Como ganhar dinheiro com Blog

Sei que muitos pensam ou já pensaram em como ganhar dinheiro com blogs, mas na maioria das vezes não sabemos como fazer e quais técnicas ou ferramentas estão disponíveis no mercado que nos permite ganhar dinheiro online.

Existem tantas maneiras de ganhar dinheiro com seu blog como existem diferentes tipos de blogs. Mas não se preocupe, pensando nisso, criei este post organizando as principais maneiras para rentabilizar o seu blog no mercado digital.

Antes de começarmos, quero deixar bem claro que nada acontece de um dia para o outro, a renda virá com o tempo, decorrente da credibilidade que conquistar com seus leitores.

Tentar escrever sobre tudo é um grande erro, pense em focar os seus esforços em um segmento ou nicho de mercado e seja o melhor no assunto. Pense em qualidade e não em quantidade, porque a maioria das pessoas não tem muito tempo para ler grandes posts.

Você deve se dedicar a produzir um conteúdo de qualidade e que ajude os seus leitores a resolverem algum problema, porque eles são o que há de mais importante para que você consiga monetizar o seu site.

De onde vêm as receitas de um blog?

1 – Google Adsense : é um serviço de publicidade criado pela Google para exibir anúncios nos sites e blogs de seus parceiros cadastrados previamente no Adsense.  Estes anúncios podem ser em formato de texto, imagens e vídeos, que são pagos baseados na quantidade de cliques ou em visualizações.

Para começar a usar este serviço do Google você tem que se cadastrar no site do Adsense, escolher o tipo de anúncio e onde deseja exibir ele no seu blog, copia e cola um código disponibilizado pelo Google em seu blog, os tipos de anúncios que aparecerão neste espaço dependerão dos clientes anunciantes do próprio Google e nem sempre será o mesmo anúncio.

2 – Programa de afiliados: um dos mais procurados por blogueiros/blogueiras, os programas de afiliados são acordos ou contratos onde você se compromete a promover produtos de outras pessoas ou empresas fazendo a publicidade através de anúncios (banners, links e/ou vídeos) em troca de uma comissão.

Para participar do programa de afiliados é bem simples. Você entra num site, como exemplo o HotMart, HostgatorLomadee, Uol Afiliados, HostDime, Submarino, Curso 24hrs, iTunes afiliados entre outros. Procura por programa de afiliados, faz um cadastro e depois escolhe o produto que irá promover em seu blog.

3 – Marketing de afiliados: é uma forma de publicidade on-line onde os blogueiros/blogueiras divulgam produtos e serviços de anunciantes em troca de comissões.

Funciona da seguinte forma. Depois de entrar no site do anunciante e pedir para promover o produto ou serviço, você recebe um link de código único para cada produto a ser promovido e cola este link de código no seu blog, pode ser em um banner, um texto falando sobre o produto e como ele pode ajudar a resolver o problema do leitor e neste texto um link direcionando para o site do produtor.

Vamos imaginar agora que o leitor do seu blog clica no link, é redirecionado para o site do produtor e compra o produto. Após alguns dias você estará recebendo o valor da comissão especificada pelo produtor em sua conta bancária.

4 – Venda de publicidade direta: seu blog já tem uma boa quantidade de acessos diários, leitores assíduos e o seu já se tornou um ícone de informação de qualidade e transformação na vida das pessoas. Naturalmente alguns anunciantes sabem disso e começam a te procurar com interesse em anunciar em seu site. Com isso, você pode oferecer espaços para banners em seu blog, pois, é muito comum empresas comprarem publicidade em blogs que possuem muitas visitas.

5 – Produtor de infoprodutos: você acaba de se tornar um blogueiro reconhecido no mercado digital e possui diversas ideias para ajudar as pessoas a transformar as suas vidas de alguma forma, então, por que não criar um e-book ou um curso online para atender a essas pessoas?! Você mesmo será o produtor, irá indicar os seus serviços ou produto e venderá a um preço considerável para seus leitores. Com certeza muitos vão adquirir o seu produto e ficar satisfeito com ele.

6 – Desenvolvimento de conteúdo: é uma tendência que vem crescendo consideravelmente, já que muitos blogueiros/blogueiras querem ganhar tempo para outras coisas em seus blogs, como indicar outro produto, gravar novos vídeos de indicação e vendas que não sobra tempo para criação de conteúdo.

Você, que tem facilidade de produção de conteúdo de qualidade, é aquele que chamamos de copywriter.  O cliente entra em contato com você desenvolvedor de conteúdo e solicita determinados conteúdos, os quais você produz e vende para ele.

O Copywriter também pode vender, Textos de Anúncios, Scripts de Comerciais, Cartas e Vídeos de Vendas Online, Emails e Autoresponders, Catálogos de Vendas, Menus de Restaurante, Fachadas, Outdoors e Comunicação de Rua, News Letters, Mala Direta, Artigos para Revistas, Blogs e Mídia Impressa, Vídeos de Lançamento, Lançamentos Relâmpago e muito mais.

7 – Gerenciamento de mídias sociais: cada dia mais presente na vida das pessoas e empresas, as mídias sociais se tornaram um segmento onde diversas pessoas indicam produtos, criam anúncios, geram trafego para sites de parceiros, Fan Pages e muitas outras atividades que garantem ganhos reais ao profissional que se especializar nesta área.

Esta é uma área que deve ser encarada de forma profissional, pois, se ao contrário, pode acabar trazendo prejuízos à imagem da marca.

8 – Escrever Tutoriais e Guias: a Internet é um ótimo lugar para encontrar informações dos diversos tipos, a quem diga que nos livros atualmente não encontramos nem metade das informações que a Internet nos proporciona. A todo o momento as pessoas procuram por tutoriais de como fazer alguma coisa, como resolver algum problema, como ganhar dinheiro com blog o qual você está lendo neste momento e possivelmente deve ter encontrado usando a pesquisa nos motores de busca.

Eu sempre gostei da culinária japonesa, então eu gostaria de encontrar tutoriais e guias úteis que explicam técnicas, macetes, receitas e um método para confecção de sushis que eu não conheço. Por exemplo, poderia ser um tutorial ilustrado, em formato de e-book, vídeo ou guia ensinando sobre “Utensílios para iniciantes em culinária japonesa” ou “ Como fazer sushis na prática” seria algo muito útil.

Conclusão

É certo que todos somos professores de algo nesta vida e podemos ensinar uns aos outros, então por que não escrever sobre isso e publicá-lo em seu blog ou site?! Em determinado momento você poderá rentabilizar o seu blog através da venda dos seus guias, vídeos, e-book e aquilo que criar para melhorar e ajudar a vida de outras pessoas.

Você também deve conhecer técnicas de SEO para escrever bons títulos e aperfeiçoar seus artigos para conseguir um bom posicionamento em buscadores.

Agora você já sabe que existem algumas maneiras de ganhar dinheiro com seu blog, mão na massa e comece a aplicar cada uma que você achar mais interessante ou todas elas.

Neste post você aprendeu:

Como Ganhar Dinheiro com Blog
De onde vêm as receitas de um blog?
1 – Google Adsense
2 – Programa de Afiliados
3 – Marketing de Afiliados
4 – Venda de publicidade direta
5 – Produtor de Infoprodutos
6 – Desenvolvimento de conteúdos
7 – Gerenciamento de mídias sociais
8 – Escrever de tutoriais e guias

Preparado para mudar sua rotina e apostar em uma forma muito mais eficiente de ganhar dinheiro com seu blog, promover, vender produtos e construir sua imagem junto ao seu público? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

1 Comentário

  1. Que ótimo, fico feliz em poder ajudar.

    Acompanhe para mais dicas ok.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *