7 dicas de como manter seus leitores no blog por mais tempo

Já imaginou os seus leitores passando horas em seu blog consumindo todo o material que você demorou um grande tempo escrevendo? Com certeza você imaginou, mas ao mesmo tempo pensou que não é isso que acontece, não é?

Fazer o seu leitor passar horas em seu blog provavelmente não vai acontecer, mas não se preocupe. À vez disso, você pode levar as pessoas a voltarem com mais frequência em seu blog e passarem minutos, em vez de segundos durante cada visita.

Você deve estar se perguntando: Como vou fazer isto? Como manter seus leitores no blog por mais tempo?

Vou mostrar algumas estratégias de como fazer isto, mas saiba que existem muitas outras formas, vou listar apenas alguns meios de conseguir melhorar e aumentar o tempo dos seus leitores em seu blog.

1 – Envolva os seus leitores fazendo perguntas e peça comentários

Somos seres sociais e adoramos nos sentir parte de um grupo, se nos identificamos com o escritor e com o conteúdo, vamos querer fazer parte daquilo, vamos querer mais e mais destas informações.

Você achou o post muito interessante, se envolveu abriu sua mente para uma nova ideia e o autor lhe fez uma pergunta no final. Então, o que você faria?

Existe a enorme probabilidade de você responder a esta pergunta com um comentário e até mesmo deixar mais algumas informações para o autor, sejam dúvidas, criticas ou elogios.

Fazer perguntas no final do post é uma maneira simples e eficiente de envolver seus leitores e incentivar os comentários. Estas simples ações farão com que o seu leitor fique um pouco mais de tempo em seu blog e volte em breve para saber se tem mais novidades.

2 – Ajude os leitores e dê sua opinião

Algo que devemos ter sempre em mente é que o seu leitor é a principal e mais importante parte integrante do seu blog, por isso temos que dar a devida atenção a todas as informações que eles deixam ou pedem a você.

Em várias ocasiões eles pedirão a sua ajuda através de comentários ou e-mails.

Priorize estas respostas, sejam elas personalizadas enviando um e-mail para cada um ou em forma de post onde você vai reunir as dúvidas, perguntas ou sugestões dos leitores e criar um post dando a sua opinião, ajudando os leitores a resolverem um ou mais dos seus problemas.

Este tipo de abordagem aumenta a sua reputação, trás credibilidade e confiança dos seus leitores e criam um público fiel. Estes leitores com certeza vão voltar e permanecer em seu blog por muito mais tempo.

3 – Coloque as mensagens no topo em Artigos Mais Lidos ou Artigos Populares

Uma das áreas com um número considerável de visitas em um blog seria onde mostramos os artigos mais lidos ou artigos populares, que colocamos normalmente em uma das laterais do site.

Para adicionar esta barra lateral em seu blog, você pode usar um plugin de posts populares e também de posts mais lidos, estes para caso o seu blog seja desenvolvido na plataforma WordPress, caso não seja, procure no Google ou solicite ao seu desenvolvedor para ajuda-lo a implementar esta funcionalidade.

4 – Crie posts em formato de conversa

Já entrou em algum blog e ao ler um post você sente como se estivesse na mesma sala com o autor, conversando como dois amigos?

Bom, eu já entrei em muitos e tenho certeza que você também. Parece que realmente estamos interagindo diretamente com o nosso amigo autor.

Isto faz com que você e eu permaneçamos mais tempo no blog e busquemos outros posts que sejam interessantes.

Esta prática ajuda a aumentar o número de pessoas que leem os posts do blog.

5 – A importância de Coletar e-mails

Como blogueiro/blogueira, você aprende que uma das principais maneiras de construir tráfego, divulgar conteúdos, interagir e manter contato com o leitor é através de e-mails.

Os e-mails são parte integrante e a mais importante do seu trabalho com blog. Uma lista de e-mails que cresce mais e mais a cada dia, lhe trará muitas possibilidades de conversões.

Aqueles leitores que se inscrevem em seu blog tendem a voltar constantemente e ficam por muito mais tempo.

Você quer que mais pessoas se inscrevam em sua lista de e-mails? Aqui vai uma dica: Você pode criar uma landing page e uma squeeze page , onde você oferece aos seus leitores uma recompensa na troca dos seus e-mails como um e-book, uma apresentação de slides ou um vídeo com dicas essenciais.

Para coletar os e-mails dos visitantes você precisará de se cadastrar em uma ferramenta de e-mail marketing como KlickMail, GetResponseMailchimpAweber ou , claro que existem muitas outras, mas estas são as principais e mais usadas.

Através destas ferramentas você poderá criar campanhas, organizar, segmentar e enviar e-mails para sua lista sempre que você publicar um novo post ou estiver trabalhando em uma nova campanha.

6 – Dividir conteúdos grandes em varias páginas

Você começa a escrever um post e planeja que ele tenha cerca de 1500 a 2500 palavras, você empolga, se inspira, começa a aparecer em sua mente um monte de coisas legais que podem ajudar o seu leitor, ai você vira uma máquina de redação.

Ao final de toda esta inspiração e escrita, você ainda tem uma quantidade enorme de informações de qualidade que quer passar para o seu leitor, mas o seu post já tem cerca de 3200 palavras, algo superior ao que tinha planejado. E agora? O que vou fazer?

O seu post está muito grande e você sabe que o seu leitor pode não ler tudo. Para que isso não aconteça, você pode dividir os conteúdos em várias páginas para não ficar cansativo.

Caso ele não leia neste momento todas as páginas do seu post, ao final desta página, seja persuasivo e crie uma antecipação sobre o que virá na próxima página. É certo que ele vai voltar para terminar de ler o seu post e desta vez ficará muito mais tempo em seu blog.

7 – Use plugins de posts relacionados

Quando leio um post e no final dele, um novo post interessante é indicado, vejo se ele complementa aquilo que acabei de ler, ou que será o próximo passo para o que estou fazendo, assim, a minha próxima ação será clicar naquilo que me interessou.

Com certeza você também já deve ter passado por isso, certo? E ao final do post, você também não deixou um comentário!

Isto acontece por que você desviou a sua atenção para o que achou mais interessante, ou seja, você tinha duas opções: Deixar um comentário neste post ou ir para o próximo post.

Pode até diminuir os comentários, mas, usando plugins de posts relacionados logo abaixo dos seus posts com um controle deslizante, vai incentivar seus leitores a continuar em seu blog para ler o que vem depois.

 

Conclusão

Obter os resultados esperados em seu blog pode demorar um bom tempo, porém, se aplicar as 7 dicas que listei acima, os seus leitores vão permanecer muito mais tempo em seu blog.

Quanto mais tempo você manter um visitante em seu blog, o mais provável é que o visitante faça o seguinte:

  1. Torne-se um cliente e leitor de retorno
  1. Inscreva-se em sua lista para receber as suas atualizações
  1. Compartilhe com seus amigos as informações sobre você
  1. Compre um de seus produtos
  1. Deixe comentários e curta os seus posts

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre como manter seus leitores no blog por mais tempo, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

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