6 dicas essenciais para um conteúdo de qualidade

O que é um conteúdo de qualidade?

Um conteúdo de qualidade é importante para a compreensão de seu público, é claro e conciso. Fácil de entender. É relevante e conectado. É um texto escrito para pessoas que buscam a transformação de suas vidas e soluções de problemas, pois, todos querem um resultado positivo em suas vidas.

Além de ser um texto escrito para pessoas, é um texto otimizado para máquinas, por que, no marketing digital, os motores de busca querem nos achar e nos indicar para as pessoas que precisam deste conteúdo, pois, isto é uma forma a ser acessível a todos que dela necessitem.

Você investe tempo, esforço e dedicação no desenvolvimento de um bom conteúdo de qualidade e bem atrativo para o seu leitor usando algumas simples ações que lhe trarão credibilidade, confiança e causam impacto positivo para seu blog.

E o mais legal é que estas dicas não servem apenas para escrever posts em seu blog ou site, você pode usar também em suas campanhas de email marketing, scripts de vídeo e em qualquer recurso que utilize.

Confira agora as 6 dicas essenciais para um conteúdo de qualidade, mas saiba temos muitas outras que podem ser usadas . Então, vamos a elas!

1 – Conheça seu Público-Alvo

Antes de iniciar qualquer post em um blog, você precisa definir o seu nicho de mercado e conhecer o seu público alvo e saber algumas coisas sobre eles para entregar valor.

Você sabe o que o seu público precisa e o que eles querem? Você só conseguirá conquistar os seus objetivos se compreendê-los antes de criar um conteúdo de qualidade. Antes de criar o seu conteúdo, responda a si mesmo sobre o seu público-alvo:

  • Você sabe que os impulsiona e motiva suas ações?
  • Como é o processo de tomada de decisão do seu leitor?
  • Quais são os problemas que eles enfrentam e procuram soluções?
  • Como e por que o seu produto ou serviço pode beneficiá-los?
  • O que faz o seu negócio diferente de seus concorrentes?

 

2 – O Conteúdo deve ser útil

Vamos pensar inicialmente no que o leitor busca em um conteúdo de qualidade. Ele quer transformação, algo que resolva um problema que está passando, pois, será através das suas palavras que ele pode e deve ter o resultado que ele procura.

Parte de fazer o seu conteúdo útil é torna-lo interessante, amigável, divertido, deve ser original, deve instigar as emoções e aguçar a curiosidade do leitor.

É por isso que muitas vezes começamos um post com as palavras “Como fazer” e, logo depois, informamos um pouco de como será a transformação que ele terá. Exemplo: “Como fazer para emagrecer 5 quilos em 1 semana”.

3 – Prestar atenção na gramática

Você já teve a experiência tentar de ler um determinado texto e por consequência da quantidade de erros, você parar de ler e ainda ter um mau pensamento sobre quem fez ou sobre o site? Você sabia que estes tipos de erros podem dar uma péssima impressão e matar a sua marca?

É bem provável que você perca a confiança, respeito e compartilhamentos do seu conteúdo, se ele não é de qualidade profissional. O seu público pode não voltar mais em sua página.

Este tipo de desleixo pode e afasta potenciais leitores e também diminui o seu ranking nos motores de busca como Google e Bing, pois, todos eles procuram confiabilidade das páginas e sites.

Então, após escrever os seus conteúdos, peça duas ou mais pessoas para revisar atentamente para ver se possui erros de gramática e digitação. Lembre-se que não somos perfeitos e que até mesmo o seu revisor pode deixar passar alguns pequenos erros de digitação.

4 – Adicione links relevantes

Você pode adicionar links para outros posts em seu próprio blog, pois, esta prática, fará com que os seus leitores continuem em seu blog por muito mais tempo lendo outros materiais.

Outra prática interessante é adicionar links externos, fazendo isto você demonstra autoridade, que você pesquisou o assunto e quer destacar outros especialistas. Você direciona o seu leitor para outro conteúdo de qualidade para expandir a compreensão e agregar valor.

5 – Formate o texto estrategicamente

Colocando palavras chave em negrito em seu conteúdo você da ênfase em conceitos importantes. O seu leitor será capaz de percorrer e escolher as informações mais importantes em um pedaço de texto fica mais fácil para ele encontrar a informação que precisa.

6 – Aproveite para numerar os tópicos

Para orientar melhor os seus leitores é sempre bom enumerar os tópicos dos seus posts. Você pode achar que é algo sem utilidade, mas vamos aos fatos.

Você já navegou em páginas da Internet pelo seu smartphone? Você entra em um determinado site e começa a ler um post muito interessante e logo o telefone toca, uma mensagem de texto chega e tira sua atenção.

Quando você volta para continuar a leitura, normalmente a página não está mais onde parou e você não se lembra onde estava. Se tivesse um simples número no inicio do post, seria muito mais fácil de lembrar do  que o título completo.

Faça o teste e veja que o seu post fica até mais atraente apenas por enumerar os pontos principais. Tente e depois me fale o que achou ok?

Conclusão

Agregue valor aos seus textos para fazer a diferença com os seus leitores. A qualidade do seu conteúdo será definida pelo seu público, então, entregue o que precisam de uma maneira que eles possam aplicar a sua necessidade.

Uma ótima dica antes de postar o seu texto é deixar o “conteúdo adormecer”, pois, a mente descansada depois de muito trabalho gera novas ideias e aumenta sua perspectiva para deixar seu texto ainda melhor.

Você deve manter um bom relacionamento com seus leitores e clientes para gerar confiança e credibilidade.

Neste post você aprendeu:

Conheça seu público-alvo
O Conteúdo deve ser útil
Prestar atenção na gramática
Adicione links relevantes
Formate o texto estrategicamente
Aproveite para numerar os tópicos

Muitos não sabem como começar a escrever e manter uma consistência nas postagens do seu blog, mas não se preocupe, pois isto tem solução.

Comigo foi assim no inicio, não sabia como começar uma postagem, o que escrever, como escrever, mas depois que eu conheci o curso Redator de Sucesso do Victor Palandi eu posso lhe dizer que minha vida mudou, meus conceitos e visão começaram a ser outras em relação a produção de conteúdo.

Se você também passa ou passou por algo deste tipo, eu te convido a conhecer o curso Redator de Sucesso do Victor Palandi. Você vai se surpreender com o preço e a quantidade de informações ordenadas e eficientes que lá se encontram.

 

E quanto a você? Quais são as suas técnicas favoritas para envolver os seus leitores a produzir um conteúdo de qualidade? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

1 Comentário

  1. Pingback: Mais resultados com seus vídeos do Youtube – Cursos de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *