Gravador de Tela: 04 Melhores Ferramentas Para Ajudá-lo No ScreenCast (Me surpreendi com a Número 02)

Os vídeos estão tomando conta do mercado e a cada minuto, milhares de horas em vídeo são enviados aos servidores das plataformas que disponibilizam estes conteúdos, e o que a maioria destas pessoas precisam é um software gravador de tela auxiliar no momento de sua criatividade e gravar vídeos contendo diversos temas.

Tenho visto muitas pessoas perguntando quais são os melhores gravadores de tela ou screencast disponíveis no mercado, mas o que posso lhe dizer é que não existe o melhor gravador de tela do mercado, e sim, aquele que atende todas as suas necessidades em relação a gravação dos seus vídeos.

As vezes o que você pode achar melhor são aqueles que apenas usam apenas a opção de ScreenRecorder como é o caso de muitos Game Players que precisam apenas da gravação da tela, sem cortes e sem edições, porém, outros, como os players que criam tutoriais como os do canal aqui do Marketing e Blog, podem achar que os melhores são aqueles que possuem recursos integrados como gravador de tela e também editor de vídeo e áudio.

O que quero dizer é que, dizer qual o melhor gravador de tela vai muito do gosto de cada um e é muito relativo, sendo que o máximo que posso dizer é acerca dos recursos disponibilizados e os seus recursos.

Então, a escolha fica com você, pois, neste post eu tenho como objetivo lhe passar informações essenciais sobre alguns softwares gravador de tela pagos e gratuitos disponibilizados no mercado.

Em outro post você tem as opções de editores de video pagos, que sãoo tudo de bom para a sua produção

 

Escolha o Gravador de Tela Que Atende Suas Necessidades

 

#01 – Camtasia Studio

 

Este realmente tem que ser o primeiro da lista entre os melhores gravadores de tela que, além de gravar a tela (screen recorder ou screencast) do seu computador ou capturar as imagens e áudio da sua WebCam, ele conta também com diversas opções para edição e montagem de vídeos super completo.

Uma ferramenta ideal para a criação de screencasts, tutoriais, vídeos profissionais, apresentações de slides, onde você pode escolher entre apenas ter um vídeo simples ou um vídeo profissional com tudo que ele proporciona, tudo dependerá apenas da sua criatividade.

No Camtasia Studio existe a possibilidade de escolher a resolução dos vídeos capturados sem perder a qualidade e ao final da sua produção, ele reduz o tamanho do arquivo automaticamente para atender as suas necessidades.

Gravador de Tela - Camtasia

Além de ser um gravador de tela que faz um trabalho com excelência, ele também possui outros recursos como narração em áudio e a edição que permite deixar seus vídeos ainda mais profissionais e interessantes permitindo também dar Zoom e aproximar pontos de interesse.

O seu único ponto problemático é por ser um software financeiramente inacessível para muitos, sendo que o seu preço hoje é de 299 dólares. Mas a boa notícia aqui é que você pode baixa-lo do site oficial e testar por 30 dias. Clique aqui para baixar…

Editor de Vídeo gravador de tela - Camtasia

 

Ele se torna a preferência de quase todos que desejam criar seus vídeos tutoriais para YouTube ou outra plataforma de vídeos, pois, ele é um software que evolui e acompanha as necessidades deste mercado.

Se você realmente precisa de algo assim para o seu negócio e vai usá-lo com frequência, certamente será um excelente investimento.

Mas, caso você não tenha como investir os 299 dólares agora e quer mesmo assim uma solução excelente, quase a altura do Camtasia Studio, o próximo software que vou te indicar é o que você precisa.

 

#2 – Active Presenter

 

Uma ótima, aliás, excelente solução para a criação de vídeos screencast, tutoriais, apostilas, manuais, documentações e apresentações para o seu negócio online é este software produzido pela Atomi Systems.

Ele possui 3 versões diferentes que são: Free, Standard e Professional. Mas não fique preocupado, pois, a versão Free inclui recursos suficientes e muito interessantes, essenciais para o que você vai precisar na hora de gravar os seus vídeos.

A diferença entre as versões Free, Standard e Professional estão na possibilidade de exportar formatos como o PowerPoint, HTML5, PDF e também o Flash.

Se caso você não tiver intenção de usar nenhum destes e sua ideia seja apenas criar vídeos, estas versões não farão a diferença para você.

Gravador de Tela - Active Presenter

Este gravador de tela permite também a edição de áudio e vídeo, ajuste de aparência do conteúdo, definir cenários e se integra com sistemas de gestão de aprendizagem como as plataformas de vídeo (YouTube, Vimeo, Dailymotion) que usam o HTML5.

Com isso, você pode até mesmo gravar a tela e publicar a saída desejada, sem edição, graças adicionais para a tecnologia de captura inteligente. Baixe ele agora neste link

Editor de Vídeo gravador de tela - Active Presenter

O ActivePresenter inclui todas as ferramentas necessárias para gravar uma apresentação, anotar e facilmente converter a saída para vários formatos de saída, como: Vídeo (AVI, WMV, MPEG4 / MP4 , FLV), HTML, Flash interativo e HTML5 simulação, ou outros formatos de documentos (PDF, DOCX, PPTX, XLSX).

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Marketing e Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos.

Aprenda um pouco mais sobre o Active Presenter no vídeo que criei lá no meu canal:

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

 

#3 – Atube Catcher

 

Possivelmente você já usou este software para baixar um vídeo do YouTube, transformar este vídeo em áudio para colocar na sua biblioteca de músicas, no seu smartphone ou na pendrive para escutar quando estiver dirigindo ou fazendo aquele exercício físico.

Mas o que talvez você não saiba é que ele, além de ser um programa que faz download de vídeos e conversor, é um gravador de tela que cumpre o que promete e captura a tela com uma boa qualidade.

Já vi inúmeras pessoas dizendo que, por ser uma opção gratuita e multiuso, gravador de tela, conversor de áudio, vídeo e downloader, ele é quase uma suíte de vídeo, pois, além de fazer tudo aquilo que citei anteriormente, é possível converter os vídeos existentes no computador e juntar vários arquivos em um só.

gravador de tela conversor-atubecatcher

Se fizermos uma análise, ele irá fazer quase o que o Camtasia Studio Editor faz (ainda lhe faltam recursos), porém, sem permitir a edição do vídeo, como cortar partes indesejadas, adicionar Callouts, Zoom, etc (o essencial).

Com o gravador de tela Atube Catcher é possível exportar o conteúdo multimídia para seu computador ou dispositivo móvel, DVD, VCD, MP3, Iphone, iPad, iPod, PSP, dispositivos GPS, MP4, telefone celular e dispositivos Android.

Ele suporta uma enorme quantidade de formatos, incluindo 3GP, 3G2, AVI, XVID,FLAC, WAV, PSP, MPG, VOB, OGG, MOV, AVI, MP4, MP3, MP2, WMA, WMV e GIF. Além de poder gravar seus vídeos em DVD / VCD sem uso de qualquer outro software de gravação adicional.

Entre outras características o gravador de tela Atube Catcher permite fazer o ScreenCast ou ScreenRecorder como queira, para capturar o que você vê na tela, até mesmo sessões de chat em vídeo, reuniões online, filmes em DVD ou online, Webinars , etc, ou simplesmente criar vídeo com ou sem áudio contendo apresentações.

gravador de tela -atubecatcher

Todos esses recursos e muito mais disponibilizados de forma gratuita, “seguro”, limpo e com interface multi-idioma. Este software pode ser baixado neste link

“ALERTA!”

Cabe a mim como Analista de Ti lhe dar uma dica muito importante.

Na hora que for fazer a instalação do Atube Catcher no seu computador, tome muito cuidado, pois, a instalação indica outros softwares que não são seguros nem um pouco. Se você não prestar atenção naquilo que está instalando, alguns Malwares podem tomar conta do seu computador.

Leia tudo que aparecer na tela e verifique se é realmente o que quer instalar, não tem problemas ao aparecer a oferta de outro aplicativo, você clicar em cancelar.

 

#4 – oCam

 

Com uma simplicidade enorme e bem objetivo, o oCam é um gravador de tela sem frescuras, gratuito e com configurações fáceis de usar.

Permite capturar a tela em vídeo e áudio. Uma das vantagens que oferece em relação a outros utilitários de captura de tela livre é a capacidade de escolher codecs usando um menu na barra de ferramentas.

Ele tem uma interface de duas partes, que consiste em uma tela principal e uma área de captura verde-limitado que você pode arrastar para redimensionar e colocar sobre a área da tela que deseja gravar.

Poderíamos gravar vídeo e áudio ou apenas vídeo, pois, com a sua capacidade de gravar o áudio facilita a narração ou anotação da atividade na tela, ou você pode ignorar o áudio e adicionar sua própria trilha sonora mais tarde.

As configurações simples e essenciais fazem com que este gravador de tela seja fácil de personalizar, pois, o mesmo possui opção de inserir Marcas de água, idiomas, teclas de acesso e o efeito do mouse, bem como as configurações de vídeo, como tempo limite.

Além de permitir a gravação da tela em jogos ou tutoriais é possível também pausa / retomar da função de gravação.

Ele suporta a gravação de vídeo nos seguintes formatos quando usando codecs de vídeo (AVI, GIF, MP4, MKV, NVIDIA NVENC H.264, M4V, FLAC, FLV, MOV, WMV, TS, VOB) e o áudio em (MP3, AAC, FLAC) e codificação de áudio em tempo real.

Ele suportar a gravação de vídeos com mais de 4 GB, gravação do som do seu computador. Este software pode ser baixado neste link

gravador de tela - oCam

 

Não sabe como fazer para gravar screencasts de forma profissional para apresentar aos seus leitores?

Que isso jamais seja um problema para mostrar o seu trabalho para as outras pessoas, pensando nisso, quero lhe indicar o treinamento que vai ser o divisor de águas para seu negócio.

 

Conclusão

 

São várias as opções que temos no mercado em relação a softwares que trabalham como gravador de tela, alguns pagos e outros gratuitos com recursos incríveis e também aqueles editores de vídeo gratuitos que você pode conhecer em outra postagem aqui do blog.

Os que citei acima foram os que eu mais me adaptei ao fazer testes, porém, cabe a você testar cada um deles em seu computador e ver o que mais lhe seja útil e começar a usá-lo.

Você pode encontrar diversos softwares gravador de tela no mercado, tem os que são online, alguns que são bem pequenos e que gravam apenas alguns minutos, os específicos para o Linux, para gravação da tela do seu smartphone, as extensões para Google Chrome, tem aqueles que foram inseridos no próprio sistema operacional como no caso do Windows 10 e muito mais.

Como eu falei, agora cabe a você fazer os testes com o gravador de tela que melhor atendê-lo e tomar cuidado na hora da instalação de alguns, pois eles oferecem para instalar outros aplicativos agregados.

Se você conhece mais algum outro software gravador de tela e quer compartilhar conosco, deixe um comentário abaixo que ficaremos muito felizes em agregar maior valor para todos.

 

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • melhores gravadores de video e editor

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

6 Comentários

  1. Excelente Artigo, Estou adorando visitar este site, sempre tem artigos de qualidades…

    Parabéns ! Warlley Silva

    • Wowww Paulo,

      este é o objetivo do blog, levar ao máximo de pessoas conteúdo de real qualidade, que possa instruir e ajudar em algo.

      Obrigado pelo comentário.

  2. Marcia

    Olá Warlley Silva, Adorei este artigo, eu tenho um canal no youtube e não sei muito bem editar meus vídeos, você pode me indicar um curso para o camtasia ?

    Obrigada !

    • Olá Marcia,

      primeiramente, fico muito feliz em saber que o artigo te ajudou em algo e posso sim te indicar um curso muito bom mesmo sobre Camtasia.

      Grato pelo comentário e você pode acessar o link abaixo para saber mais sobre o curso:

      http://bit.ly/ccamtasia

    • Blogueira Alice, tudo ótimo e com você?

      Grato pelo comentário e por admirar o blog.

      Grande abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *