E-mail Marketing: O que é? Como Funciona? O que fazer?

O passo inicial para podermos entender o que é email marketing, como fazer e como funciona, é entender o que é um e-mail, para que serve e porque é uma das estratégias de marketing que mais tem convertido constantemente para os empreendedores digitais.

Pense o seguinte: Você tem um aparelho celular, corrigindo, um smartphone ou um tablet que acessa a Internet que te permite, além de baixar seus joguinhos pelo Google Play ou pelo iTunes, acessar as redes sociais e conversar com seus amigos pelo WhatsApp?

Se respondeu sim, claro que sim (acho que só minha mãe que não tem um neste mundo), você tem pelo menos uma conta de e-mail cadastrada neste ou nestes aparelhos criadas no momento em que recebeu o mesmo, e são usadas para poder desfrutar das facilidades em mobilidade que eles te proporcionam.

Estas contas de e-mail que aumentam a cada ano que passa, são usadas para manter uma comunicação com o usuário, acessar serviços do seu aparelho e baixar atualizações, mas não acaba por ai…

Elas possibilitam não só a composição, envio e o recebimento de mensagens, mas também um modo de se identificar em vários serviços que usamos, posso citar as mídias sociais onde você precisa de um e-mail válido para poder acessar a “sua” página pessoal.

Pensando nisso e em um modo de se comunicar diretamente com o seu cliente, foi criado o email marketing, que é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre o cliente e o seu negócio, gerar engajamento, criar uma conexão profunda e sólida com sua audiência, bem como para gerar e aumentar as vendas.

Alguns dados nos fazem querer ir mais longe:

  • Micro e pequenas empresas já movimentam 40 bilhões de reais no ambiente digital.
  • A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico estima que o E-commerce em 2016 no país cresça 18% em relação ao ano passado, movimentado estimados 56,8 bilhões de reais.
  • Em 2015, de acordo com a Mintel, o consumidor jovem é o mais propenso a fazer compras online, com 52% daqueles entre 16 e 24 anos dizendo ter realizado essa atividade nos últimos três meses, contra 36% dos respondentes entre 35 e 44.
  • Esse comportamento é mais forte principalmente entre os homens da faixa etária de 16 a 24 anos, 56% versus 48% das mulheres. Mas quando se trata de ler notícias, os usuários da internet de 16 a 24 anos e os usuários acima de 45 anos apresentam concordância semelhante, 76% e 77% respectivamente.

 

Com todos estes números e crescendo cada vez mais, é bom pensar em continuar ou começar a usar o email marketing nas estratégias de Marketing Digital.

 

Mas Como Funciona o E-mail Marketing?

 

como funciona email marketing

 

Quando sua mensagem chega na caixa de entrada do cliente, ele lembra que você existe e está presente na vida dele de alguma forma.

Não é como um negócio físico que ao passar naquela rua, ou na frente da loja qualquer o cliente lembra que quer comprar naquela loja.

É um negócio virtual, então os seus esforços para levar pessoas ao seu site ou blog usando técnicas diversas como SEO, vídeos, mídias sociais, anúncios, etc será o ponto chave para obter mais clientes.

 

Tudo começa por algum lugar, e se não sabe como as coisas funcionam, eu indico a leitura desta postagem para abrir sua mente neste Universo do Marketing digital.

Uma ótima forma de fazer o cliente lembrar de você é enviando e-mails. Trabalhando da forma certa você pode fazer com que seu email marketing seja mais do que uma lembrança que o seu negócio digital existe.

Seu email marketing pode ser a sua conexão com seu cliente e possíveis clientes, conforme eu falei acima, além de trazer outros benefícios como:

 

  • Proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, você pode encontrá-lo;
  • Interatividade: o contato interage imediatamente com a mensagem;
  • Segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, interesses e vários dados.
  • Personalização:a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • Mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhado em tempo real e o custo-benefício é muito baixo.

 

Você quer aprender como fazer email marketing e uma das principais ferramentas necessárias para você enviar as suas campanhas de email marketing é uma ferramenta que permita enviar e-mails para muitos endereços. Jamais faça isso diretamente do seu e-mail.

Atualmente eu estou usando a ferramenta de email marketing E-goi que possui um plano gratuito de até 5001 contatos com autoresponder, mas também existem muitas outras que você eu faço uma breve explicação das mesmas em um outro post aqui no blog e pode ser acessado clicando aqui.

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18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

 

8 Passos Para Uma Estratégia de E-mail Marketing Eficiente

 

email marketing processos

Diante de todas estas facilidades, informações e aplicações práticas para iniciar o seu negócio usando o email marketing, resta te mostrar como montar uma estratégia eficiente para envio das suas campanhas de email marketing.

 

#1 – Definir o Objetivo

 

Sem um objetivo definido antes de começar as suas campanhas, pode saber que tudo já começou errado e com certeza irá por água abaixo.

Em um pedaço de papel ou até mesmo no seu bloco de notas, defina quais serão os objetivos que pretende atingir e tenha todos eles em mente durante todos os processos medindo sempre os resultados das campanhas que está gerando ou gerou.

 

#2 – Segmentação do Público

 

Neste ponto você já deve ter criado o seu “avatar ou persona” e definido o público-alvo com os dados necessários para se criar uma campanha personalizada.

Se ainda não o fez, eu indico que pare por aqui e assista este vídeo sobre definir o seu nicho de mercado e então definir o seu público-alvo.

Depois de ter feito o processo de criação do público-alvo, você já possui uma quantidade de informações sobre e agora é hora de filtrar e separar a sua lista de e-mails de acordo com os dados que forem importantes para o seu negócio, tipo: sexo, idade, localidade, poder aquisitivo, etc.

Se caso tenha já tenha feito campanhas anteriores, leve em consideração os resultados obtidos, tais como: compras feitas anteriormente, taxa de abertura de e-mails, etc

 

#3 – Ofereça um Conteúdo Gratuito e Valioso

 

Você já deve ter visto na internet que as pessoas buscam soluções para quase tudo usando os buscadores.

Elas têm uma dor ou problema e você entra com a solução que irá ajudar, saiba que as pessoas adoram conteúdos que vão lhes ajudar a resolver algum problema.

Pense bem antes de escrever uma campanha de email marketing, se coloque no lugar do seu cliente ou de quem vai receber o seu e-mail e pense em quais os benefícios que seu conteúdo ou produto tem e como eles podem ajudar quem está lendo.

O seu cliente ideal deve ser o centro de tudo, foque nele e ficará mais fácil para criar um conteúdo amigável e interessante, algo que faça com que ele queira visitar o seu site para consumir mais do mesmo.

Seja cativante e use uma linguagem simples e pessoal. Menos sempre é mais, lembre-se disso…

 

#4 – A Primeira Impressão é a Que Fica

 

Você tem apenas alguns segundos para determinar se o seu cliente abrirá o email marketing que você enviou ou não.

O campo do assunto do seu e-mail tem uma única função que é a de fazer o leitor abrir o e-mail, por isso, jamais o menospreze nem por um segundo. Ele é quem vai determinar o sucesso ou fracasso de todos os seus esforços. Então, crie um assunto irresistível.

Os resultados significativos para o campo assunto se dão ao usar entre 25 e 40 caracteres.

Caso não saiba como criar um assunto que faça o seu leitor clicar a todo custo, clique aqui…

 

#5 – Use os Gatilhos Mentais

 

No momento da criação das suas campanhas de email marketing, lembre-se de usar as técnicas de Storytelling e dentro do mesmo os gatilhos mentais que são técnicas de persuasão, ou seja, envolvem o psicológico de quem recebe a mensagem.

Indico a leitura de um post bem completo em que o Henrique Carvalho ensina como usar 17 gatilhos mentais para alavancar suas vendas. Acesse neste link

 

#6 – Destaque sua Chamada para Ação (Call To Action)

 

Depois de criar um conteúdo que realmente fará a diferença na hora que o seu cliente ler, é hora de direcioná-lo ao que você quer que faça, por isso usamos a chamada para ação.

Pode ser um link ou botão que irá mostrar o seu cliente o que fazer “Clique Aqui”, “Faça o Download”, “Continue Lendo”, “Quero Saber Mais”, etc. O qual deve estar bem visível e posicionado corretamente.

Você pode manter a sua chamada para ação na parte de cima do e-mail, usar cores contrastantes no botão para chamar a atenção, deixa-la isolada, em uma posição de destaque.

 

#7 – Tenha um Design Amigável

 

O design em suas campanhas de email marketing se torna cada vez mais eficiente e é fundamental para reter a atenção de quem está lendo e gerar cliques e vendas.

Claro que muitos empreendedores não dão a mínima importância para esta prática e você já deve ter recebido muitos e-mails por ai e com certeza, ao ver o seu formato “em linha” você nem se preocupou em ler.

O design do seu email marketing se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço, pois ele é a principal forma de chamar a atenção do seu leitor e se destacar.

Crie um bom design para causar impacto visual, para que uma campanha de email marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno.

 

#8 – De Olho nos Resultados

 

Após o envio de cada campanha de email marketing você precisa começar a monitorar as taxas de abertura, cliques e conversões que aquela campanha gerou e verificar se o resultado que busca está sendo atingido.

Caso não esteja dando os resultados que deseja em suas campanhas de email marketing, é hora de mudar as estratégias e fazer novos testes, assim que estiver dando resultados, repita mais do mesmo.

 

Conclusão

 

Tenho certeza que agora você sabe o que é um e como fazer email marketing.

Hora de colocar a mão na massa e começar a usar esta ferramenta de vendas e engajamento que fará a verdadeira diferença para seus negócios.

 

Estas e outras centenas de técnicas eu aprendi no treinamento Fórmula Negócio Online do Alex Vargas. Se você quiser saber mais clique aqui agora mesmo...

 

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