A importância Link Building

O que é Link Building?

Você já deve ter se deparado com o termo Link Building (literalmente “construção de links”) em vários artigos ou posts da Internet e ficou com aquele “ponto de interrogação” sobre o que se tratar isto, certo?

Bom, este termo é o nome dado a um conjunto de técnicas de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Busca). Se trata de uma técnica que é a arte de conseguir links externos que apontem para determinado site ou blog (backlinks) de forma natural ou artificial, aumentando a popularidade, trazendo mais autoridade para o sua marca a fim de que os mesmos influenciem e melhorem o posicionamento e o tráfego de um site.

Os Links na Internet são endereços de um documento ou um recurso na web, eles formam uma ligação entre páginas e sites que são extremamente importantes para ambos os buscadores.

Estes buscadores, como o Google, Bing e Yahoo, usam estes links para rastrear a web descobrindo novas páginas, calculando a popularidade das mesmas e determinando a relevância dos resultados para a consulta feita pelo usuário.

 

A importância do Link Building

 

Através de links, os buscadores analisam a popularidade dos sites e páginas baseando-se no número de páginas externas que possuem links apontando para eles, mas também medem a confiança, spam, e autoridade. Algo muito interessante é que sites confiáveis tendem a se conectar a outros sites confiáveis, enquanto sites de spam receber muito poucas ligações a partir de fontes confiáveis.

Então, quanto mais links o seu site ou blog recebe de outros sites confiáveis, mais ele “sobe” de posicionamento nos mecanismos de busca. Claro que muitos outros fatores influenciam, mas uma ligação entre o seu blog e outro confiável, fará uma enorme diferença para o aumento do tráfego orgânico.

 

Como fazer Link Building?

 

Várias estratégias podem lhe ajudar fazer a técnica de Link Building funcionar, mas deixo bem claro que será necessário a dedicação para que os resultados sejam promissores.

Abaixo vou citar algumas estratégias de Link Building que você pode usar em seus empreendimentos online.

 

Algumas estratégias interessantes de Link Building

 

1. Conteúdo de Qualidade

 

O seu conteúdo deve ser de qualidade, deve ter uma boa quantidade de informações importantes e ser relevante para o seu nicho de mercado. Aproveite e cite as palavras-chave em referência ao seu produto, indicação ou marca, mas tenha cuidado e diversifique as palavras quando usá-las como “âncora”, pois, você não quer correr o risco de ser penalizado pelos buscadores como spammer, não é?

Quando produzimos conteúdo de qualidade e que ajuda as pessoas, muitos dos profissionais vão fazer questão de mencionar o seu blog no blog deles.

 

2. Sites de profissionais influentes

 

Você deve conhecer os site ou blogs que são influentes no seu nicho para poder citar alguns artigos deles e palavras-chave que levem até eles.

Foque em fazer amizades com os especialistas na sua área de atuação, conheça-os visitando seus sites ou blogs, se apresente e comente os seus posts.

A maioria deles, senão todos, estão nas mídias sociais, então, curta a página deles, siga-os e faça com que saibam que você está seguindo-os para que eles possam ser recíprocos.

Esta técnica pode lhe conseguir algum tipo de parceria e você acaba se beneficiando do tráfego de suas páginas.

Exemplo:

O seu artigo é sobre desenvolvimento pessoal e possui várias informações práticas e relevantes para o seu público-alvo. Você conhece um site influente no seu nicho que fala sobre EFT (Emotional Freedom Techniques) que são Técnicas de Liberação Emocional (que só contém conteúdo de alta qualidade) e que complementa perfeitamente o seu artigo. Você passa a citar o conteúdo dele em seu blog, depois de algum tempo ele passará a linkar algo para o seu blog fazendo com que você vire uma referência no assunto.

 

3. Comunidades on-line

 

Em mídias sociais e nas comunidades on-line, faça postagens, comentários em grupos de discussão, curta posts de outros, responda as perguntas, faça perguntas, incentive conversas, contribua para as comunidades on-line relevantes, mas lembre-se de sempre “linkar” para o seu conteúdo.

Em seus posts peça que o visitante curta e compartilhe as suas postagens, certifique-se de ter um Widget visível em que ele possa clicar com facilidade e compartilhar nas mídias sociais mais populares atualmente.

Esteja onde os profissionais influentes da sua área de atuação se encontram, crie um perfil lá e forneça informações sobre seu site e post links para seus posts.

Exemplo:

A sua área de atuação é emagrecimento e possui vários artigos sobre o assunto. Você começa a participar e acompanhar grupos dentro deste nicho, verifica as dúvidas e comentários de outras pessoas e começa a responder estas perguntas sempre citando o seu blog ou site e alguns artigos.

Mas lembre-se que é preciso agregar informação e indicar uma leitura adicional para os leitores.
O mesmo serve para os fóruns, onde as pessoas estão buscando respostas o tempo todo, e com um link para o post é possível responder a tais dúvidas.

 

4. Guest Post

 

Fazer Guest Post ( Post Convidado) é uma das maneiras mais eficientes de conseguir links para o seu blog ou site, ele consiste em você escrever para outros blogs do seu nicho de mercado e fazer a referência para o seu blog.

Está estratégia é bem antiga e muitos profissionais conseguem alavancar o seu Link Building e sua autoridade com esta estratégia.

 

5. Parceiros ou amigos

 

Esta é uma estratégia de Link Building bem interessante e muito fácil, pois, você só irá pedir para os seus amigos e parceiros que compartilhem os seus posts nas mídias sociais que eles fazem parte ou ainda, aqueles que possuem um site ou blog dentro do seu nicho, você pode pedir que inclua um link apontando para o seu blog.

 

Infográficos

 

São ótimos para gerar muitos links e fáceis de fazer por mostrarem apenas os pontos mais importantes das estratégias. A sua leitura é algo rápido e normalmente leva muitas figuras representativas.

Peça aos seus clientes, fornecedores, parceiros, amigos ou quaisquer outros contatos que tenham um site ou blog a inclusão do link do seu infográfico para seu blog.

Disponibilize o código HTML do infográfico para que ele só copie e cole num novo post em seu site ou blog.

 

Conclusão

 

Use palavras precisas e descritivas da página a ser linkada, pois você estará ajudando os buscadores a encontrar o conteúdo mais facilmente.

Não é a quantidade de links direcionando para o seu site que importa, é a qualidade desses links que fará com que seu blog melhore sua posição nos buscadores, tenha mais tráfego e chegue as primeiras páginas.

Lembre-se de não espalhar muitos links dentro da página, por que além de atrapalhar a leitura, você também estará poluindo o seu post, algo que os leitores não gostam e possivelmente não voltará em seu site ou blog.

Deverá sempre haver uma relação contextual entre o site que está linkando e aquele que está recebendo o link, senão você poderá ser penalizado ou considerado spammer.

Contribua sempre que puder para outros blogs, postagens em mídias sociais, comente, tire dúvidas e deixe um link para um dos seus posts quando for relevante ao que o usuário precisa.

É um processo que requer dedicação e leva tempo para conseguir chegar onde deseja, mas como dizia Erico Rocha do Ignição Digital e Fórmula de Lançamento “São pequenos passos na direção certa…”

Neste post você aprendeu:

O que é Link Building?
A importância do Link Building
Como fazer Link Building?
Algumas estratégias interessantes de Link Building
• Conteúdo de Qualidade
• Sites de profissionais influentes
• Comunidades on-line
• Guest Post
• Parceiros ou amigos

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre link building, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

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