Construindo uma lista de emails responsiva sem gastar nada

Você já percebeu que em todos os sites e blogs que você entra, não importando o que estão vendendo ou a informação que estão disponibilizando, todos lhe pedem para se cadastrar colocando seu e-mail e em troca você recebe algo? O que eles nos mostram é que construir uma lista de emails, pois ela é o ativo mais importante para seu negócio online e ninguém pode tirar de você.

Como quase todo mundo tem um smartphone ou tablet, uma conta em alguma das várias redes sociais disponíveis no mercado para manter-se em contato com os amigos e conhecidos, ter um endereço de e-mail para se cadastrar e receber atualizações é algo fundamental.

Isto por que você, como empreendedor, precisa de uma maneira eficiente e “direta” de estar em contato com seus visitantes, leitores, clientes. Algo que acontecerá através dos e-mails que captura em seu site ou blog.

Muitos dizem que ela é uma máquina de fazer dinheiro e que pode gerar vendas no “piloto automático” desde que seja uma lista responsiva, que sempre está interessada no que você promove.

Por que você deve criar uma lista de emails?

Aqui estão algumas razões importantes pelas quais você também deve criar uma lista de emails:

  • Você pode notificar as pessoas em sua lista cada vez que você publicar um novo conteúdo, pode ser um novo post no blog, um estudo de caso, um vídeo ou um e-book. Dependendo do tamanho de sua lista de emails, esta pratica pode aumentar bastante o tráfego para seu site ou blog.
  • Você pode informar seus leitores instantaneamente quando você lançar um novo produto ou um novo recurso e direcioná-los para o seu site para verificarem.
  • Você pode enviar e-mail com promoções, indicações e seduzi-los para aproveitarem as ofertas.

 

Mas como construir sua lista de emails?

 

1 – Saiba qual o nicho de mercado que irá atuar

 

O primeiro passo para construir uma lista de e-mails é definir o nicho de mercado que você vai atuar. Recomendo que trabalhe com um nicho que você tenha paixão, que queira resolver algum problema pessoal ou não ou um nicho que tenha expertise. Mas se ainda não sabe como escolher o seu ou que não seja por nenhuma destas opções recomendadas, entre neste post que criei falando somente sobre nicho de mercado que irá te ajudar a definir o seu.

 

2 – Identificando o seu Avatar

 

Sabemos o nicho de mercado que irá trabalhar e agora é hora de identificarmos o que chamamos de Avatar, que nada mais é do que o seu público-alvo, ele é uma representação descritiva do seu cliente ideal.

É muito importante identificarmos o seu avatar para que os seus conteúdos sejam produzidos e direcionados para o público correto, os conteúdos devem ser do interesse deles e possuir uma ótima qualidade para transformar suas vidas.

Então, para identificar o seu avatar e criar uma isca digital que transforme a vida deles e que faça a diferença para todos, responda as seguintes perguntas abaixo:

  • Qual o sexo e idade do seu avatar?
  • Qual o seu maior sonho ou o que ele deseja ser?
  • Quais são seus medos ou preocupações?
  • Quais são suas dificuldades ou desafios?

 

3 – Qual o objetivo da sua lista de emails

 

Nesta parte você vai informar qual será o objetivo da sua lista. Com estas informações vamos definir mais tarde qual serviço de e-mail marketing você vai utilizar para enviar suas campanhas. Abaixo temos algumas ideias de objetivos:

  • Promover infoprodutos (produtos digitais), produtos físicos ou serviços
  • Fazer a divulgação de conteúdos de qualidade de um blog
  • Preparar o lançamento de um infoproduto (produto digital)
  • Gerar tráfego para outros sites ou blogs

 

4 – Construir uma isca digital compatível com seu Avatar

 

Pense na recompensa que as pessoas receberão para que deixem seus e-mails e assinem a sua lista. Lembre-se que sua lista de emails é o seu maior ativo e que as pessoas só lhe darão o e-mail delas se receberem algo em troca.

As iscas digitais podem ser em alguns destes formatos:

  • E-book
  • Curso em Vídeo
  • Uma palestra
  • Um Webinar ou Hangout
  • Sequência de e-mails

 

Construa um conteúdo de qualidade e que seja muito útil, um conteúdo que seja de alto valor e que resolva um problema do seu avatar.

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5 – Algumas dicas de como você pode divulgar o seu blog

 

Você já tem um conteúdo de qualidade e que poderá transformar a vida das pessoas, agora, vou lhe dar umas dicas de como você pode atrair o seu público-alvo para sua página.

Saiba que estas são apenas algumas formas que podem ser usadas para atrair leitores:

  • Faça anúncios pagos usando Facebook Ads, Google Adwords, Bing Ads, Artigos patrocinados e outros
  • O tráfego poderá ser obtido por indicação de outros (Artigos, banners)
  • Através de tráfego orgânico (motores de busca como Google Search, Bing, Yahoo)
  • Facebook, Twitter, LinkedIn, Google +, YouTube e quaisquer outras redes sociais em que você estiver, podem ser excelentes locais para ajudá-lo a construir a sua lista de e-mail.

 

6 – Usando as redes sociais para divulgação

 

Este tópico está separado por se tratar de um modo muito usado atualmente e ser um método eficiente na hora de divulgar o seu negócio.

Um empreendedor jamais deve ignorar as redes sociais, pois, estas plataformas de comunicação interativa permitem obter contatos, mandar mensagens e fotos sem custo.

Com o grande aumento de pessoas na Internet a cada dia, as redes sociais se tornaram uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com seu público-alvo.

Mas antes de tudo, precisamos saber usar esta ferramenta de marketing direto da forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e ainda correr o risco de queimar a sua imagem diante do seu público.

 

 # – Como usar redes sociais de forma correta

 

Algumas pessoas pensam que estar em todas as redes sociais possíveis é muito bom, realmente pode ser, mas pense nas seguintes questões antes de criar perfis nelas:

  • Você estará presente em todas elas respondendo aos comentários e solicitações com eficiência?
  • Você conseguirá manter o serviço atualizado em todas elas?
  • O seu conteúdo se tornou viral e os contatos pedem cada vez mais, você estará apto a suprir o que eles precisam?

 

# – Algumas ideias de como atrair mais pessoas

 

Aqui estão algumas ideias para usar as redes sociais para atrair mais pessoas a se tornarem assinantes:

  • Compartilhe alguns conteúdos que despertam curiosidade suficiente para se inscreverem em sua lista de e-mail.
  • Interagir com seus seguidores e responder suas perguntas. Dê dicas e conselhos através do compartilhamento de alguns dos seus posts e sugerir que eles se inscrevam em sua lista de e-mails para receberem outras dicas úteis.
  • Configurar grupos secretos para fornecer informações mais valiosas, depois recomende que se inscrevam em sua lista de emails para fazerem parte deste seleto grupo.

 

7 – Ferramentas para divulgação e captura de e-mails

 

Após ter feito todos os passos acima e definido o que precisava, você precisa de criar uma página de captura em seu blog ou site para receber os visitantes e eles cadastrarem em sua lista de e-mails. Se ainda não sabe o que são páginas de captura, leia este artigo Landing Pages ou Squeeze Pages, para entender o que são e como funcionam.

Você vai precisar de algumas ferramentas para a capturar os e-mails, guardar os mesmos e fazer as suas campanhas. São elas:

  • Páginas de captura (Landing Pages e Squeeze Pages)
  • Formulários de inscrição no seu site
  • Página de Fãs ou FanPage em uma ou mais redes sociais, Facebook, Google +, entre outras.

 

Faça uma oferta irresistível para que as pessoas se cadastrem na sua lista

 

Você já está com tudo pronto para começar as divulgações do seu blog ou site e agora vou te mostrar algo fundamental, pois é o que vai motivar as pessoas a se inscreverem em sua lista.

Então, faça uma oferta irresistível, algo que todos vão querer se inscrever em sua lista de e-mail, para isso é preciso deixar bem claro o que vão receber em troca.

Aqui vamos usar o gatilho mental da reciprocidade, onde você proporciona algo de valor em troca da inscrição do visitante em sua lista de emails. Estas são algumas coisas que você pode fazer para criar a sua oferta irresistível:

  • Informe sobre as vantagens que os leitores receberão ao se inscreverem em sua lista. Pode ser: acesso exclusivo ao conteúdo, descontos em produtos, bônus e outros brindes, receber as atualizações por e-mail quando você lançar um novo produto ou ter postado um novo conteúdo.
  • Depoimentos de assinantes sobre algo que você fez e as outras pessoas estão gostando e comentando como prova do valor que você fornece em cada um dos seus e-mails.
  • Informe exatamente quantas vezes eles vão receber seus e-mails.

 

Mantenha o bom relacionamento com a sua lista

 

Com certeza muitas pessoas vão se cadastrar em sua lista de e-mails e receber a sua isca digital. Alguns vão ler e outros não, mas não se preocupe com isso, o mais importante mesmo é manter um relacionamento com a lista que foi criada.

Para manter um bom relacionamento com eles você pode usar as técnicas abaixo:

  • Você deve se conectar com estas pessoas e conversar com elas como se fossem seus amigos
  • Fale sobre as suas experiências online e offline
  • Disponibilize conteúdo exclusivo para seus clientes
  • Faça seu contato sentir-se confortável com sua comunicação
  • Crie um e-mail responsivo onde o contato consiga ler onde ele quiser (smartphone ou tablet)
  • Seja sucinto e objetivo. Não crie um e-mail extenso. Menos é mais.

 

Conclusão

 

Quer alcançar seus clientes de uma maneira rápida, direcionada e eficaz em termos de custos? A criação de uma lista de emails é a melhor solução, pois, ela é o seu maior ativo.

Estas simples dicas podem ajudar o seu empreendimento online a criar uma lista de e-mails responsiva, onde os seus clientes vão se envolver com você e sua marca, você estará aumentando cada dia mais a credibilidade e confiança.

O resultado de todo este bom relacionamento será a possibilidade dos seus assinantes se transformarem em compradores assíduos. Então, continue alimentando e dando algo de valor para sua lista.

 

Neste post você aprendeu:

Como construir sua lista de emails
Por que você deve criar uma lista de emails?
Mas como construir sua lista de emails?

1 – Saiba qual o nicho de mercado que irá atuar
2 – Identificando o seu Avatar
3 – Qual o objetivo da sua lista de e-mails
4 – Construir uma isca digital compatível com seu Avatar
5 – Algumas dicas de como você pode divulgar o seu blog 
6 – Usando as redes sociais para divulgação
# – Como usar redes sociais de forma correta
# – Algumas ideias de como atrair mais pessoas
7 – Ferramentas para divulgação e captura de e-mails

Faça uma oferta irresistível para que as pessoas se cadastrem na sua lista
Mantenha o bom relacionamento com a sua lista

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre lista de emails, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

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18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

2 Comentários

  1. Danilo Rockembacht

    Muito bom seu artigo, só conteúdo de qualidade, parabéns pelo site, além do design estar fantástico o seu conteúdo também está muito bom, Sucesso sempre!!

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