Hashtag: Guia Completo para Ajudar no Alcance das Suas Postagens

Com certeza você usa ou já usou hashtag para referir a um sentimento por algo ou alguma pessoa, a um estado de humor, um evento, homenagens e outras milhares de possibilidades que se eu fosse citar aqui, nossa….não caberia neste post.

Mas o que eu quero saber mesmo é: Você sabe o que é uma hashtag? Como e quando usá-la ? Como ela pode ajudar no crescimento da sua marca?

Estas e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo e no final, tenho a plena convicção de que você mudará a sua visão sobre hashtag e o modo que as usa, agora, se não usa, passará a usar depois de descobrir do que elas são capazes.

Como surgiram as hashtags?

hashtags-surgimento

Sabemos que após a difusão da internet em todo o mundo houve uma mudança radical no que se diz respeito aos processos de leitura e escrita, onde foram criados novos “dialetos virtuais” – se podemos chamar assim – mas é algo que foge muitas vezes da sintaxe e semântica.

Novas palavras foram forçadas a serem agregadas ao nosso vocabulário, principalmente aquelas de origem inglesa.

Adicionamos também alguns símbolos antes desconhecidos como a @(arroba) usada nos e-mails, a # (cerquilha, tralha ou “jogo da velha”) antes vistas apenas nos telefones, tanto fixos quanto celulares e são usadas para acionar determinados recursos adicionais, como serviços extras, configurações internas da operadora ou do aparelho.

Se atualmente mostrarmos este símbolo “#” para qualquer um, eles vão logo dizendo “Isto é uma hashtag.”.

Mas de onde vem este termo?

Você já ouviu falar no IRC (Internet Relay Chat)? Ele é uma espécie de protocolo de comunicação criado nos anos 20, muito antes da invenção do HTTP/WEB e muito utilizado em bate-papo e troca de arquivos.

 

Foi ele que propôs a utilização da hashtag logo no início da comunicação da internet.

Alguns programas de mensagens instantâneas que usavam o IRC foram o ICQ e o MSN.

 

O que é uma hashtag?

 hashtags

Hashtag nada mais é que a junção do símbolo # cerquilha com uma tag ou palavra-chave especificada pelo usuário, que tem como objetivo principal, marcar o tema do conteúdo especificado que está sendo compartilhado nas redes sociais.

 

Podemos definir as Hashtags como sendo um sistema de marcação usado nas mídias sociais que categoriza o conteúdo.

Elas se parecem com isto #hashtag

Cada hashtag que você cria é automaticamente transformada em um link ou hiperlink que será indexado pelos motores de busca, o qual permitirá que os demais usuários possam clicar nelas e eles serão redirecionados para o conteúdo ou conteúdos marcados com aquela hashtag clicada.

Estes conteúdos podem ser apresentados de diversas formas, sendo imagens, vídeos, textos, frases, posts, etc.

Você seleciona a palavra-chave para um conteúdo e ela é automaticamente adicionada ao grupo de pesquisa relacionado com aquele tópico.

Esta foi uma maneira muito prática e eficiente de agrupar diversos assuntos relacionados com determinado tema e facilitou a pesquisa sobre o tópico desejado.

 

A Hashtag fornece dois valores

 

  1. Elas são visíveis para qualquer pessoa que tem interesse no assunto de sua hashtag, mesmo aqueles que estão fora da sua rede.
  2. Ela expande o seu alcance a qualquer um interessado em seus conteúdos

 

Algumas indicações de uso das hashtags nas mídias sociais

 

Hashtag no Twitter

hashtag-twitter

Tweets com Hashtags criam 2x mais engajamento (cliques, retweets e favoritos)

Quando usamos no nesta plataforma a quantidade ideal seriam 02 hashtags

 

Algumas métricas testadas

 

  • 01 a 02 hashtags é o ideal
  • Mais do que duas hashtags na postagem, o engajamento das pessoas cai em média 17%
  • 21% é o aumento de tweets quando se usa de 1 a 2 hashtags
  • 55% mais likes e retweets nos seus tweets quando possui 1 ou mais hashtags
  • 25% dos tweets sem hashtags recebem retweets
  • 40% dos tweets com hashtags recebem retweets

 

De acordo com o Twitter, estas foram as hashtags mais utilizadas em todo o ano de 2015:

#JeSuisParis
#BlackLivesMatter
#MarriageEquality
#RefugeesWelcome
#IStandWithAhmed
#FIFAWWC
#PlutoFlyby
#TheDress

 

Hashtag no Instagram

hashtag-instagram

Instagram é outro ponto de acesso para hashtags, mas funciona diferente dos Tweets.

As Interações no Instagram são mais elevadas em postes com mais de 11 hashtags.

 

  • 00 hashtags – 18% de interação a cada 1k seguidores
  • 01 hashtag – tem cerca de 29% de interação a cada 1k seguidores
  • 02 hashtags – tem cerca de 41% de interação a cada 1k seguidores
  • 03 hashtags – tem cerca de 39% de interação a cada 1k seguidores
  • 04 hashtags – tem cerca de 31% de interação a cada 1k seguidores
  • 05 hashtags – tem cerca de 43% de interação a cada 1k seguidores
  • 06 hashtags – tem cerca de 33% de interação a cada 1k seguidores
  • 07 hashtags – tem cerca de 30% de interação a cada 1k seguidores
  • 08 hashtags – tem cerca de 39.5% de interação a cada 1k seguidores
  • 09 hashtags – tem cerca de 49.5% de interação a cada 1k seguidores
  • 10 hashtags – tem cerca de 22% de interação a cada 1k seguidores
  • 11 hashtags – tem cerca de 79.5% de interação a cada 1k seguidores

 

Vou listar abaixo as 05 hashtags mais utilizadas no ano de 2015 no Instagram

 

1. #love usadas em 766.191.511 posts

hashtag-love-instagram

 

2. #instagood usadas em 386.964.463 posts

hashtag-instagood-instagram
3. #tbt usadas em 304.292.625 posts

hashtag-tbt-instagram
4. #photooftheday usadas em 288.604.286 posts

hashtag-photooftheday-instagram
5. #cute usadas em 286.678.349 posts

hashtag-cute-instagram

 

Hashtag no Facebook

hashtag-facebook

 

Quando o Facebook começou a utilizar Hashtags, não foi literalmente um sucesso e não funcionou muito bem como eles gostariam, mas…

  • Posts com hashtags – 0,80% alcance viral média por fã
  • Posts sem hashtags – 1.30% alcance viral média por fã

 

Conforme o passar do tempo, começou a melhorar e hoje podem ser muito mais

 

  • 1-2 hashtags – 593 interações médias por post
  • 3-5 hashtags – 416 interações médias por post
  • 6-10 hashtags – 307 interações médias por post
  • 10+ hashtags – 188 interações médias por post

 

Para ter acesso a lista de hashtags mais utilizadas ou temas mais populares, pegue seu smartphone e entre no seu Facebook, lá dentro você clica nas “três linhas” no topo direito da tela, em seguida role até a parte de “Aplicativos”, depois toque em “Ver Todos”, logo em “Populares”, conforme você pode ver nas imagens abaixo:

hashtag facebook resultado

 

Após ter tocado na opção “Populares” será listado os temas mais populares do momento, role a tela para baixo e encontre o que mais lhe interessa, toque na seta ao lado do tema e você será redirecionado para a lista de conteúdos referentes ao tema selecionado.

hashtag populares facebook

 

Hashtag no Google

Hashtag-Googleplus

No Google Plus as postagens recebem hashtags automaticamente baseado no conteúdo que está sendo enviando, mas você também pode editá-los ou adicionar os que você desejar

 

  • Você pode adicionar hashtags em seus comentários, bem como em suas mensagens – dobrando as oportunidades de ser encontrado
  • Hashtags são inseridas automaticamente no Google Search
  • Se você digitar no buscador por hashtag, você poderá obter os resultados de pesquisa normal e também, pesquisas especificas somente com postagens no Google +
  • “Hashtags relacionadas do Google + oferece aos marqueteiros espertos uma oportunidade de brainstorming para descobrir novas ideias de conteúdo e o medir nível de interesse em temas específicos

 

Como e Quando usar as hashtags?

 
Conforme eu lhe mostrei acima, é só você adicionar o símbolo da # cerquilha ou jogo da velha antes da sua palavra ou frase chave sem espaços, conforme pode ser visto na última imagem da tela do smartphone dentro da postagem no Facebook.

Imagine que você acaba de fazer uma nova postagem nas suas redes sociais e a mesma fala sobre Marketing Digital por exemplo, agora você adiciona a hashtag #marketingdigital , #digitalmarketing ou até mesmo quando estiver falando da sua marca, como aqui no blog, eu uso a hashtag #marketingeblog, que estará na lista de pesquisas sobre este tema.

 

Como ela pode ajudar no Crescimento da sua Marca?

 
Quando se tratar de sua empresa ou da visibilidade de sua marca, você pode usar as hashtags para interagir e aproximar o seu público.

É importante escolher bem as hashtags certas que terão um papel fundamental no alcance de suas publicações, o qual poderá aumentar o número de fãs, clientes e seguidores.

Siga o meu exemplo que informei acima e crie uma hashtag própria para o seu negócio como eu criei para o meu, #marketingeblog e adicione também, uma outra hashtag relacionada ao final de cada conteúdo que postar nas redes sociais.

 

Conclusão

 

Após descobrir mais estas, fica fácil de você ficar por dentro dos assuntos mais comentados nas redes sociais e quem sabe você encontra também aquela palavra-chave relacionada aos assuntos mais falados do seu nicho de mercado e tem novas ideias para um conteúdo que as pessoas realmente se interessam.

Não se restrinja ao uso das hashtags a apenas aquelas mídias sociais que eu citei neste artigo, que, por se tratar das “mais acessadas“, procurei dar ênfase as mesmas.

Lembre-se que o YouTube não para de crescer, então, use-as no seu conteúdo em vídeo também, ou seja, na descrição do seu conteúdo.

Claro que você poderá usar as hashtags em todas as suas mídias sociais, mas tenha sempre em mente que o seu uso deve ser moderado, não vá encher de hashtags, sendo que pode acontecer o contrário daquilo que imagina.

Pense nas métricas informadas no meio desta postagem ok. Mais informações podem ser encontradas neste site 

 

Agora chegou sua hora de utilizar as hashtags para promover a sua marca e o seu conteúdo, interagir com seu público-alvo, criar mais engajamento e ser encontrado no meio dos temas mais comentados e conseguir melhores resultados nas redes sociais.

Utilize a hashtag #marketingeblog e compartilhe conosco as suas experiências, bem como todos os aprendizados sobre os assuntos que destacamos lá.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • ajudar ela no tema
  • hashtag

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *