5 erros que todo empreendedor digital comete ao tentar criar um negócio online

Deseja criar um negócio online lucrativo e rentável?

De acordo com pesquisas feitas no site ADNEWS com o título “Não há crise no Marketing Digital” publicada em 17 de setembro de 2015, só no ano de 2014 foram investidos em Marketing Digital nas áreas de publicidade online e contratação de serviços de consultoria cerca de 8.3 Bilhões e até o momento em 2015 cerca de 9.2 Bilhões. Se formos adicionar a estes valores os investimentos em educação como graduação e cursos online, vamos ultrapassar os 10 Bilhões facilmente.

Diante destes números, é fato que, de um tempo para cá, muitas pessoas estão buscando um meio de aumentar a sua renda, começar um novo negócio online para ter liberdade financeira e a tão almejada liberdade financeira.

Tenho certeza que isto soa para você como algo que gostaria de fazer também, se já não estiver fazendo, certo? Se assim for, este post vai te ajudar a ter uma visão inicial dos 5 erros que todo empreendedor digital comete ao tentar criar um negócio online.

Não tenha pressa para chegar onde quer, o importante é seguir em frente e fazer as coisas da forma correta, passo-a-passo e prosperar cada dia mais.

Não cometa estes erros ao criar um negócio online

Erro #1 – Não fazer um planejamento estratégico

 

Criar um negocio online planejamento estrategico

Você já leu o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu? Se não leu, ai está um livro de cabeceira que eu indico para você ter novas ideias sobre planejamento estratégico.

Este livro, usado por grandes economistas, administradores e empreendedores de todo o mundo, é dedicado a importância do planejamento estratégico para se obter o que quer e chegar onde se deseja.

Como já dizia I Ching: “O líder planeja no início antes de começar a agir, ele avalia os problemas e os previne“. Viu algo ai que a maioria, senão todos os empreendedores digitais, lhe falam em seus vídeos de dicas sobre Marketing Digital e como criar um negocio online?

No seu planejamento estratégico, existem basicamente três dimensões que precisam ser consideradas: a realidade, a finalidade e o plano de ação, ou seja, o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.

É essencial na tomada de decisões e execução das tarefas pré-estabelecidas.

Uma pessoa que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho, na sua vida e negócios, demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua eficácia e a obtenção de resultados positivos.

Lembrando, no livro A Arte da Guerra, Sun Tzu só teve êxito em suas batalhas por ter feito um planejamento estratégico. E se você fizer o seu, poderá criar um negócio online sustentável e de sucesso.

Pense nisso, ok?!

Erro #2 – Não entender as necessidades do seu cliente ideal

 

Criar um negocio online foco-cliente

Saber quem é a pessoa ou as pessoas das quais você quer impactar com o seu conteúdo, com a sua marca e aquilo que você pretende vender para elas, poderá ser um ato determinante para seu sucesso, a curto, médio e longo prazo.

Este é um dos fatores primordiais que estão inclusos no planejamento estratégico na hora de criar um negócio online e que pode passar por readequações sempre que necessário ao longo do tempo.

Você sabe quem é o seu público-alvo? Também chamado de Prospect, Target ou Avatar, é o grupo de pessoas que você escolhe como clientes principais, são aquelas pessoas para quem você dedica sua prática e as ações de comunicação e marketing do seu negócio.

Neste ponto, o mais correto é você traçar o perfil do seu público-alvo de forma bem especifica, pois, o trabalho que terá de satisfazer as pessoas, será muito menor e menos trabalhosa.

O ideal aqui e que muitos empreendedores se esquecem é definir o seu público com base em alguns critérios:

Quais são suas dores, desejos e problemas, faixa etária, região, classe social, poder de compra, comportamento ou preferências.

Vou deixar abaixo algumas informações importantes que deve ser usadas no momento da definição do seu público-alvo, use-o sempre que for começar um negócio dentro do seu nicho.

O seu Prospect, Target ou Avatar é uma representação descritiva do seu cliente ideal. Um negócio por ter mais de um cliente ideal. Se o seu nicho tem mais de um, responda as perguntas abaixo separadamente para cada um deles.

  • Dados Demográficos: Qual o sexo do seu cliente ideal? Sua idade predominante?
  • Sonhos – O que seu cliente ideal sonha em atingir ou aspira ser?
  • Medos – O que ele teme? O que o deixa acordado a noite? Quais são suas preocupações?
  • Dificuldades – Quais são as suas principais dificuldades e desafios?
  • Dúvidas – O que ele gostaria de obter clareza sobre?
  • Hipóteses – O que mais é importante destacar sobre o cliente ideal?

 

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18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

 

Erro #3 – Não aderir as melhores práticas do e-mail marketing

 

Criar um negocio online praticas-email-marketing

Você entra no seu e-mail provavelmente quase todos os dias e o que se vê são toneladas de e-mails não desejados, aqueles que você não solicitou e também nem sabe quem são as pessoas das quais estão lhe enviando estes e-mails.

A pior coisa que você pode fazer para a reputação da sua marca  é enviar e-mails indesejados ” não é só porque você os encontrou em um evento de networking que aceitaram o seu contato, certo?”.

Um dos recursos mais poderosos para comercializar o seu negócio é a sua lista de e-mail cheio de clientes e prospects que estão interessadas no que você tem a oferecer.

A dica aqui é começar a usar um provedor de serviços de e-mail respeitável (E-Goi, KlickMail, Aweber, MailChimp, GetResponse, MailRelay, etc) para construir sua lista. Em seguida, use e-mail marketing para mantê-lo em contato com seus prospects e clientes.

Certifique-se de entender os tipos de e-mail enviado para cada etapa do ciclo de vida do seu cliente, os estágios e o tipo de comunicação que será feita com cada estágio do seu contato com ele.

Pense: Você jamais vai enviar um e-mail de vendas ou indicação de um produto assim que o seu contato entrar na sua lista, certo? Estabeleça uma conexão forte com seu leitor antes de tudo.

Uma dica para poder ajudar ainda mais no seu contato com o seu cliente por e-mail:

  1. Não compre listas de e-mails
  2. Seja pessoal – Pessoas se conectam com pessoas e não com marcas
  3. Escreva um título irresistível, impossível de não abrir
  4. Se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que irá recebe-los
  5. Otimize suas Newsletter para Mobile
  6. Não envie e-mails com alta frequência
  7. Evite e-mails longos e vá direto ao ponto
  8. Ajude, seja gentil e um grande amigo
  9. Diga aos seus contatos porque estão recebendo seus e-mails e onde se cadastraram
  10. Pare de falar apenas de você
  11. Dê aos seus leitores algo de valor, como uma recompensa por entrarem na sua lista
  12. Insira múltiplos links dentro do e-mail
  13. Deixe sua Call To Action (Chamada a Ação) bem visível
  14. Aprenda com os melhores, cadastre-se na lista deles para ver o que fazem, como fazem
  15. Testar é um processo continuo, lembre-se disso

 

Erro #4 – Não usar o poder dos vídeos

 

Criar um negocio online video_marketing

Os vídeos online tem a capacidade e o poder de criar uma conexão emocional com a pessoa da qual está assistindo, e os seus benefícios vão além do que posso escrever nesta postagem.

A mensagem é veiculada com a máxima eficácia, sem esforços, prende a atenção do cliente, envolve o público, impactam vidas e são atualmente a forma mais efetiva de divulgar informações, produtos, tutoriais, videologs, músicas e tudo aquilo que você possa imaginar.

Agora me responda: Quantos vídeos você assiste por dia? Quais os canais que já aparecem na tela do seu computador ou celular quando você abre o YouTube ou Dailymotion? Quando você recebe um e-mail de um canal que é inscrito falando que postou um novo vídeo, você logo fica interessado em ver?

Se você respondeu sim a todas estas perguntas, não preciso dizer mais nada sobre o enorme poder e valor que os vídeos possuem.

Além disso, aderindo a este tipo de estratégia de comunicação você pode ter certeza que:

  • Vídeos são 4x mais efetivos que textos
  • Possuem um incrível poder de viralização
  • São os queridinhos do Google juntamente com o SEO e pelos demais buscadores
  • Seu engajamento pode ser muito maior quando publicado nas redes sociais
  • Possui um alto retorno sobre o investimento
  • Ele pode ser a melhor forma de mostrar as qualidades do seu produto

 

Erro #5 – Estar em todas as mídias sociais sem necessidade

 

Criar um negocio online midias sociais

Sei que você tem o desejo de trazer o máximo de pessoas para o seu negócio online e muitas das vezes, acha que criando uma conta em cada mídia social que existe, será a solução. Mas o que tenho a lhe dizer vai mudar a sua visão. É muito pelo contrário do que você possa estar pensando.

Criar contas em muitas plataformas de mídia social pode sair pela culatra. Você precisa estar presente e se envolver com seus seguidores e se você não está lá quando seus fãs estão, corre o risco de cometer o chamado “suicídio de mídia social”.

A verdadeira questão é o que é apropriado para você. Selecione apenas as mídias sociais que são críticas para se conectar com seu público-alvo e esteja lá 100%. Uma vez que você é capaz de expandir-se, em seguida, adicione mais ao seu planejamento estratégico.

Se você começar com tudo ao mesmo tempo, você pode não ser capaz de descobrir o que realmente funciona para você, já que é impossível medir tudo de uma vez.
 

Conclusão

 

Você está cometendo estes erros ao tentar criar o seu negócio online? Muitas dúvidas surgem quando você lê artigos em blogs ou assiste vídeos com dicas sobre como montar um negócio online de sucesso?

Você já ficou com a sensação de por mais que você faça cursos, sempre fica faltando alguma informação sobre como alavancar suas vendas online?

Isso é muito comum hoje em dia, tendo em vista que o Marketing Digital não para de ser atualizado a todo momento com novas sacadas, novas estratégias e é claro, novos cursos.

Se você gostou desse artigo, quero lhe dar uma ótima notícia: O meu amigo Gustavo Freitas acabou de lançar o que ele chama de Clube do Marketing Digital, que é uma espécie de portal onde está disponibilizando diversos cursos dele e de parceiros, por um pagamento mensal de R$19,90 (que você pode renovar até quando quiser).

O Clube do Marketing Digital é simplesmente o que estava faltando nesse mercado, para que todos tenham a oportunidade de empreender e gerar vendas diárias pela internet.

Quer saber mais sobre o Clube do Marketing Digital (CMD)?

 

Depois de ter acesso aos bastidores do curso e ver de perto aquilo que te espera, pude ter certeza que este será um divisor de águas na sua vida e irá impacta-la de forma positiva e constante, pois, lá você vai encontrar uma quantidade enorme de conteúdos de qualidade e que vão te levar direto para o caminho do sucesso em seu negócio online.

Se você quiser saber mais sobre o Clube do Marketing Digital (CMD), está disponível um outro artigo no blog do Gustavo Freitas Quero Criar um Blog onde ele fala sobre um bom motivo para você nunca mais pagar caro por um curso de Marketing Digital e tem mais, lá ele fala também como o Clube do Marketing Digital pode te ajudar a solucionar este problema e muitos outros que possam vir a acontecer.

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre Os erros que os Empreendedores Digitais cometem a tentar criar um negócio online, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • vou tentar aqui negócio

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

27 Comentários

  1. Tenho estado envolvido nesse ramo de marketing digital e me parece muito interessante, sobretudo em tempos de crise como a que passamos.

    • Bruno Alves,

      realmente o ramo digital está fazendo uma enorme diferença no mercado brasileiro, o que tende a crescer cada dia mais, pois, muitas informações de qualidade aqui estão para poder ajudar quem quiser, basta apenas ter foco e aplicar.

      Sucesso

    • Eduardo Costa

      muito obrigado e continue acompanhando o blog, pois muito mais está a caminho.

      Grato

  2. Ser empreendedor digital é tarefa que poucos conseguem e os que conseguem estão bem de vida.

    • Paulo Ávila,

      agradeço pelo comentário e nós sabemos que nada na vida é tão fácil e temos que trabalhar com foco sobre os nossos sonhos para poder chegar onde queremos.

      Gratidão

  3. Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.

    • Paulo Santiago,

      que bom que gostou destas dicas. É importante saber quais os erros que cometemos antes de iniciar um negócio online. Eu passei por isso e não sabia destas dicas, pois, se soubesse, tinha me poupado tempo e muito $$. 🙂

      Grato pelo comentário

      Sucesso e prosperidade na sua caminhada

    • Pedro Santos,

      obrigado pelo comentário e por ter gostado do artigo, muito mais está por vir aqui no blog.

      Acompanhe-nos também nas mídias sociais.

      Abraços

  4. Olá tudo bem? Muito bom o artigo, qualidade nota 10. Parabéns! Realmente muitas pessoas que entram no marketing digital são atraídas por ilusões dinheiro fácil e não é bem assim, o chão é mais embaixo. Tudo vem a partir do planejamento pois é lá que você escolhe seu nicho de mercado, é lá que você identifica as necessidades do seu persona e assim você consegue criar conteúdo de qualidade que resolva problemas.
    Show de bola.

    • Olá Pedro, tudo ótimo.

      Obrigado pelo comentário e tenho certeza que ao demonstrar como muitas pessoas “enxergam” determinados dizeres espalhados na Internet, saibam interpretar a realidade dos fatos deste trabalho e não entrem nele com ilusões de como você disse “dinheiro fácil”.

      Grato

  5. Olá

    Muito Legal o Artigo. Espero que continui assim, passando informações de grande valor. Atualmente, o conhecimento é a maior ferramenta para o sucesso.

    Um abraço!

    • Adenilton,

      obrigado pelo comentário e aqui no blog, sempre prezamos muito por conteúdos de muita qualidade, com valor para todos aqueles que buscam.

      Muito sucesso e prosperidade

      Abraços

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  7. VPS server

    Acredito que esse e o pior erro que um empreendedor digital pode cometer, e que ele pode, literalmente, acabar com seu negocio online, sujando seu nome ou de sua empresa.

    • VPS Server,

      realmente, por isso este post. Para poder dar uma luz para todos aqueles que estão iniciando no mercado digital. Penso eu que se quer fazer, comece da forma correta. Fica a dica

      Grato pelo comentário

  8. Negócio online é a solução em tempos de crise como a de agora.

    • Vagner,

      em tempos de crise, ter um negócio que lhe dê a liberdade de ir em busca de algo a mais para complementar ou ser o seu negócio principal é algo que nos deixa mais tranquilos mesmo.

      Obrigado pelo comentário

  9. Muito bom artigo. Gostei muito. Aprendi bastante com essa matéria.
    Meus Parabéns!!!

    • Elmar Oliveira,

      que bom que ajudou de alguma forma. Obrigado pelo comentário e desejo muito sucesso a você.

      Abraços

  10. Parabéns pelo artigo Warlley !

    Sei bem como são esses 5 erros cruciais !!!

    Comecei meu negócio online do zero assim como você e tenho certeza que melhorando 1% a cada dia chegaremos ao sucesso!

    Grande Abraço,

    Renan M.

    • Renan,

      realmente é uma busca que se faz a cada dia. Erros mesmo são aqueles que pensam que vai acontecer do dia para a noite, porém, como todas as áreas de nossas vidas, devemos ir plantando e colhendo.

      Obrigado pelo comentário.

      Sucesso

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