06 elementos essenciais para a criação de Infográficos de sucesso

Você já deve ter visto vários documentários onde, por milhares de anos, os nossos antepassados têm tentado passar vários tipos de informações através de meios visuais, desde pinturas rupestres de 30.000 anos de idade ao uso de impressionantes iconografias simples de contar histórias complexas, mostradas em antigos hieróglifos egípcios, ou a evolução da escrita chinesa, onde temos os primeiros exemplos de cartografia e gráfico de barras, certo?

Nós somos criaturas visuais por natureza, e que tendem a aprender e explicar melhor quando as informações são apresentadas em um formato visual. Quando vamos aprender um novo idioma, a primeira coisa que nos mostram é uma imagem e depois o significado da mesma em outro idioma.

A combinação de narrativa visual com a apresentação dos dados é o principal motor por trás da popularidade de infográficos e, em uma época em que os dados estão em toda parte, eles se tornaram verdadeiramente indispensáveis devido a facilidade de leitura e retenção dos dados de forma simples e direta.

Estes cartazes cheios de fatos, imagens cativantes e fontes sensuais, agradam os olhos de quase todo o mundo, incluindo jornalistas, que impulsiona o seu engajamento e links.

Na maioria das vezes, um bom infográfico transforma informações complexas em gráficos, que são mais fáceis de entender e são visualmente mais atraentes que um texto puro.

Ele proporciona às pessoas uma nova perspectiva ao analisar os dados e um sentimento de orgulho, logo, compartilham algo muito legal em mídias sociais (do Twitter para Facebook para Google + para Pinterest e mais), ou mais importante, em seus sites e blogs.

Elementos essenciais para a criação de um bom Infográfico

 

1 – Faça um esboço antes de começar a criação.

Agrupe e esboce as ideias antes de começar um novo projeto, isso vai ajudá-lo a seguir as metas a ter outras novas ideias.

Algumas perguntas podem te ajudar a organizar as ideias:

  • Qual o tema do seu Infográfico?
  • Quais são os pontos principais (Bullets Points) do seu tema?
  • Quais as informações valiosas você quer adicionar ao seu tema e ajudar na vida corrida e sem tempo do seu leitor?

 

Depois de ter as respostas acima, é hora de determinar o objetivo e adequar o apelo do gráfico para a ação.

Se o objetivo é vender um produto ou para posicionar a sua marca, a forma como você se comunica a sua chamada à ação é fundamental para o sucesso do infográfico. Seu objetivo deve ser o de envolver os leitores e compartilhar informações valiosas para aumentar sua autoridade.

 

2 – Trabalhe com alta resolução.

Os infográficos podem ser usados em diversos tipos de canais e assumir várias formas, por isso, tudo que fazemos online deve estar em conformidade e acessível em todos os tipos de dispositivos (smartphones, computadores, tablets, smart-tvs) que você possa ter e usar, então, trabalhe com imagem em alta resolução para não ter problemas posteriores.

 

3 – Seja direto e evite excessos.

Os infográficos estão se tornando cada dia mais eficientes para o público por ser fáceis de visualizar e de compreender rapidamente, por isso, seja direto, passe a mensagem de forma que o seu leitor compreenda tudo em poucas palavras e limite o texto a apenas uma única sentença.

 

4 – Escreva de forma legível.

Você possui um smartphone? Se sim, você sabe quão delicado é fazer a leitura nestes aparelhos, não é?!

Os dispositivos mais usados atualmente possuem uma tela pequena o que muitas vezes complica na hora de fazer uma leitura corretamente, então, não obrigue o seu leitor a ter que semicerrar os olhos para ler o seu infográfico, tente manter o texto com a fonte acima de 12pt e nos arquivos originais em 300dpi para melhor visualização.

 

5 – Os dados devem contar uma História.

Este é um dos elementos mais valiosos na criação de um bom infográfico, pois, aqui você deve contar uma história que se conecta com seus leitores emocionalmente e uma boa maneira de fazer isso é usando imagens familiares, algo que a maioria das pessoas conhece e está gravado em suas mentes como: Imagens de super-heróis, desenhos animados, fotos marcantes, lugares, etc.

Se você analisar, verá que 90 a 95% dos posts mais interessantes nas mídias sociais contém imagens e contam uma história usando o formato gráfico. São os mais curtidos e compartilhados por ter uma história ou parte da mesma que envolve as pessoas e penetra em seu emocional.

 

6 – Use dados estatísticos.

As pessoas gostam de fontes verificáveis, pois, estabelece a confiança por estar baseado em algo que alguém conhecido o fez.

Se você parar para pensar, alguém já escreveu sobre a maioria dos tópicos existentes e tudo que precisa é encontrar a referência para estes dados. Vários infográficos, senão a maioria dos que você possa baixar, você verá que todos eles tem várias referências de dados.

Usar este tipo de estratégia mostra para os seus leitores que você e mais uma boa quantidade de pessoas acreditam no que está sendo informado e outros especialistas do mercado dizem o mesmo que você. Demonstra credibilidade.

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Como descobrir tópicos que realmente funcionam para criação de Infográficos

 

O objetivo aqui é reter a atenção dos leitores, mas como isto fica mais complicado de obter a cada ano, nós devemos disponibilizar algo para eles que toquem a parte mais sensível de cada pessoa: as suas emoções.

Abaixo vou mostrar a você as melhores maneiras de descobrir temas que inspiram as pessoas a ler mais.

Não existe segredo, pois tudo está baseado nas pesquisas que você já faz para criar um post em seu site ou blog.

Então vamos lá!

 

#1 – Tendências do mercado: Utilize os recursos de planejador de palavras, Google Trends, auto completar dos buscadores ou a ferramenta de sua preferência para descobrir o que as pessoas andam falando por ai. No decorrer desta pesquisa, você deve ser capaz de responder algumas perguntas como:

  • O que está acontecendo agora em seu nicho?
  • Existem palavras-chave que direcionam a algo interessante?
  • Qual o assunto mais falado entre as pessoas do seu nicho?

 

Se você obteve respostas para qualquer uma ou todas estas perguntas, então você tem uma ideia que vale a pena para se tornar um infográfico.

 

#2 – Temas Perenes: Algo que é duradouro, inacabável e nunca morre. Podem passar anos e anos e você continua a vê-los nos fóruns, mídias sociais, grupos de discussão e em várias outras plataformas. Encontrando estes temas, pode ter certeza que serão ótimos para a criação de um Infográfico.

O Google Trends te mostra um bom exemplo para temas perenes.

Já a alguns anos, no Brasil o termo “…ganhar dinheiro” foi um dos mais procurados nos buscadores seguido de “…perder barriga”, “…tirar print”, “…excluir Facebook” e “…baixar WhatsApp”.

Crie infográficos baseados nas ideias dos seus leitores e clientes, o que eles conhecem e querem saber mais sobre.

 

#3 – Temas polêmicos: Quando as pessoas estão debatendo um tema polêmico, quente e que você encontra informações sobre com facilidade, este será um ótimo candidato para ser o seu novo infográfico.

Sabe por que esses são fortes candidatos? Porque os temas polêmicos são discutíveis e as pessoas adoram mostrar a sua opinião sobre coisas polemicas.

O importante é levar as pessoas a fazerem perguntas e demonstrarem as suas opiniões, por isso que esta é uma boa técnica para decidir qual será o tema do seu infográfico.

 

#4 – Conteúdos mais lidos: Procure por conteúdos que são mais vistos e comentados em outros sites do seu nicho e use os dados para gerar novas ideias para seus infográficos.

Use as redes sociais para capturar estes dados, muitas pessoas curtem postagens e comentam, pedindo ajuda para tirar dúvidas, indicações e suporte sobre determinados assuntos.

 

Pontos importantes para verificação

 

A apresentação de dados de maneira visual pode ajudar ao leitor na compreensão do assunto de uma forma que uma planilha ou um parágrafo de texto não pode. Sua representação visual dos dados deve sempre se esforçar para ser:

  • Preciso: Use fontes confiáveis e seja o mais transparente possível.
  • Claro: Ele deve demonstre clareza nos fatos.
  • Acessível: Revelar as tendências e destacar os pontos chave.
  • Informativo: Ele deve ser direto, ensinar algo e capacitar o leitor para aplicar as técnicas se necessário
  • Valioso: O infográfico deve ser interessante, de qualidade, colocar o seu leitor para pensar no assunto e ser útil
  • Optimizado: O seu infográfico deve poder ser visto em todo tipo de dispositivo disponível no mercado (através da web, mobile, vídeo, painel de instrumentos e assim por diante)
  • Vistoso: Use tipografia, cor, tamanho e forma para ajudar a guiar a narrativa

 

O seu trabalho não é simplesmente tornar os dados bonitos visualmente. O mais importante em criar um infográfico é a fazer com que os dados sejam fáceis de entender, interessantes e de qualidade.

 

Conclusão

 

A criação e disponibilização de Infográficos para o seu negócio passou de algo opcional para uma necessidade para seus negócios, pois, na era da informação em que vivemos e a quantidade de pessoas com o tempo escasso, cabe a você adequar as suas estratégias as facilidades que podem ser disponibilizadas aos seus leitores.

Para que a comunicação através de um infográfico seja feita de forma eficiente com seu público-alvo, é importante você observar se ele possui alguns pontos chave, que são: ele esclarece dúvidas, revela tendências, são atraentes, interessantes, competentes e destaca as principais conclusões, ok?!

Se os dados que você escolheu provocarem uma resposta de seus leitores, você estará no caminho certo.

 

Neste post você aprendeu:

Elementos essenciais para criação de um bom Infográfico
Como descobrir tópicos que realmente funcionam para criação de Infográficos
Pontos importantes para verificação

 

Legal, espero que você tenha gostado desde artigo e gostaria de saber qual a sua principal dúvida sobre elementos essenciais para criação de um bom Infográfico, deixe aqui nos comentários que terei o enorme prazer em lhe ajudar.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • OK Google eu quero eu quero ideias de infográficos
  • que tipos de profissionais podem usar infográficos

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2 Comentários

  1. Boas dicas! Uma ferramenta muito boa que eu recomendo para fazer infográficos é Genially. Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

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