7 Estratégias de E-mail Marketing Essenciais

Existem muitas outras, mas com estas 7 estratégias de e-mail marketing que vou lhes mostrar agora, quando aplicadas da forma correta em suas campanhas vão potencializar as suas conversões.

O e-mail marketing é um dos meios de divulgação mais fortes e eficientes utilizados no mundo. Ele cria um canal diferenciado e continuo de contato com seus clientes, melhorando cada vez mais o seu relacionamento e credibilidade com os leitores.

Ele deve ser o foco principal da sua estratégia online. É através dele que você vai se conectar com as pessoas, ele vai ajudar a comercializar seus produtos e serviços, gerar um grande retorno para seus negócios e criar o que há de mais importante para o Marketing Digital, a lista de e-mails.

1 – Use um serviço de E-mail Marketing

Precisando enviar e-mails simultâneos para campanhas de publicidade e gerenciamento da sua lista de e-mails? Existem algumas ferramentas no mercado que vão facilitar as suas estratégias de e-mail marketing.

 

Algumas Ferramentas de E-mail Marketing

 

 KlickMail

 

E-mail marketing klickmail

Esta é uma ferramenta completa para envio de suas campanhas de e-mail marketing, sem complicações, fácil de configurar, possui o sistema de Tags inteligentes que define automaticamente as Tags baseadas nos e-mails enviados.

Possui ferramentas de Teste A/B, segmentação de listas, formato de e-mail marketing profissional, cadastro integrado com o Facebook e muito mais.

 GetResponse

 

E-mail marketing getresponse

 

De acordo com o site da empresa, está ferramenta está sendo usada por mais de 350.000 pessoas, sem contar com grandes nomes do Marketing Digital como Neil Patel cofundador do KISSmetrics e Cris Franklin e Romualdo Cronemberger do Top Afiliados.

Algumas opções essenciais para usar nas suas estratégias de e-mail marketing já inclusas na ferramenta são as Autorrespostas inteligentes, criador de e-mail profissional, criador de páginas de destino, pode ser integrado com várias plataformas como WordPress, Facebook, Google, PayPal, Amazon, entre muitas outras que vale muito a pena conferir.

MailChimp

 

E-mail marketing com mailchimp

 

É reconhecido como uma das plataformas mais populares e intuitivas para campanhas de e-mail marketing. Possui uma interface limpa e de simples uso. Caso tenha até 2.000 assinantes, você poderá enviar até 12.000 e-mails por mês de forma gratuita.

Aweber

 

E-mail marketing aweber

 

Muito usado por grandes empresas, empreendedores e blogueiros em suas estratégias de e-mail marketing que ajudam a aumentar as vendas e lucros no envio de e-mail marketing.

A Aweber possui mais de 120.000 clientes e muitos profissionais do Marketing Digital como Alex Vargas do Fórmula Negócio OnLine estão usando esta plataformas em seus negócios online.

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Marketing e Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

2 – Faça uma caixa de inscrição fácil

 

Imagine entrar em um site bem interessante e para acessar um determinado conteúdo ele pede uma infinidade de informações pessoais como nome, sobrenome, cidade, estado, telefone, e-mail entre outros dados.

Imaginou? Com certeza você já passou por isso não é?

Provavelmente você deve ter se perguntado: “Mas para que isto tudo se quero apenas receber o conteúdo?”

A verdade é que a maioria das pessoas não gosta de inserir muitas informações pessoais em formulários de cadastros. Dependendo do seu nicho de mercado será necessário optar pelo método mais simples ao criar campos de captura no momento do planejamento das suas estratégias de e-mail marketing em seu blog.

Caso o seu nicho de mercado necessite de mais informações do cliente, ai sim você usa um formulário com o que precisa ou pode optar pela forma mais simples inicialmente, quando o cliente se cadastrar e receber a recompensa, você envia para ele um e-mail de boas vindas contendo uma chamada para ação, esta será um link para um formulário de pesquisa do qual ele deve inserir as informações necessárias.

3 – Teste suas linhas do campo assunto

 

campo-assunto E-mail Marketing

Um dos pontos mais importantes para abertura de e-mails é o seu título. Na Internet existem diversos estudos falando sobre a importância de criar ótimos títulos, pois, devemos passar exatamente a informação que descrevemos nele. A ideia aqui é você convencer o seu leitor que vale a pena investir alguns minutos para ler a sua mensagem.

  •  Usar números ou listas

Uma forma de mostrar para o seu leitor o que e o quanto ele vai obter no seu post é usar números ou listas. Por exemplo: “7 dicas de”, “15 estratégias”, “6 lições”.

  •  Usando termos populares

Termos populares também são muito úteis e explicativos, pois, deixa clara a intenção do seu conteúdo. Por exemplo: “Como fazer”, “O que é”.

  •  Mostre quem é você

Atualmente recebemos centenas de e-mails indesejados, por isso, é muito importante você deve se identificar para o seu leitor, pois, as pessoas devem saber desde o começo quem é você e que você é uma fonte confiável.

Um bom título deve resumir o seu tema em menos de 70 caracteres, a mensagem deve ser valiosa para o leitor, ele deve saber o que está sendo prometido, deve ser surpreendente e convincente, o seu leitor deve sentir a necessidade de ler seu e-mail imediatamente.

O seu conteúdo deve ser ÚTIL para o seu leitor, criar um senso de URGÊNCIA, transmitir a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO e fazer tudo de forma ULTRA-ESPECÍFICA.

Sempre dizem que Menos é Mais, então, use títulos simples e compactos, mas não deixe de usar as técnicas descritas acima, comprima essas características na sua promessa irresistível, chame atenção, comunique claramente e seja persuasivo.

4 – Segmentação de e-mails

Como segmentar e-mail marketing

 

A segmentação de e-mails consiste em captar informações do seu público alvo para depois separá-los em grupos, desta forma você vai conseguir enviar suas campanhas de e-mail marketing segmentadas para cada tipo de consumidor, para pessoas que realmente estão interessadas naquele tipo de conteúdo.

As informações captadas podem ser por profissão, localização geográfica (cidades ou regiões), gênero (sexo), idade (Universitários entre 17 e 24 anos, idosos entre 64 e 76 anos), interesses (viagens, filmes, hipertrofia, carros), compras feitas em determinado site, mês de aniversário, entre outras muitas possibilidades de segmentação.

Colete informações sobre seus clientes e saiba quais os seus interesses em comum proporcionando a eles um tratamento exclusivo e de qualidade.

Faça sempre os testes A/B para todas as suas campanhas de e-mail marketing. Os resultados são extremamente importantes para medir as taxas de envio, visualização, acesso, cliques e conversões.

5 – Reduzir textos e otimizar as chamadas para ação

chamada para ação E-mail Marketing

Com toda correria que vivemos em nosso dia-a-dia, não nos sobra muito tempo para ler enormes e-mails. O que queremos é gastar o mínimo de tempo possível para a leitura deles e por isso, devemos nos concentrar em escrever mensagens curtas e diretas, ser objetivo e levar os leitores a ação desejada o mais rápido possível.

Depois que seu cliente abrir o seu email, o que você quer que ele faça? A sua ideia é que eles façam uma compra? Você quer envia-lo para outro site promocional para gerar tráfego? Quer que ele baixe um e-book? Leia um post interessante? Seja qual for, deve ser expresso em uma chamada para ação.

Se o seu e-mail usa texto e um link como uma chamada à ação, você pode pensar em adicionar um botão. As duas práticas são eficazes, mas em termos de estética, um botão chama mais a atenção do leitor e o levará direto para onde você deseja.

Como a maioria das pessoas nos dias atuais, usam tablets e smartphones para se conectar a Internet e ler e-mails, um botão será mais fácil de clicar para estes leitores móveis.

Mantenha-o as suas campanhas bem simples. Cada e-mail deve conter apenas uma ou duas chamadas para ação.

6 – Otimização para Smartphone e Tablets

 

Tema Responsivo para E-mail Marketing

Fechamos o ano de 2014 com cerca de 107,7 milhões de Internautas no país, onde, de acordo com pesquisas realizadas no Google, Globo.com, Folha, entre outros, cerca de 50% dos brasileiros usam a plataforma móvel para acessar a Internet, ou seja, smartphones e tablets.

Com esta quantidade de pessoas acessando e-mails, sites e redes sociais, nada mais certo que otimizar suas campanhas e blog para que sejam vistas com facilidade nos smartphones e tablets.

Use um tema e-mails com design responsivo, eles são feitos para serem usados em todas as plataformas, sejam em desktop, notebooks, smartphones e tablets de todos os tipos.

7 – Medindo os resultados

Medindo Resultados E-mail Marketing

 

Você deve acompanhar as melhorarias na sua estratégia de e-mail marketing usando alguma forma de medição. Você tem que saber como fez e o que fez para melhorar na próxima vez. Você passa um bom tempo criando conteúdo para seu leitor, mas deve também usar um bom tempo para medi-lo.

Aqui estão algumas métricas juntamente com algumas perguntas a se fazer na hora de fazer as medições de suas estratégias de e-mail marketing.

 

  • Taxa de conversão:

Quantas pessoas clicaram nesse link de chamada para ação (call-to-action) que você incluiu em seu e-mail?
Quantos baixaram o e-book que você está anunciando?
Houve alguma compra a partir do último e-mail que você enviou?
A média taxa de conversão é de 5 a 10 por cento.

  • Taxa de rejeição:

Quantos e-mails foram devolvidos? A taxa média de retorno, dependendo do seu nicho de mercado, está entre 8 e 12 por cento.

  • Taxa de abertura:

Quantos e-mails foram abertos? A taxa média abertura de e-mails está entre 18 a 25 por cento.

  • Taxa de descadastro (unsubscribe):

Quantas pessoas clicaram em descadastrar (unsubscribe) na parte inferior do e-mail? A taxa média é de 0,25 por cento para descadastro (unsubscribe).

Lembre-se que todas essas métricas podem variar de acordo com seu nicho de mercado, sua lista de e-mails e suas práticas de relacionamento com o leitor.

 

Conclusão

Existem muitos outros fatores para uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida. Neste post apresentamos apenas algumas que são essenciais para o bom andamento das suas campanhas.

Planeje com antecedência, veja e aprenda com seus erros para poder melhorar cada vez mais, fazendo assim, com certeza você estará no caminho para uma melhor estratégia de e-mail marketing.
Neste post você aprendeu:

A importância do e-mail marketing
Use um serviço de e-mail marketing
Algumas ferramentas de e-mail marketing
Faça uma caixa de inscrição fácil
Teste suas linhas do campo assunto
Segmentação de e-mails
Reduzir textos e otimizar as chamadas para ação
Otimização para smartphones e tablets
Medindo os resultados
O que medir e perguntas a se fazer

Conhece mais algumas estratégias para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails? Deixe um comentário e compartilhe conosco as suas experiências!

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

23 Comentários

  1. Andrade

    Parabéns pelo artigo, muito bom. São coisas assim que fazem a diferença. Obrigado e Sucesso!

    • Obrigado mais uma vez pelo comentário Andrade. Temos muito o que aprender diariamente nesta área, então, nada melhor que disponibilizar artigos diretos e sem enrolação para todos , concorda?!

      Abraços

  2. Pingback: E-mail Marketing através de uma ferramenta profissional e gratuita – Cursos de Marketing Digital

  3. Alan Vargas

    Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre

    • Alan Vargas,

      que bom que gostou. Continue acompanhando o blog para muito mais conteúdos de qualidade.

      Obrigado pelo comentário

  4. André Lima

    ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você

    • André Lima,

      que bom que gostou do artigo. Obrigado pelo comentário.

      Sucesso para todos nós

  5. Mauricio Camargo

    Boas Dicas, muito bem escrito!

    • Mauricio Camargo,

      obrigado. Que bom que gostou das dicas aqui apresentadas

      Sucesso

  6. Carlos Henrique Martins

    Salve Salve, ótimo artigo parabéns

    • Carlos Henrique Martins,

      obrigado e continue acompanhando as atualizações e dicas do blog.

      Abraços

  7. Cintia Lima

    simplesmente magnifico seu artigo, adoreiiiiiii

    • Cintia Lima,

      muito obrigado mesmo. Fico muito satisfeito ao ver que gostou do artigo. Obrigado pelo comentário

      Sucesso

  8. Adimile

    Muito bom o artigo, sempre é bom ver ponto de vista dos profissionais do marcketing digital. Todos nós temos um segredinho para atrair masi vendar.

    • Adimile,

      realmente temos muitas cartas na manga para o processo de atração de vendas. Uma dica que aprendi desde cedo é que devemos sempre testar todas elas, se uma não der certo, outras vão dar.

      Obrigado pelo comentário

  9. Renata Madalozzo

    Ótimo artigo. Foi de grande ajuda!

    • Renata Madalozzo,

      que bom que gostou do artigo e satisfação em saber que ajudou em algo, obrigado pelo comentário.

      Sucesso

  10. Alessando

    Ganhar dinheiro é necessário e dicas sempre bem vindas!

    • Alessandro,

      com certeza é necessário, mas antes, vamos gerar valor ok. Obrigado pelo comentário

      Sucesso

  11. Wellinghtons Dias

    Muito bom seu artigo

    • Wellinghtons Dias,

      que bom que gostou do artigo, obrigado pelo comentário.

      Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *