Guest Post: O que é, Cuidados e Benefícios

O que é Guest Post?

Você deseja se tornar um especialista de autoridade em sua área e que a sua mensagem seja repassada e espalhada para milhares de pessoas e gradativamente atraia cada vez mais e mais pessoas com os mesmos interesses?

Guest Post ou artigo de convidado é uma técnica de Link Building, se trata do envio de um post (artigo) para outro blog dentro do seu nicho e tem como objetivo ser reconhecido como autoridade, divulgar o seu trabalho e trazer mais tráfego para seu blog através de Backlinks, capturar contatos e aumentar a visibilidade da sua marca.

 

Cuidados ao escrever Guest Post

 

A certas informações do Google onde Matt Cuts desencoraja o uso de Guest Post como parte da estratégia de Link Building e naturalmente reforça que ele só deve ser feito se realmente beneficiar os leitores do blog.

Diante disso, temos que tomar muito cuidado ao aceitar e fazer Guest Post para sites ou blog, isto porque existem muitos webmasters por ai que estão fazendo o mau uso dessa estratégia de Link Building.

Faça algumas perguntas a si mesmo quando for rever o seu conteúdo para garantir que o seu post realmente seja de qualidade e não cause problemas com o Google:

 

  • O seu post está bem escrito? Os leitores devem compreender a mensagem que deseja passar a eles. Se caso encontrar erros de digitação ou gramaticais provavelmente você deverá revisar e/ou colocar alguém para fazer o mesmo.

 

  • O seu texto segue a linha de raciocínio do início ao fim? Conforme as regras textuais, um conteúdo deve ter coerência e coesão que são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto, tratando da gramatica das palavras e a lógica das ideias.

 

  • O seu conteúdo é original e citou as fontes se assim necessários? Caso use citações ou fontes de outros sites ou pessoas, você deve citar os mesmos em seu conteúdo. Você pode usar ferramentas online que verificam se o seu conteúdo é uma cópia ou não, como: Grammarly, Plagiarism Checker, Copyscape Plagiarism Checker ou Copy Spider. Mas existem muitas outras, tente usar a ferramenta de pesquisas doo Google para mais ferramentas de plágio.

 

  • Os links internos do seu post são relevantes ao conteúdo que estão sendo redirecionados? Muitas vezes, como forma de complementar a leitura e as informações que estão sendo passadas, redirecionamos os visitantes para outros posts dentro do nosso blog, mas temos que ter muita atenção para esta prática e verificar se o conteúdo é realmente condizente, se não é algo incomum ou inesperado.

 

  • Os links do seu Guest Post levam a produtos de afiliados ou alguma tentativa de vendas? É bem provável que o seu post não será publicado no site ou blog do seu parceiro caso esteja querendo promover algo, você não conseguirá obter os Backlinks para sua página, mas se caso for publicado, os links dentro do seu post receberão o atributo nofollow que significa “Não siga links nesta página”.

 

  • O seu conteúdo entrega aquilo que promete? Existem inúmeros conteúdos espalhados pela internet que não somam nada para os seus visitantes e leitores, então, certifique-se que o que você está criando seja de valor para os leitores, que seja útil, entregue aquilo que promete e seja de qualidade.

 

  • Você consumiria isso? Já pensou se você passa horas escrevendo um post, revisa e na hora de ler novamente você enxerga que aquilo não está legal e não faria nenhuma diferença para a vida das pessoas?! Possivelmente não fará se o pensar assim, tempo perdido mas foi de grande aprendizagem. Leve em consideração criar algo melhor da próxima vez.

 

  • Os seus leitores compreendem aquilo que está tentando ensinar para eles? Use palavras simples e práticas na hora de escrever, nada de palavras difíceis para parecer inteligente, frases curtas e parágrafos curtos, pois assim, o seu texto fica mais fácil de ler, mais rápido e envolve mais as pessoas.

 

Tirando proveito dos benefícios de fazer Guest Post

 

Quando começar a fazer Guest Post em blog, lembre-se de tomar os devidos cuidados que descrevi acima e aproveite todos os benefícios que esta técnica pode trazer para seu blog.

  • É uma ótima maneira de conseguir backlinks de qualidade
  • Você receberá convites para escrever em seu blog
  • Você consegue referências para seu trabalho em vários locais da Internet
  • Ele ajuda na divulgação do blog ou site, seu e do seu parceiro
  • Possivelmente você irá procurar um convidado que seja especialista na área, isto fará com que os leitores se envolvam muito mais com o post publicado.
  • Expõe seu público para temas de alta qualidade a partir de outros especialista da área
  • Aumenta a popularidade, posicionamento e autoridade do seu blog
  • Reconhecimento da marca e alcance de nova audiência
  • Uma boa maneira de preencher as lacunas do tempo enquanto você está produzindo um novo conteúdo
  • Aumenta o número de vezes que o seu blog será indexado pelos buscadores
  • Aumenta a procura pelo seu blog
  • Divulga seu blog para os fãs do seu parceiro

 

Conclusão

 

Guest Post é um passo na direção certa onde poderá mostrar o seu trabalho como blogueiro e como consequência, você aumentará a sua autoridade, ganhando credibilidade no seu nicho e o melhor de tudo, estará ajudando cada vez mais pessoas a resolverem os seus “problemas”.

Esta estratégia pode levar tempo para que dê frutos, mas dando tempo ao tempo e modificando continuamente a sua abordagem, se tornará rentável.

 

Neste post você aprendeu:

O que são Guest Post
Cuidados ao escrever Guest Post
Tirando proveito dos benefícios de fazer Guest Post

 

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre guest post, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *