Como Deixar um Website Mais Rápido

A internet trouxe muitas coisas positivas ao mundo, mas certamente tornou as pessoas mais impacientes. Para muitos usuários, poucas coisas são tão frustrantes quanto um website que demora a carregar.

Além disso, as ferramentas de busca, como o Google, acabam levando a velocidade de carregamento das páginas em conta na hora de organizar os websites em rankings. Isso significa que um website lento não é ruim apenas para os visitantes, mas também acaba prejudicando o desempenho do mesmo nos resultados de pesquisas.

Abaixo, listamos algumas maneiras de melhorar o desempenho de qualquer website.

meu-site-mais-rapido

 

Escolha um Bom Plano de Hospedagem

Esta parece ser uma dica óbvia, mas que muitas vezes é ignorada. A escolha do serviço de hosting, além do preço, deve levar também em conta a velocidade de tráfego oferecida. Alguns planos oferecem franquias de dados limitadas. Isso quer dizer que se você atingir o limite de dados, a velocidade de tráfego será reduzida drasticamente, o que irá impactar diretamente na velocidade de carregamento das páginas para os visitantes. Planos de hospedagem acessíveis e com limites de dados variados são ofertados por uma série de fornecedores como 1&1.

Minimize o Código do Website

Uma forma de diminuir o tempo de carregamento de um website é reduzindo o tamanho das informações que ele precisa interpretar durante o carregamento. Minimizar os códigos HTML, CSS e Javascript são uma boa maneira de fazer isto, removendo todos os comentários desnecessários, espaços em branco e o código repetitivo ou obsoleto.

Além disso, é possível utilizar arquivos próprios para o código CSS e JavaScript, que são armazenados pelo cache do navegador. Ao utilizar CSS em uma página, é interessante colocar o código CSS no cabeçalho. Da mesma forma, disponha os códigos de script no final da página. Isto faz com que a página dê a impressão de que está carregando mais rápido.

meu-site-mais-rapido-e-compativel

 

Otimize as Imagens

Um aspecto por vezes negligenciado na construção de um website é a otimização das imagens para o carregamento. Sempre que possível, é aconselhável utilizar imagens nos formatos GIF, PNG ou JPEG. Reduzir a resolução da imagem também pode trazer ótimos resultados, assim como a corte das bordas que não são essenciais.

A compressão das imagens é um método utilizado para tornar o armazenamento das mesmas mais eficiente. Um programa usado para isto é o GZIP. Muitas empresas, como a 1&1 mencionada antes, oferecem a compressão automática de imagens através do GZIP em seus servidores.

Estas são algumas das maneiras mais comuns e eficazes de se reduzir o tempo de carregamento de um website. Quando implementadas em conjunto, garantem uma experiência mais agradável aos visitantes, o que se traduz em maiores chances de que os mesmos venham a se tornar clientes e usuários fiéis.

Enviado para o Marketing e Blog por Luiz Lopes

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *