Como começar um negócio do Zero

Você já pensou em começar um negócio do zero com um baixo investimento, ter sucesso e que este negócio trabalhe no piloto automático? Mas na maioria das vezes que pensou sobre isso, você não soube por onde começar, o que fazer, como fazer, e assim por diante?

Existem muitas pessoas que possuem uma infinidade de conhecimentos e querem transmitir estas aprendizagens, mas como não sabem como fazer, guardam todas estas informações para si mesmas, não fazem a diferença no mundo e nem nelas próprias. Fica um vazio, uma vontade de se completar, e é claro, ganhar algo com tudo isto.

As que começam algo, muitas vezes iniciam pelas motivações erradas, seja somente pelo dinheiro ou por estarem desanimadas com o emprego, cansadas do patrão ou de serem empregados. Temos também aquele grupo que encontram uma oportunidade real diante das suas aprendizagens, constroem um produto, mas o seu negócio não vai para frente.

O que estes dois grupos de pessoas tem em comum é a falta de planejamento ao iniciar o novo negócio.

Se ainda não tem ideias do que pode fazer para ganhar dinheiro na Internet, eu reuni cerca de 19 opções de Negócios Online em um eBook e disponibilizei ele gratuitamente e dentro delas, você poderá achar aquilo que faça os seus olhos brilharem e iniciar um negócio rentável.

 

Como começar um negócio do Zero

 

Outro dia, conversando com um amigo que tinha acabado de participar de um curso de aperfeiçoamento, algo novo para ele, mas com a promessa de melhorar os conceitos e a visão dos processos executados nos seus trabalhos.

Trocávamos ideias sobre as aprendizagens do dia, o que tinha acontecido, se ela tinha achado fácil ou não, se vai ajudar mesmo no seu ofício, como era a didática do instrutor, e muitas outras perguntas que estavam fervendo em minha mente para lhe fazer.

De acordo com meu amigo, realmente tinha pessoas que tiraram os exercícios de letra, não tendo problema algum, porém, outros, deixaram a desejar e colocaram uma feição diferente e um pouco desanimadora no instrutor.

Mas esta feição desanimadora é o que ajuda o profissional a ver o grau de dificuldades das pessoas que estão ao seu redor, que ninguém é igual a ninguém e tudo deve ser passado de forma que toda e qualquer pessoa possa compreender e aplicar em suas vidas.

Alguns dos aspectos interessantes sobre o seu curso foi que o instrutor tinha experiência em execução dos trabalhos, ele era um profissional prático e não um instrutor com prática no que se diz respeito a ensinar outras pessoas.

Em nossa análise superficial, o que ele estava fazendo era um teste para ver se poderia dar seguimento e atender a várias pessoas com conhecimentos diversos, onde, uns sabem mais que os outros.

Continuamos a nossa conversa e começaram a aparecer ideias do que ele poderia fazer para levar este conteúdo a milhares de pessoas não se limitando a apenas alguns poucos alunos.

 

1 – Saiba o que você quer antes de começar um negócio

 

Frase Ben Stein o que voce quer

 

Você sabe que não precisa ser um expert para começar um negócio de sucesso completamente do zero, não é mesmo?

O processo de construção de um negócio passa por várias etapas, desde a sua idealização a sua aplicação na vida real, então, você tem que pensar no que você realmente quer, pois, ser um empreendedor é algo que exige muito de você, requer muita dedicação, trabalho e a certeza de que aquilo vale a pena para você.

Pense bem sobre o que você realmente está disposto a abrir mão para poder chegar onde você deseja, pois, a partir da sua resposta é que você vai traçar novos caminhos em sua vida e começar um negócio do zero exigirá de você muita paciência e perseverança.

 

2 – Pesquise o seu nicho de mercado e saiba o que o seu público-alvo precisa

 

Pesquisando nicho de mercado

 

Certa vez Mahatma Gandhi pronunciou a seguinte frase para os seus seguidores:

“Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.”

 

Se você for entrar em uma nova área, em um novo nicho de mercado, estude-a e veja quais são os conhecimentos necessários para que você seja bem sucedido nela.

Busque informações, estude o nicho de mercado que deseja atuar, monte o perfil do seu público-alvo, siga os experts da área para ver o que fazem.

Se você já tem uma ideia ou sabe o que quer fazer, pesquise sobre a sua área e encontre quais são os problemas e dificuldades que as pessoas tem neste ramo, o que este mercado está precisando e pedindo.

Pense em algo que lhe faz falta no dia-a-dia, o que você realmente queria que tivesse disponível em sua área e que não consegue encontrar nada similar, encontre estas brechas existentes no mercado e explore-as.

Estas são ótimas maneiras de criar algo útil, de qualidade e que as pessoas realmente precisam.

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Marketing e Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

 

3 – Mantenha-se em seu emprego atual

Mantenha-se no emprego atual

 

Você deve agir de forma cautelosa, se estiver em um emprego, não desista dele instantaneamente antes mesmo de começar a ter retorno.

Pense bem, pois, você tem muito o que aprender e dedicar ao começar um negócio do zero e antes de ter sucesso com seus negócios, levará tempo e você terá que trabalhar muito mais.

 

4 – Verifique se as pessoas estão interessadas no que você tem a oferecer

Verifique o interesse nos seus produtos

 

Será que vou ter público para o meu tipo de produto?

Testar as suas ideias é algo de extrema importância, pois, a preparação e o planejamento correto são vitais neste momento em que se encontra querendo se aventurar em um novo negócio.

Antes de tentar demonstrar aquilo que deseja para as pessoas, você deve fazer um passo-a-passo (script) dos assuntos mais importantes que as pessoas precisam saber sobre a sua área.

Fazendo isso você conseguirá organizar as ideias e fazer com que as pessoas entendam, pois, na hora de criar o seu primeiro vídeo, o seu script será fundamental para expor as ideias principais e importantes que vão despertar o interesse das pessoas.

Este script também será usado para fazer novas estratégias de marketing e organizar suas ideias para a criação de um material bem mais completo.

 

#1 – Vídeos gratuitos

 

Crie vídeos gratuitos
No caso do instrutor, pensamos em várias possibilidades para que as suas experiências consigam chegar a muitas outras pessoas e testá-las em prol da busca por pessoas interessadas.

O que está dando muito certo hoje em dia são os tutoriais em vídeos, onde a pessoa cria e disponibiliza alguns vídeos gratuitos que ensinam algo e despertam o interesse das pessoas.

Estes vídeos contém informações muito importantes, de qualidade, que até um leigo ou entusiasta poderá compreender e em muitos casos, aplicar na prática.

 

  • Criar um vídeo se apresentando e falando sobre as técnicas
  • Em outro fale sobre as características dos materiais a serem usadas no processo
  • No próximo, faça uma demonstração das técnicas mais usadas
  • Criar um canal no YouTube e postar os vídeos

 

Se você ainda não sabe como criar um canal no YouTube e começar a postar seus vídeos, acesse este link que o Google te ensina como fazer de forma rápida e fácil.

 

Obtenha as habilidades necessárias

 

Quando criar o seu canal habilite o mesmo para monetização, ou seja, você pode ganhar dinheiro com YouTube quando posta vídeos e os mesmos possuem muitos acessos.

Não sabe como fazer? Acesse um post que fiz explicando como ganhar dinheiro com YouTube e saberá o que fazer para habilitar esta facilidade.

Ainda não sabe como vai fazer para gravar seus vídeos? Então indico a você um ótimo curso de vídeo onde o Ivan Oliveira do site VideoHero e VideoExpress, vai te ensinar tudo sobre como gravar vídeos de qualidade usando o que você tiver disponível.

Com o VideoXpress você vai aprender a fazer vídeo do ZERO. Não precisa ter equipamento – um celular com câmera já é o suficiente.

Você ainda não está fazendo vídeo? Você pode aprender rapidamente sem ter que investir em equipamento!

Use o seu celular para vender mais, se relacionar melhor com seus clientes ou expectadores, transmitir sua mensagem com mais clareza.

São 7 Módulos que vão direto ao assunto pra você aprender sem perder tempo:

  • Roteiro – A parte mais importante do seu vídeo
  • Apresentações – Como usar o powerpoint para fazer suas animações com cara de profissional
  • Áudio – Como gravar seu áudio para que seus espectadores te ouçam com clareza
  • Câmera – Técnicas para usar a câmera do seu celular como um profissional
  • Captura de Tela – Tem que demonstrar algo na tela do seu computador? Nós te ensinamos
  • Edição – Como editar os vídeos e juntar tudo no Sony Vegas

 

E pode esperar por mais bônus que você vai encontrar neste curso. Quer saber mais? Clique na imagem abaixo!

 

Curso VideoExpress Ivan Oliveira

 

#2 – Perfil nas mídias sociais

Perfil nas midias sociais
Após a criação dos vídeos e publicação dos mesmos, o ideal é fazer a divulgação para seus amigos e parentes, pedir que eles acessem seu canal e curtam os seus vídeos, compartilhem em seus perfis das mídias sociais.

 

  • Crie um perfil nas mídias sociais para divulgação e compartilhamento do seu conteúdo, entre em grupos que se interessam pelo que você está disponibilizando.
  • Crie uma FanPage e comece a convidar pessoas a curtirem a sua página.
  • Faça parte das discussões do seu grupo, adicione mais pessoas que possuem os mesmos interesses que você a sua rede de amigos, convidando também para conhecerem a sua FanPage e canal do YouTube.
  • Tire fotos dos seus trabalhos se assim for conveniente e poste nas redes sociais dando dicas, ajude as pessoas nas dúvidas que tiverem.

 

Anote as dúvidas que as pessoas postarem e crie um novo vídeo explicativo, falando sobre o assunto, demonstrando mais alguma técnica.

Ao final destas duas estratégias, você verá se as pessoas tem interesse ou não no seu produto, automaticamente você estará criando um relacionamento e aumentando a sua credibilidade com estas pessoas.

 

#3 – Crie um Blog gratuito

 

Crie um Blog gratuito

Muitas pessoas acham que criar um blog deve ser algo difícil demais e que não sabem nada de Internet, mas o que você não sabe é que, criar um blog é mais fácil que você pode imaginar e na Internet existem várias ferramentas que fazem isto para você quase de forma automática.

E o melhor de tudo, sem gastar quase nada, a não ser tempo.

Você vai precisar do seu material de divulgação pronto, as fotos, vídeos que já se encontram no seu canal e acompanhar um tutorial que criei para ajudar a criar um blog grátis.

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Marketing e Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

 

#4 – Crie seu próprio Infoproduto (produto digital)

Criando seu proprio infoproduto

 

Mas como ele poderá se tornar uma infoprodutor? Como ele poderá ganhar dinheiro com isso?

Como hoje em dia uma infinidade de pessoas estão buscando soluções online, por ser algo mais rápido e de fácil acesso. Muitas outras pessoas com ótimas ideias estão aproveitando disso para criar infoprodutos de valor e que ajudam a transformar a vida destas pessoas.

Um infoproduto podem ser dos mais variados tipos, como um manual de dicas simples, ebooks, vídeos, podcasts a cursos completos mais complexos e demorados, mas no final, todos tem o mesmo objetivo que é ajudar o máximo de pessoas a conquistarem aquilo que desejam, a serem aquilo que querem e resolver algum problema que possuem, entre outras.

A nossa ideia para o instrutor seria que ele poderia se tornar um destes infoprodutores ou produtor de conteúdos digitais.

Depois de ter feito a verificação de mercado, onde analisou e foi aceito com muita reciprocidade das pessoas realmente tem interesse no que você poderá produzir, é hora de começar a produzir o seu conteúdo.

Produza todo o conteúdo do seu infoproduto antes de começar a vender para as pessoas.

 

Obtenha as habilidades necessárias

 

Existe no mercado várias plataformas que permitem a venda de produtos digitais como é o caso do Hotmart, uma das maiores plataformas de e-commerce para inforprodutos.

O Hotmart serve como intermediadora e tem como objetivo facilitar a vida do produtor e dos seus afiliados.

 

  • Esta plataforma oferece toda infraestrutura de armazenamento com segurança.
  • Possui uma solução de alta conversão para pagamentos online (inclusive pagamentos internacionais).
  • Realiza entrega automatizada dos conteúdos aos compradores.
  • Distribui e paga comissões de parceiros de divulgação (afiliados) automaticamente.
  • Disponibiliza diversas ferramentas e relatórios para administrar suas vendas e produtos.

 

 

5 – Crie um relacionamento com os clientes

Relacionamento com os clientes

 

Aqui posso citar várias dicas de como criar e manter o relacionamento com os seus clientes e possíveis clientes.

 

#1 – Seja empático

 

Se coloque no lugar do seu cliente procurando sempre se identificar com ele, compreender o sentimento, problema ou desejos que ele possui, assim, você entenderá a sua real necessidade e logo, servi-lo com eficiência.

 

#2 – Foque no longo prazo

 

Nada acontece de um dia para o outro e sempre temos que trabalhar para chegar onde desejamos, algo que leva tempo.

O mesmo acontece com relacionamentos, que sempre serão algo de longo prazo.

Você deve ser sensato e jamais pense em empurrar algo no seu cliente, com certeza você irá assustá-lo e possivelmente ele não fará negócios com você.

Se conecte a necessidade dele e veja se o produto que você tem, fará alguma diferença positiva na vida dele.

 

6 – As informações devem ser claras, completas e corretas

Informações corretas e completas
Nada pior do que você procurar um determinado produto e quando acha, ele não tem nenhuma ou poucas informações que não vão te ajudar a decidir se é aquilo que precisa.

Lembre-se de fazer um ótimo e completo planejamento, ele deve ser quase que impecável, deve conter tudo aquilo que vai ser feito detalhadamente, datas, horários, programa, valores, materiais, etc.

Este é um item fundamental para o seu negócio começar da forma correta e não ter problemas posteriores, pois, a falta de informações faz com que você perca a credibilidade e também, clientes.

 

 

Conclusão

Evite ao máximo começar investindo alto, pegar empréstimos de qualquer tipo, dividir as suas ideias de negócios com outras pessoas e evite fazer quaisquer contratos de longo prazo, pois, tudo vai levar tempo até que você comece a ter algum retorno com o seu novo empreendimento.

Tudo depende da sua força de vontade e a dedicação que é constante, mas saiba separar a sua vida pessoal da profissional, procure encontrar o equilíbrio entre as duas e viva em sintonia.

Se não sabe fazer o planejamento de negócio, a Sebrae possui vários manuais práticos para que você possa trabalhar este e outros aspectos do seu negócio.

Não possui habilidades para tais estratégias? Existem vários cursos online que posso te indicar, é só deixar um comentário abaixo que ficarei muito feliz em indicar algo que realmente vá te ajudar.

Lembre-se que começar um negócio do zero exigirá de você muita paciência e com o tempo, os resultados virão de forma exponencial.

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre como começar um negócio online, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como começar um negócio digital com blog
  • frases vc esta disposto a tenta comeca do zero

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

4 Comentários

  1. Fernanda Couto

    Gostei do artigo. Precisamos de mais dicas como essa, se tiver mais posta aí pra gente. PARABÉNS.

  2. Achei muito legal esse artigo, muito bom mesmo. PARABÉNS. Vai me dar uma ajudinha.

    • Vanessa Rocha,

      começar um negócio do zero hoje é um divisor de águas, mas temos que levar em consideração o foco e a determinação.
      Obrigado pelo comentário e espero poder ajudar sempre.

      Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *