Checklist SEO – 25 perguntas a se fazer antes de publicar o seu próximo post

SEO? Você sabe qual a maior fonte de tráfego orgânico que chega em seu blog? Se respondeu que são as mídias sociais ou o direcionamento de visitantes, vou discordar de você e dizer que está ERRADO!!

Isto mesmo, você está ERRADO sobre isto, e vou te revelar que a maior fonte de tráfego para seu blog é realmente direcionado pelo Google. E se você não sabia disso, significa que você ainda não parou para pensar se as suas práticas de SEO (Search Engine Optimization) estão sendo feitas da maneira correta.

De acordo com o site Brasil Econômico em matéria feita no mês de Novembro de 2014, “o Brasil é o segundo maior mercado em número de buscas para o Google” cerca de 93% das buscas dos brasileiros são feitas no Google usando smartphones.

Então, como você pode garantir que o seu blog seja otimizado para os motores de busca, que não seja apenas pela instalação do plugin Yoast SEO no seu blog? O que você precisa fazer é questionar-se de acordo com as perguntas informadas abaixo antes de publicar o seu próximo post:

Faça estas perguntas sobre SEO após fazer seu novo artigo

SEO

Palavras-chave

 

Você nunca deve encher o seu blog com palavras-chave, mas você deve adiciona-las quando fizer sentido, sempre de uma forma bem natural. Aqui estão algumas perguntas relacionadas com a palavra-chave que você deve se perguntar:

1. Investigação – você já realizou a pesquisa de palavra-chave para ver se as palavras ou frases são populares e estão relacionadas com o post que você está escrevendo? Se não, este post vai te ajudar a saber o que e como fazer.

2. Título (Headline) – Seu título contém a palavra-chave relacionada com o seu post? Seu título deve ser atraente e conter frases que as pessoas usam ao fazerem as pesquisas no Google.

3. Os títulos e subtítulos – Eles estão posicionados e configurados corretamente dentro do seu blog? Em pelo menos um destes subtítulos, você incluiu a palavra-chave? O Google coloca mais ênfase em palavras-chave quando colocamos elas no formato “h1,h2,h3…h6.”

4. Uso das palavras-chave – Você está enchendo os seus posts de palavras-chave indiscriminadamente? Se você estiver fazendo isso, pare agora mesmo, pois, desta forma os seus posts não vão classificar bem como fariam se você escrevesse mensagens focadas, principalmente sobre aquilo que os seus leitores querem saber.

5. Contexto – Existem outras palavras dentro de seu post que estão relacionadas com as suas principais palavras-chave?O Google é como um dicionário, ele olha para as palavras-chave, bem como os sinônimos para obter uma melhor compreensão sobre o que se trata seu blog. Apenas certifique-se que você não está tentando manipular o Google. Naturalmente usamos frases relacionadas as suas principais palavras-chave, pois você está escrevendo para os seres humanos.

6. Primeiras 100 palavras – As suas palavras-chave estão dentro das primeiras 100 palavras no seu primeiro parágrafo?O Google coloca mais ênfase em palavras e frases que são colocados na parte superior da página.

 

Ligações internas

 

O simples ato de fazer ligações internas pode ajudar na sua classificação do PageRank. Aqui estão algumas perguntas sobre links relacionados que você deve ter em mente na hora de aplicar esta técnica:

7. Vinculação de post – Você chegou a vincular algum post a outro post relacionado em seus artigos? Ao fazer isso você vai ajudar a impulsionar os rankings de suas postagens, principalmente se vincular com os posts mais antigos.

8. Postagens mais antigas do blog – Você tem ido em seus posts mais antigos e acrescentado links para seus posts mais recentes? Você deve fazer isso mensalmente como suas postagens antigas, pois, estas tendem a levar mais autoridade do que os mais recentes. Certifique-se de que você está aplicando esta estratégia, mas não abuse, use somente quando for oportuno.

9. O texto âncora – As suas ligações internas estão muito cheias de texto âncora? Lembre-se que se encher seus posts de ligações internas com muitas palavras-chave, poderá reduzir o seu ranking. Certifique-se que o texto âncora esteja escrito de forma natural e não contenha apenas palavras-chave.

 

Ligações externas

 

Você sabia que os links para sites externos podem ajudá-lo a aumentar seus rankings de uma forma muito positiva? Pergunte a si mesmo quando adicionar links externos:

10. Blogs relacionados – Você está linkando seus posts externamente a outros que são realmente relevantes ao seu? Isso ajuda o Google a identificar quais blogs são relevantes para o seu, e também para determinar quais palavras-chave foram usadas para melhorar o seu ranking.

11. E-mails – Você está enviando uma mensagem por e-mail ou outro canal de comunicação para o Webmaster notificando o mesmo que fará uma ligação externa para eles? Esta é uma maneira simples de fazer com que outros blogueiros compartilhem seus posts na web e talvez até obter alguns novos backlinks.

 

Conteúdo

 

Como diz o ditado … o “conteúdo é rei”. O texto que você escreve em seus posts afeta a sua credibilidade e autoridade diante dos leitores. Mais algumas perguntas relacionadas com o conteúdo que você deve fazer:

12. Conteúdo Duplicado – Você pegou qualquer conteúdo de outra fonte? Se sim, certifique-se de inserir os créditos e fazer uma ligação externa para ele. Além disso, tente evitar ter um alto percentual de conteúdo duplicado em seu blog, pois, você pode ser penalizado.

13. Conteúdo de baixa qualidade – O seu post é ruim e falta criatividade ou originalidade? Escrever no blog puramente por razões de SEO (Search Engine Optimization) é uma ótima maneira de ser penalizado pelo Google Panda (Algoritmo desenvolvido pelo Google para detectar sites com baixa qualidade de conteúdo). Lembre-se que “Menos é Mais”, então, concentre-se na qualidade do seu conteúdo em vez de quantidade.

14. Tamanho do post – O seu blog já existe a muito tempo? Há uma correlação direta entre o tempo de vida do seu blog, a quantidade de palavras dos seus posts e o seu ranking. A maioria das páginas da web que se classificam na primeira página do Google contém pelo menos 2.000 palavras em seus posts, muito relevante e um conteúdo de qualidade e ótimos para o SEO

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URLs

 

Com a criação de URLs personalizadas, você pode aumentar as chances de classificação para frases específicas. Aqui estão algumas perguntas sobre suas URLs:

15. URL Curta – A sua URL é curta mas vai direto ao ponto? URLs mais curtas são basicamente formadas pelas palavras-chave, são ótimas e tendem ser melhores do que as mais longas em determinados casos.

16. Palavras-chave – A sua URL contém as palavras-chave? Com a inclusão de algumas palavras-chave dentro de sua URL, você vai ter um significativo aumento nos seus rankings.

17. Números – A sua URL inclui pelo menos 3 números? Para ser incluído no Google Notícias, os URLs tem que ter um número de três dígitos.

 

Imagens

 

“Uma imagem diz mais que mil palavras”, e por essa razão, você provavelmente vai adicionar algumas nos seus posts. Quando você incluir imagens, certifique-se de perguntar a si mesmo:

18. O nome do arquivo – O seu arquivo de imagem contém as palavras-chave? Quanto mais descritivos são os nomes dos arquivos de imagem, melhor eles serão classificados na busca de imagens do Google.

19. Tags Alt – Você incluiu uma tag alt descritiva para cada imagem? Ao adicionar tags alt para cada uma das imagens, você vai ajudá-las a aumentar a classificação na busca de imagens. Essencial para o SEO

20. Dimensões – As dimensões de largura e altura da sua imagem estão no tamanho grande? Quanto maiores as dimensões, melhor será seus rankings.

21. Tamanho do arquivo – Qual tamanho dos seus arquivos de imagens em bytes? Imagens comprimidas que ainda estão em alta qualidade tendem a classificar melhor.

22. Código de incorporação – Você está fornecendo um código de incorporação para que outros possam inserir suas imagens em seus posts? Quando você fornece imagens únicas, como infográficos, você vai perceber que as pessoas vão querer incorporá-los em seus sites. Adicionando um código de incorporação, você vai aumentar o número de backlinks para o seu blog, o que irá aumentar a sua classificação ao longo do tempo.

23. Exclusividade – Suas imagens são originais e únicas? Se você tem tempo para produzir suas próprias imagens (ou pagar alguém para criar) e usá-los dentro de suas postagens, você vai perceber que essas imagens possuem uma melhor classificação na busca de imagens do banco de imagens.

 

Performance

 

Você sabia que a velocidade de carregamento do seu blog pode afetar e muito os seus rankings? Quanto mais rápido for o carregamento do blog, mais alto será o seu ranking. Então, faça estas perguntas a si mesmo a fim de melhorar o tempo de carregamento do seu blog:

24. Mídia – Você está otimizando as mídias que está usando nos seus posts? O uso de mídia, tais como imagens, vídeos ou arquivos de áudio é uma ótima ideia, mas eles precisam ser otimizados para o tempo de carregamento. Você pode usar o Google PageSpeed para ajudá-lo a otimizar sua mídia.

25. Javascripts – Você está adicionando algum javascript extra no seu blog? Tente diminuir o número de scripts externos que você está usando como eles tendem a diminuir o tempo de carregamento.

Quer aprender mais técnicas de SEO para ser usado em seus artigos e blog? Então, eu indico o treinamento do Fábio Pessoa, que vai te ensinar passo-a-passo sobre SEO e aumentar o tráfego do seu blog.

 

 

Conclusão

 

Quando for publicar o seu próximo post você fizer estas 25 perguntas acima, você com certeza estará se preparando para o SEO sucesso.

Não vai demorar mais do que 5 a 10 minutos fazer estas perguntas e os resultados podem ser significativos para o SEO dos seus artigos.

Se questione sobre todas elas e veja o seu blog crescer em números de visitantes a cada mês.

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre 25 perguntas a se fazer antes de publicar o seu próximo post, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

 

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