas que colocar as mãos na massa e nos adequar ao novo para melhorar o tráfego para seu site.

Abaixo eu lhe dou algumas dicas do que você pode começar a fazer.

Um design responsivo melhora o tráfego para seu site

1 – O seu site deve ser responsivo

 

Um design responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela, é visualizado em várias resoluções, incluindo todos os dispositivos móveis.

Ao invés de construir versões do mesmo site para atender os dispositivos móveis, um design responsivo se concentra em um código central que reconhece o tipo de dispositivo que está sendo visualizado e se adapta ao mesmo automaticamente.

Na imagem abaixo eu usei como exemplo o site do Marketing e Blog para que você veja como ele se adapta corretamente aos vários dispositivos móveis.

 

Teste Design Responsivo Marketingeblog

 

Muitos temas ou templates, senão a maioria, são desenvolvidos atualmente para atender todos os tipos de dispositivos móveis, mas para você ter certeza e ficar mais tranquilo, o melhor é você fazer esta verificação manualmente para saber se o seu tema ou template está atendendo as regras do Google.

Para fazer esta e outras verificações no seu site ou blog, você pode contar com o auxílio de uma ótima ferramenta criada pelo Google para ajudá-lo a obter dados e diagnósticos para ter um site integro, compatível, em decorrência dos dados lá dispostos você poderá aumentar o tráfego para seu site.

Estou falando do Google Webmasters Tools que é uma ferramenta gratuita da Google que vai te auxiliar nesta corrida para verificar a integridade e compatibilidade do seu site para a nova atualização do algoritmo.

 

Então vamos pôr a mão na massa?

Clique no link Teste de compatibilidade com dispositivos móveis para acessar a ferramenta e fazer o teste no seu site ou blog.

 

Caso o seu site tenha passado no teste, a página lhe mostrara a mensagem abaixo:

 

Mensagem Google Responsivo

 

E se ele não passou? Não se preocupe, a Google pensou nisso e inseriu na própria ferramenta um passo-a-passo do que você precisa fazer para atender os requisitos.

Mas antes de ir adiante, se o seu template não é responsivo, veja o que preparei para você neste link abaixo. Este é o template ConversionWP do Jair Rebello, usado por uma gama de empreendedores online, responsivo por natureza e super fácil de usar.

>> Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre este fantástico template. <<

ConversionWp Template

Quanto mais rápido, melhor tráfego para seu site

2 – Velocidade de resposta – Acelere o seu site

 

Não é somente um design responsivo que o novo algoritmo do Google irá verificar em seu site, a velocidade de resposta é algo de extrema importância para o mesmo e para o aumento do tráfego para seu site.

Hoje contamos com as redes de celulares 4G e de acordo com pesquisas feitas pelo site da Teleco, em Janeiro de 2015 foram 7,7 milhões de acessos a rede 4G no Brasil, onde, uma das operadoras de telefonia que operam aqui no Brasil, em 2014, possuía a mais rápida rede de 4G do mundo, com velocidades consideráveis, algo que muda de tempos em tempos.

 

Velocidades Internet 4G

 

Embora as conexões 4G sejam consideravelmente boa, a Internet no seu dispositivo móvel nunca vai ser tão rápido quanto uma conexão via cabo, pelo menos não para os próximos um ou dois anos, pois, a tecnologia está mudando de forma extraordinária.

Devemos levar em consideração que o sinal para redes 4G não se encontram em todos os lugares e algumas pessoas, aliás, muitas pessoas navegam em seus dispositivos móveis usando as redes 3G.

Tendo em vista esta realidade, você precisa que seu site carregue rapidamente. O seu site precisa se ajustar ao tamanho do layout baseando-se no dispositivo para acessar o seu site.

Quer ver o seu site em vários dispositivos sem precisar de ter os mesmos para fazer os testes? Então acesse este site que lhe permitirá vê-lo numa variedade de dispositivos.

Então, como você pode aumentar a velocidade de resposta do seu site e deixar ele bem rápido? Existem vários recursos espalhados pela internet, mas eu recomendo, sem sombra de dúvidas, que você comece fazendo uma verificação com a ferramenta Google PageSpeed.

Esta ferramenta gera um diagnóstico que mede o desempenho do seu site ou blog e mostra várias sugestões e formas para otimizar o carregamento do mesmo.

É muito importante que você dê atenção a este quesito, pois, você possivelmente não gosta nem um pouco quando entra em um site e o mesmo demora uma eternidade para abrir, certo?

Falo isto com toda certeza, pois, nos meus anos de Analista de TI, a maior reclamação dos meus clientes sempre foram Internet Lenta e quando vou ver, na verdade são os sites que demoram demais para carregar, os quais perdem e muito o tráfego para seu site.

Abaixo estão algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site:

Rede de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network – CDN) – distribuem o seu conteúdo para servidores espalhados pelo mundo. Quando um usuário tenta conectar no seu site ele se conecta no servidor mais próximo, o que deixa o acesso mais rápido.

Verifique com sua hospedagem se eles disponibilizam este tipo de serviço, se não, os sites do Google PageSpeed Service e CloudFlare possuem uma solução para você.

 

Servidor de Hospedagem – Escolha um bom serviço de hospedagem para o seu site como o Hostgator. A escolha certa faz toda a diferença quando pensamos em velocidade e melhora do tráfego para seu site.

 

Limpe o seu código – a ferramenta do Google PageSpeed lhe dá dicas do que você pode melhorar em seu site para que a velocidade seja cada vez melhor, então, se não souber configurar o seu código, será necessário contratar um programador para fazê-lo por você.

 

Não fique protelando as soluções para tráfego para seu site

3 – Faça as mudanças o mais rápido possível

 

Sabemos que ainda falta algum tempo até que a atualização do Google seja lançada, mas você não pode deixar para fazer estas correções em cima da hora.

Isto porque o Google precisa rastrear e indexar as alterações que você fez em seu site, algo que leva tempo. Uma sugestão é que você faça estas alterações pelo menos duas semanas antes que chegue o dia da atualização do Google. Com certeza você garantirá que seu site seja rastreado e indexado a tempo de modo que você não seja penalizado.

E o mais importante é que o tráfego para seu site de busca orgânica poderá subir consideravelmente com o resultado.

Após ter feito as alterações, entre na sua conta do Google Webmaster Tools e selecione o perfil do seu site ou clique em adicionar para criar um novo perfil caso não o tenha.

Agora clique em “Rastreamento“ na barra lateral  e em seguida clique em “Buscar como o Google

Sua URL deverá aparecer na parte central da janela. Nesta janela você tem a opção de adicionar subdiretórios, porém, antes de clicar em “Buscar e Renderizar”, selecione a opção “Smartphone” se você não tiver certeza de qual escolher, selecione todos, um por vez, ou acesse a Ajuda do Google para Webmasters para saber mais sobre cada uma das opções.

 

Rastreamento Paginas Mobile Google Webmasters

 

Feito isso, clique no botão “Enviar Índice”, aparecerá uma janela onde você deverá selecionar uma das duas opções, seleciona a que melhor lhe convier e clique em enviar. Esta prática irá garantir que o seu site seja rastreado com suas alterações antes da nova atualização.

 

Conclusão

 

O tempo está correndo e você precisa adequar o seu site a nova atualização do Google. Quanto mais cedo você conseguir que o seu site esteja compatível com os dispositivos móveis e reduzir o tempo de carregamento das suas páginas, maior será a sua probabilidade de ganhar tráfego para seu site de qualidade durante a próxima atualização do algoritmo do Google.

Então, o que você está esperando, comece agora a fazer as mudanças necessárias no seu site, mas se caso você não o consiga, está na hora de contratar um desenvolvedor profissional para fazer isto para você. No site Workana você irá encontrar vários profissionais que podem te ajudar nesta implementação que vão melhorar o tráfego para seu site.

Use as três ferramentas para garantir uma boa experiência do usuário e evitar praticas ruins em seu site.

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis para verificar se o seu site atende os requisitos.

Relatório de usabilidade para dispositivos móveis

Ferramenta para verificação de velocidade do seu site, aplicando as correções que o Google te informa, você será capaz de ver uma incrível melhora na velocidade de abertura das suas páginas aumentando o tráfego para seu site.

 

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre tráfego para seu site e o algoritmo do Google, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

 

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *