14 Ingredientes Essenciais para escrever um post Memorável

Escrever um post ou um texto, com certeza é uma arte de demonstrar em palavras, aquilo que você quer inspirar as pessoas que estão ao seu redor a fazer ou conhecer, e você pode aperfeiçoar a sua escrita com algumas dicas essenciais.

No momento do planejamento e escrita de um post no seu blog, você perceberá que isto é algo essencial, pois você precisará estabelecer certas regras de escrita que fazem com que o seu leitor entenda e consiga usufruir do seu conteúdo, do que está sendo ensinado ou informado.

Pensando nisso, eu criei este artigo para poder lhe mostrar os elementos essenciais na hora de escrever um post no seu blog.

Quais os elementos que ele deve ter para manter o seu leitor mais tempo no seu site, envolvê-lo com o conteúdo que disponibiliza, tomar ações para o que você quer que ele faça e muito mais.

 

1.    Crie um título (headline) magnético

 

Seu título é a primeira e única impressão inicial que faz o leitor se interessar pela sua postagem. Está é a maior habilidade que você deve ter.

Os melhores títulos são aqueles que mostram um benefício e resolvem algum problema

Um título fantástico é o convite para as pessoas entrarem no seu conteúdo.

Você deve estimular a curiosidade do leitor e despertar a sua imaginação.

Os maiores copywriters do mundo podem passar semanas trabalhando na criação das suas headlines depois de escrever um post.

 

2.    Use palavras persuasivas

 

Algumas palavras de poder nos influenciam na hora de tomar uma decisão

Entenda o por que essas palavras são persuasivas e use aquelas que são relevantes para seu negócio

Caso ainda não saiba usar palavras persuasivas na hora de escrever um post e nem saiba quais são elas, eu indico a leitura do livro As Armas da Persuasão – Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar de Robert B. Cialdini

 

3.    Construa ótimas frases

 

Tudo que você escreve, começa e termina com uma frase. Então, se você for um escritor básico, de médio porte, você escreverá frases de médio porte, pense nisso.

Se você quiser ser um grande escritor, seja grande e pense grande, para escrever um post contendo frases como tais vontades.

Isso significa que ao escrever um post, suas frases devem dizer as coisas certas e não um amontoado de palavras sem significado.

 

4.    Insira bullet points matadores

 

Bullet Points proporcionam uma boa experiência para os leitores e é algo que faz com que eles leiam seus posts, páginas, artigos e suas copy.

Você precisa escrever um post usando os Bullet Points e os dizeres prometendo um benefício, resolvendo um problema e que seja legível e interessante para o seu leitor.

Lembre-se que seus Bullet Points não podem ser ruins ou irrelevantes.

 

5.    Crie subtítulos elegantes

 

Parágrafos muito extensos não são amigáveis e desviam a atenção do leitor fazendo com que eles apenas passem os olhos no seu conteúdo.

Mas se você usar bons subtítulos, possivelmente os seus leitores vão se interessar mais pelo seu conteúdo.

Basta pensar nisso como o uso de um mini-título que anuncia um benefício específico para “vender” e o leitor a continuar a ler.

 

6.    Conte uma história sedutora

 

Uma boa novela, filme ou série de TV começa com um personagem tendo uma vida miserável e conflitante, e, no seu término algo muito satisfatório acontece.

O mesmo acontece na na sua história de marketing e hora de escrever um post no seu blog . Você precisa de um herói, uma meta a cumprir, um obstáculo a passar, um mentor, e uma moral.

 

7.    Prenda a atenção usando o suspense

 

Quando você usa o suspense em determinados pontos da história, artigo ou podcast, você toca o emocional do leitor.

Estas são afirmações e dispositivos dentro de um pedaço de conteúdo que vão seduzir o público e criar uma certa expectativa, fazendo o leitor continuar.

Na hora de escrever um post, pense neles como mini-momentos de sedução.

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

8.    Escolha uma imagem representativa

 

Claro, nós amamos ouvir histórias e adoramos imagens. Tudo depende do público que você pretende atingir.

Quando você está tentando obter maior conversão de um post no blog, é inteligente deixar a aparência mais forte usando imagens que representam o que vai dizer.

 

9.    Seja autêntico

 

Você não precisa ser um veterano copywriter para criar artigos que vendem. Muitas vezes, a pura paixão por aquilo que você está tentando promover lhe dá a inspiração necessária para chegar ao ponto da venda.

Na verdade, você pode gravar uma conversa sobre o produto, transcrever essa conversa, e usá-lo como rascunho.

Em outras palavras, escrever um post de forma natural.

 

10. Crie maneiras de captar os leads

 

Claro que você não estará escrevendo um post no seu blog apenas pela vontade de compartilhar conteúdos relevantes ou porque gosta de o fazer.

A verdade é que todos querem de alguma forma ganhar dinheiro com seu blog, mas nem sempre todos fazem o que deve ser feito.

Você passa vários dias e horas moldando o seu público-alvo, arrumando um modo de interagir com ele através de seus artigos, mas esquece de torna-lo seu cliente, para isso, capture os dados dele usando um formulário de captura no meio dos seus posts.

Uma boa prática na hora de escrever um post no seu blog seria você criar uma caixa de captura como a que você poderá ver em alguns pontos deste post convidando o seu leitor a inserir seu e-mail ou clicar em algum tipo de banner para se inscrever em sua lista e receber algo que você queira lhe dar que irá acrescentar algo em sua vida.

Você pode utilizar e-books, infográficos, writepapers, vídeos e todo tipo de conteúdo extra que desperte o interesse do seu visitante e faça com que ele se cadastre.

Redirecione ele para uma Landing Page ou Squeeze Page que servirão como imãs para captar esses leads e repita este processo diversas vezes.

Lembre-se que o seu maior ativo em um negócio online são seus contatos, ou seja, sua lista de e-mails, então, trate-os como ouro.

 

11. Aprenda SEO

 

Se você ainda não sabe, SEO é a técnica de Otimização de Sites e é uma ferramenta essencial para você que escreve um post ou muitos posts em blogs e quer ser encontrado pelos buscadores.

Quando você otimiza as suas postagens usando as técnicas de SEO, quer dizer que seu site terá mais relevância para estes buscadores e será melhor colocado nos resultados das buscas sempre que certas palavras-chave forem utilizadas como o termo da pesquisa.

Ainda um pouco confuso e cheio de dúvidas de como escrever um post no seu blog usando as técnicas de SEO? Não se preocupe, acesse o post que fala sobre os termos mais usados no SEO e lá você vai encontrar mais dicas que vão tirar suas dúvidas.

Se quer ir para o próximo nível, mesmo que seja um completo iniciante, saiba que o mais importante para gerar vendas e leads em seu negócio online é o tráfego, isto mesmo, gerar tráfego será o caminho certeiro assim que montar o seu negócio.

E para não ficar para trás e já começar com todas as ferramentas em mãos, clique aqui agora e conheça um método infalível de geração de tráfego orgânico gratuito.

12. Utilize CTAs

 

Os CTAs ou call to actions nada mais são que as chamadas a ação que se tornam a porta de entrada para qualquer funil de conversão em um blog.

A ideia aqui é fazer com que o seu leitor ou visitante realize uma ação desejada, seja ela se inscrever na sua lista ou clicar em um link de uma oferta, leva-la para uma landing page entre outras…

Os CTAs podem seguir diversos formatos. Abaixo eu vou exemplificar alguns mais usados em blogs:

  • O uso de Banners e botões
  • Links que vão redirecionar para um outro post ou landing page
  • Formulários de cadastros

 

Cabe lembrar que as call to actions são os responsáveis por transformar a maioria dos visitantes em leads que é o principal objetivo de qualquer blog de negócios na internet.

Eu indico o uso das call to actions sempre que for escrever um post e no momento pertinente, mas inclusive ao final de um post ou ao longo do mesmo, no corpo da página e principalmente em landing pages.

 

13. Diversifique os tipos de conteúdos

 

No momento que escrever um post, este permite diversos tipos de publicações, você poderá diversificar entre os tipos de materiais que posta em seu blog para poder entreter ainda mais o seu público. Sejam eles:

 

  • Vídeos
  • Podcasts
  • E-books
  • Infográficos
  • Artigos

 

Tenha em mente o bom planejamento na hora de escrever um post ou editar as suas postagens. Use todas as possibilidades de materiais que poderá usar para a divulgação dos seus trabalhos, pois, isto é muito importante para se ter um blog de sucesso, algo que faz crescer o interesse do seu visitante.

 

 

14. Finalize em grande estilo

 

O objetivo da escrita eficaz é levar o leitor do ponto A ao B de forma agradável, com informações de qualidade e que despertam o interesse a todo momento.

Portanto, a chave para um final bem sucedido é entender exatamente onde você está tentando levar o leitor antes de você escrever qualquer palavra.

Bônus: Várias ideias de negócios que podem ser montados na Internet e ter uma renda diferenciada mensalmente

Estes são apenas alguns tópicos essenciais para poder escrever um post no seu blog que fará a diferença para seus leitores.

Inspire-se na arte da escrita e leve as suas experiências e histórias para um outro nível, nível este que desperta nas pessoas um desejo, seja ele de sorrir, de pensar ou tomar uma decisão.

Ai você pode me dizer: “Mas eu não tenho ideia do que escrever ou não sei como fazer, e agora?”

Não seja por isso! Quando eu comecei eu também não tinha a mínima ideia do que fazer e como fazer, mas foi este treinamento que me abriu as portas para um outro universo por detrás das palavras. Acesse o treinamento para ver como tudo funciona.

 

 

18 Ideias de NEGÓCIOS LUCRATIVOS na Internet para Começar Ainda Hoje

8 Comentários

  1. Excelente ingredientes, Esses 14 ingredientes são os melhores que já vi para escrever um post memorável, todos os artigos deste site são de qualidades e ótimos.

    Parabéns !

    • Wesley,

      fico satisfeito demais quando vejo que algo que faço aqui esta ajudando alguém.

      Obrigado pelo comentário e por acompanhar o trabalho.

      Abraços e sucesso

  2. Ótimo Artigo, sempre estou aprendendo muitas coias lendo os artigos deste blog, realmente esse é o melhor blog para seguir.

    Parabéns !

    • Que ótimo ter gostado e acompanhar o blog, Marcos. Fico muito satisfeito por levar as minhas experiências e aprendizagens a todos vocês.

      Grande abraço e sucesso

  3. Excelente Artigo ! Estou aprendendo bastante aqui neste blog, quase todos os dias estou visitando este blog, realmente esse é o melhor blog que visito.

    Parabéns ! Warlley Silva

    • Davi Pernambucano,

      grato pelo apoio e por gostar do conteúdo aqui disponibilizado.

      Obrigado pelo comentário

      Prosperidade e sucesso

  4. Maidir Barros

    MUITO BOM SEU POSTE AJUDOU BASTANTE, FOI DE GRANDE ENTENDIMENTO O QUE VOCÊ NÓS MOSTRA AQUI NESTE POSTE GOSTEI BASTANTE !

    • Maidir Barros,

      que bom que gostou. Fico grato pelo comentário e ter ajudado de alguma forma.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *