Aprenda a criar títulos (headlines) incríveis e poderosos

Você já parou em frente a uma banca de revistas e viu a infinidades de coisas que os títulos (headlines) das revistas ou jornais tentam nos passar? Pode ser promessas de emagrecimento rápido, um método infalível de fazer algo, um assunto polêmico sobre a política do nosso país, uma viagem extraordinária para um lugar que mais parece um “paraíso”, entre outras tantas “facilidades, indicações e informações” de mudanças e realização para se ter o que deseja com apenas a leitura de um texto?

E o que mais chamou a sua atenção para parar ali, comprar ou apenas ler o jornal ou revista, foi o seu título. Algo que, em um grupo de 10 pessoas, cerca de 8 leem o título, mas apenas 2 destas 10 pessoas vão ler o restante do conteúdo.

O seu sucesso inicial está no título, então, você deve gastar um bom tempo para criar e escrever um título persuasivo e que vai chamar a atenção do seu visitante, pois, seu título existe para seduzir seus leitores, causar interesse em abrir e aprofundar na leitura do seu conteúdo.

 

Dicas essenciais na hora de criar títulos (headlines)

 

1 – O seu título deve ter no máximo 70 caracteres.

Para que o se título não seja cortado dos resultados das buscas, considere colocar 65 caracteres, assim você tem certeza de que ele aparecerá por completo.

 

2 – O tamanho perfeito para seu título é de 6-7 palavras

As pessoas gravam determinados títulos, aproveite as primeiras 3 palavras e as 3 últimas para causar uma ótima impressão.

 

3 – A leitura do título deve ser rápida

Títulos onde fazemos perguntas e indicamos algo para o leitor resolver um problema são sempre muito eficientes.

Fale diretamente para o leitor como uma conversa pessoal, assim temos mais chances de reter a atenção deles.

 

4 – Use adjetivos e/ou palavras que despertam interesse e chame a atenção

Chamar atenção está relacionado a iniciar algo de forma que provoque o desejo em sua audiência. Para isso é fundamental no início de comunicação ter um título chamativo, ter uma promessa forte, algo que estimule o desejo da pessoa.

Use palavras como: Grátis, Como fazer…, descubra, imperdível, infalível, garantido, poderoso, exclusivo, completo, acessível, importante, rapidamente, comprovado, última chance.

 

5 – Mostre os benefícios

A ideia aqui é atrair o leitor por aquilo que ele está buscando, então, pergunte a si mesmo:

Qual a transformação que o seu leitor procura?

Emagrecer rápido, Passar no teste, perder peso, ganhar dinheiro

Explore ao máximo os benefícios, pois são eles que vão pesar na hora de decidir se o visitante vai ler o seu conteúdo.

 

6 – Use percentuais, números e listas

Muitos leitores vão direto ao ponto, então, para aumentar a eficiência, use listas numeradas de passos que devem ser seguidos.

Os percentuais também são muito interessantes para demonstrar especificidade.

Esta prática torna a leitura mais fácil e preenche a necessidade do leitor.

 

7 – Escreva títulos que entregam o que promete

Sempre entregue o que você prometer em seu título, pois senão, você diminui a credibilidade e se torna um profissional que não cumpre as suas promessas.

Você não quer que as pessoas tenham uma imagem errada de você e parem de prestar atenção naquilo que você diz, certo?

 

8 – Seus títulos devem ser diretos e simples

Usar palavras inteligentes demais e títulos abstratos só vão ajuda-lo naquilo que você não deseja.

Escreva títulos que mostre imediatamente sobre o que se trata o texto, lembre-se que você tem apenas poucos segundos para chamar a atenção do seu leitor e se assim não o fizer, as pessoas não vão perder tempo tentando entender o que você quer dizer.

 

9 – Responda perguntas

Pense nas necessidades do seu público. Os seus títulos devem ser direcionados, responder perguntas que eles fazem a si mesmos, dar informações de solução para o que preocupa o seu leitor.

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Modelos de Títulos (headlines) eficientes

Modelos de titulos (Headlines)

Claro que você é um dos mais assíduos leitores, então, se coloque no lugar do seu leitor e pense o que o atrairia mais: um título bem trabalhado ou um título genérico?

#1 – Usando a palavra Como: Como + (Atingir X)

Exemplo:

  • Como Influenciar Pessoas
  • Como Ganhar dinheiro

 

#2 – Usando o Duplo Benefício: Como + (Atingir X e Atingir Y)

Exemplo:

  • Como fazer amigos e influenciar pessoas
  • Como divulgar seu artigo e aumentar o tráfego do seu blog

 

#3 – Usando Listas e números: Número + (Dicas/Itens/Exercícios) que geram (Benefícios)

Exemplo:

  •  3 Exercícios que Derretem Gordura
  • 5 Comidas que te deixam gordo
  • 3 Dicas para Triplicar suas Vendas
  • 4 Cantadas para Seduzir Qualquer Mulher

 

#4 – Usando a palavra Porque: Porque + (Algo curioso/Algo controverso)

Exemplo:

  • Por que caminhar engorda
  • Por que algumas pessoas quase sempre ganham dinheiro em Imóveis

 

#5 – Usando a frase “O segredo de…”: O segredo de + (Benefício)

Exemplo:

  • O segredo de se conseguir comprar imóveis com 40% de desconto
  • O segredo de Atrair qualquer mulher nos primeiros 5 minutos de conversa
  • O segredo de fazer seu Bebe dormir em 45 segundos

 

#6 – Usando a frase “O Erro nr #1”: O Erro nr #1 que impede de + (XYZ)

Exemplo:

  • O Erro nr #1 que te impede de perder peso em 1 semana
  • O Erro nr #1 que te impede de ganhar dinheiro na Internet

 

#7 – Sufixos empoderadores (Aqueles que concedem ou obtém mais poder)

“Mesmo Que”: Como (Atingir X e Atingir Y) Mesmo Que (Restrição Z)

Exemplo:

  • Como (fazer amigos e influenciar pessoas) mesmo que (você não leve jeito com as pessoas)
  • Como (ganhar dinheiro na Internet) mesmo que (você não tenha um blog ou site)

 

“Do Zero”: Como (Atingir X e Atingir Y) do ZERO

Exemplo:

  • Como (fazer amigos e influenciar pessoas) do ZERO “Em X Dias”
  • Como (perder X quilos) e (duplicar sua energia) em 5 dias…

 

Palavras poderosas para serem usadas nos seus Títulos (headlines)

 

Em todos os seus posts, você vai querer um bom equilíbrio entre as palavras comuns, incomuns, emocionais e de poder. Uma estrutura como essa ajuda o seu post permanecer legível e reter a atenção de seu público.

Palavras pouco frequentes demonstram exclusividade e chamam a atenção dos seus leitores.

Palavras que geram sentimentos e emoção nos seus títulos seduzem o seu público e logo eles clicam para ler o seu post. Uma vez que eles estão lendo seus posts com títulos emotivos, seus leitores são mais propensos a compartilhá-los.

Algumas palavras tem enorme poder sobre o conceito das pessoas, então, nada melhor do que usufruir desta facilidade.

 

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Jamais se esqueça das técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Sites). A dica para os títulos é que eles contenham a palavra ou palavras-chave que possam gerar tráfego para o seu site.

Outra dica interessante é que, você pode inserir duas palavras-chave no seu título que, combinadas em uma pesquisa, possivelmente vão retornar o seu site.

 

Conclusão

 

Lembre-se que o título (headlines) representa 80% do sucesso do seu conteúdo e tudo começa com algumas palavras simples, certo? Então, se você gasta seu tempo escrevendo um posto incrível, você deve prestar atenção para a ciência de fazer um título impressionante também.

O mais interessante é que um título muda a forma como as pessoas leem um artigo e a forma como eles se lembram dele.

Psicólogos possuem um longo conhecimento sobre como as primeiras impressões realmente importam sobre o que vemos, ouvimos, sentimos, ou as experiências em nosso primeiro encontro com cores, e os artigos não são exceção.

Ao chamar a atenção para certos detalhes ou fatos, um título pode afetar o conhecimento existente em sua mente e ativar algo que faz com que te leve a uma ação.

Um título bem produzido pode influenciar a sua mentalidade e o modo como você vê as coisas, te levando mais tarde a recordar detalhes que coincidem com o que você estava vivenciando.

É indispensável reforçar que a qualidade do seu texto é o que faz a diferença no meio digital e aumenta a sua credibilidade e autoridade online, então lembre-se de criar um material inédito, sem trechos de cópia ou plágio.

O seu conteúdo deve ser relevante, conter informações corretas, ser claro, ser dividido em tópicos, usar números e  convenientemente as palavras-chave ou keywords, entre outras técnicas.

Usando as técnicas descritas acima, leve em consideração que o Google privilegia conteúdo que responde perguntas e fornece valor, não o conteúdo que segue alguma fórmula de palavras-chave, porque as pessoas estão fazendo mais e mais perguntas ao Google, é importante se concentrar em responde-las.

 

Neste post você aprendeu:

Dicas essenciais na hora de criar títulos (headlines)
Modelos de Títulos (headlines) eficientes
Palavras poderosas para serem usadas nos seus Títulos (headlines)

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre Dicas essenciais na hora de criar títulos, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

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10 Comentários

  1. Fernanda Couto

    Gostei do artigo. Precisamos de mais dicas como essa, se tiver mais posta aí pra gente. PARABÉNS.

  2. Danilo Rockembacht

    Muito bom seu artigo, só conteúdo de qualidade, parabéns pelo site, além do design estar fantástico o seu conteúdo também está muito bom, Sucesso sempre!!

    • Danilo Rockembacht,

      que bom que gostou. É desta forma que o empreendedor digital se vê realmente fazendo algo para ajudar as pessoas e que sua mensagem está chegando as mesmas.

      Obrigado pelo comentário e sucesso para todos nós.

  3. wesley muniz

    Conteúdo muito Relevante, meus Parabéns, ta cada dia ais difícil de achar conteúdo tão bom assim

    • Wesley Muniz,

      fico muito feliz por ver que o trabalho que tenho feito está sendo visto e apreciado por diversas pessoas. Isto faz com que eu tenha mais vontade para continuar na caminhada.

      Obrigado pelo incentivo e comentário

  4. Não basta somente um bom título precisa também de uma boa carta de vendas, porém o pontapé inicial é o título do email para chamar atenção.

    • Claudio Gomes,

      realmente, fazendo a junção de todos os processos, com certeza teremos muitas conversões.

      Grato pelo comentário

  5. Marcelo Aristeu

    Conhecendo agora o site…muito bom artigo. Parabéns.

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